Slide

segunda-feira, 13 de março de 2017

The Vampire Diares: Episódio Final


Olá pessoas!  Hoje é o dia do encerramento de um ciclo. Após oito anos no ar, a série The Vampire Diares, enfim teve o seu desfecho. Eu, como fã da série, acompanhei episódio por episódio durante esses oito anos, e não poderia deixar de trazer as minhas impressões sobre a Series Finale.

ATENÇÃO: ESSE POST É UM RESUMO CRÍTICO DO EPISÓDIO FINAL!!! CONTÉM  SPOILERS!!!! SE VOCÊ NÃO QUER LER SPOILERS PARE AQUI!!!


No episódio final de The Vampire Diares vemos o confronto final entre os irmãos Salvatore e a “pior vadia de todas”, Katherine Pierce, que ressurgiu das catacumbas como rainha do inferno. A sucessora do diabo.  As cenas protagonizadas pela vilã trouxeram de volta a emoção das primeiras temporadas da série, pois pudemos rever a seu sarcasmo diante de suas tramas. A vampira do mal, trouxe para fora do inferno Vick Donovan, para tocar o sino que abre as portas do submundo, colocando Mystic Falls sob a mira do fogo do inferno.

Matt, comanda a evacuação da cidade. Mas o grande problema é que Katherine roubou o corpo da Elena e o prendeu na escola secundária de Mystic Falls, através de um feitiço realizado por Kai Parker, antes de ser enviado de volta ao mundo prisão.

Diante disso, tivemos a certeza de que o personagem principal que morreria seria um dos irmãos Salvatore. O Damon não deixaria Elena para trás, e o Stefan não seria capaz de deixar o Damon. Esse é o primeiro momento de forte emoção do episódio, pois mostra a separação de Stefan e Caroline. Um diálogo belíssimo entre eles, mostra a compreensão de um casal que se ama, mas que precisa colocar a família em primeiro lugar.

Em meio a evacuação da cidade, Bonnie Bennet, a bruxinha superpoderosa que sempre salva o dia, após perceber que ainda possui magia, traça um plano para salvar Mystic Falls e derrotar Katherine. Mandar o fogo do inferno de volta para dentro do sino, através dos túneis que atravessam Mystic Falls. Mas isso requer um sacrifício, tendo em vista que pelas pesquisas de Alaric, derrotar Katherine e destruir o inferno é uma missão que só pode ser realizada pelo lado de dentro, pois requer que o seu corpo seja consumido pelo fogo do submundo.

Esse é o momento de sacrifício e perdão entre os irmãos Salvatore. Vemos ambos com o desejo de renunciar a própria vida um pelo outro. Damon está determinado a morrer para derrotar Katherine e destruir o inferno, hipnotiza o Stefan para sair dos túneis e desistir da missão.

Ao mesmo tempo, Bonnie Bennet realiza um feitiço para impedir o fogo de consumir Mystic Falls. Quando se sente enfraquecer, o espírito de Enzo aparece para lhe dizer que ela é capaz, e logo todos os espíritos das bruxas Bennet aparecem para auxiliá-la no feitiço, expulsando o fogo de volta para o sino.

Após esse momento, as cenas que se seguiram me deram uma sensação de confusão. Tive trabalho para entender o que eram as cenas de flashback e quais momentos se passavam nesse plano e quais se passavam do outro lado. Mesmo porque, pelo que todos sabemos, o outro lado foi destruído temporadas atrás.

Vemos a Elena esbarrar no Stefan pelos corredores do colégio, como quando se conheceram. Para mim, essa foi a cena mais linda do episódio. Stefan mostra um amor enorme por Elena e Damon, um amor de sacrifício e renúncia. Revela a ela que a compulsão de Damon não funcionou porque ele estava ingerindo verbena. Quando ele saiu dos túneis, extraiu seu sangue com a cura, retornou e o injetou em Damon, e o colocou em segurança. Pegou a Katherine e a apunhalou, deixando o fogo consumir a ambos.

Mas são as palavras do Stefan sobre o porque fez isso que me tocaram mais:

“Eu fiz o que eu tinha que fazer. Hoje eu vi um lado do Damon que eu não via há tempos. O irmão mais velho que eu admirava. O filho que se alistou na guerra civil para agradar o pai. O Damon que eu conhecia quando eu era garoto. Eu queria que aquele Damon sobrevivesse. E que você tivesse a chance de conhecê-lo. Ele é o melhor homem. O homem certo.“


O final feliz do Stefan foi encontrar a paz, junto com sua melhor amiga Lexi, que o aguardava com alegria.

