Slide

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Desafogando Sentimentos, Afogando Palavras - Janaína Alves


Hey, gente!! Hoje estou trazendo a resenha de um livro curtinho, mas que foi uma delicia de ler. Quando a autora entrou em contato falando sobre o livro eu fiquei bem curiosa, mas não poderia imaginar naquela época o quanto eu iria gostar do que encontrei. 


livro

Editora: Novo Século

Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 144
Sinopse: A arte de escrever, ou “expelir palavras” exige cautela. As palavras podem, em vez de seguir seu percurso natural, subir ao estômago, até mesmo a garganta e nos engasgar, pois quando presas sufocam, afogam. Contudo, as palavras, quando soltas, podem nos proteger das angústias e nos fazer voar. E depois disso, elas não têm volta. 
Desafogando sentimentos, afogando palavras, é um bem elaborado compilado de textos em formato de prosa poética. Um libertar-se de si, das mágoas, para preencher os vazios, e, com isso, viver uma vida mais leve.





Resenha

Sentimentos... Há algo mais complexo e belo que os caóticos sentimentos humanos? E há algo mais difícil do que lidar com todos o sentimentos que vivemos todos os dias? Você já se sentiu angustiado com seus sentimentos? Como se precisasse colocá-los para fora, por que do contrário se afogaria neles?

É sobre esses sentimentos que trata o primeiro livro da Janaína Alves. A obra é formada por textos curtos (o maior não ultrapassou três páginas). Ele traz desabafos, reflexões e dilemas da própria autora. Vemos por várias vezes o narrador (ou seria eu lírico?) conversar com ele mesmo ao tentar se entender e resolver seus problemas.

A narrativa é bem envolvente e os textos apresentaram muitos sentimentos pelos quais passei ( ou seria, passamos todos?), por isso há uma ligação. A escrita da autora é simples e muitas vezes há um ritmo mais poético e a disposição das frases e parágrafos conseguiram me passar o que a autora sentia em alguns momentos, ou ainda, a mensagem que ela quis transmitir. Corro o risco de ser meio repetitiva, mas é uma espécie de bate papo, é um desabafo da escritora.

Há textos que você não encontrá uma resposta óbvia para o que ele traduz, pois entender as emoções nunca é algo óbvio. Afinal, é um livro reflexivo, são emoções, sensações, arrependimentos, desejos e sonhos.

Não sou a maior fã de coletâneas como essa, mas gostei bastante. Pois eu me envolvi com a maioria dos textos e li bem rápido a obra. Esse é o primeiro livro da autora e eu estou curiosa para conhecer novos projetos! Acredito que ela tem um