Bonnie consegue quebrar o feitiço de Kai e despertar a Elena, que se encontra com Damon e Caroline no funeral do Stefan, em uma cena emocionante. Desse momento em diante vemos o desfecho dos personagens e alguns rostos conhecidos. Bonnie vai viver sua vida da forma como prometeu ao Enzo que viveria, viajando e deixando todo o sofrimento para trás. Caroline e Alaric abrem uma escola para crianças com dons especiais como Lizzie e Josie, entre os professores da escola vemos Jeremy Gilbert. Nesse momento há um gancho que nos dá a esperança de ver Caroline novamente. Ela recebe uma doação de Klaus Mikelson que a narração diz ser “o começo de outra história”. Matt retorna ao posto de xerife, recebendo até mesmo um banco em sua homenagem. Todas essas cenas mostram personagens queridos (do outro lado), como Liz Forbes, Jo, Vick e Tyler (juntos!).

Meu segundo momento de confusão foi com o desfecho de Damon e Elena. Ela se torna médica (ele, não sabemos), e imagino que vivam uma vida humana juntos. A cena final mostra o casal andando de mãos dadas, de repente Damon some, Elena olha para a frente da sua antiga casa e encontra todos os seus entes queridos, seus pais, Tia Jenna e Tio John.

E o Damon reencontra o Stefan na mansão Salvatore, dizendo a clássica frase: Hello brother!
Confesso que criei uma relação de amor e ódio com esse episódio. Tem momentos que amei, e momentos que odiei. Assisti duas vezes e ainda não consegui achar uma conclusão lógica para o que eu senti em relação ao episódio.

Me decepcionei com o desfecho pois a Katherine, para alguém que tinha o diabo nas mãos, não fez estrago nenhum. Damon a derrubou várias vezes seguidas, no mesmo episódio. Foi muito fácil para o Stefan, que era apenas um ser humano, matar a vampira rainha do inferno e jogá-la no fogo.

A Elena também foi uma personagem que voltou decepcionando. A volta da protagonista era tão aguardada, que quando se realizou não passou a emoção que esperávamos, nem mostrou a força da personagem que nos deixou na sexta temporada.

Não gostei do final da Bonnie, que foi uma personagem que ao longo de toda a série perdeu tudo o que tinha para ajudar os amigos. Ela merecia um final feliz ao lado do Enzo.

Quanto ao final dos outros personagens, achei-os muito óbvios e até mesmo o impacto da morte do Stefan foi aplacado pelo reencontro entre os irmãos Salvatore no plano espiritual. Isso porque a conclusão lógica da série foi a de que todo mundo morreu e encontrou a paz (menos a Caroline, que continua vampira e possivelmente tem um futuro pela frente, ao lado do Klaus).

Acho que isso enfraqueceu  o final, gosto de finais que chocam, e sobretudo numa série em que tantos dos personagens deixaram um rastro de destruição, a paz não parece algo lógico para todos eles. A exemplo de John Gilbert e Vick Donovan, personagens com sérios desvios de caráter.

Enfim, esse foi o desfecho de The Vampire Diares e as minhas impressões (Eu tinha muito mais a dizer, mas ninguém merece ler uma enciclopédia da série num post de segunda.). E você, acompanhou a série? Deixe sua opinião nos comentários!

Beijos
Até a próxima!



4 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito da sua análise e já li várias teorias sobre o final.
    Eu assisti e amei. Gostei muito do final de cada um, mas concordo com a sua opinião sobre ter faltado emoção na volta da Elena e o estrago que Katherine não fez. Esperava mais quanto a isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu tentei acompanhar a série, mas, acabei não curtindo, soube recentemente em outro blog do último episódio, acho que para quem acompanhou e gosta deve ter sido triste, sobre o spoiler, para mim não fez tanta diferença, pois como não tenho familiaridade com os personagens, boiei um pouco e não me sinto com propriedade para qualquer análise.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tudo bom?
    Eu ja assistia essa série mas parei na quarta temporwda por achar que o trma se perdeu um pouco, mas eu AMAVA. Aí agora resolvi ver tudo de novo pra ver sr minha opnião mudaria, estou na s1 de novo 😁 E não quero ter spoilers di ultimo episódio! Então confesso que infelizmente n pude ler!

    ResponderExcluir
  4. Então, nunca li a série de livros, nem vi o seriado.
    Na verdade eu tentei ver e desisti no 5º capitulo da primeira temporada... não era pra mim... rs
    Mas para os fans, deve ter sido uma euforia só esse ultimo capitulo.
    Suas impressões foram bem legais. Post muito legal.

    Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída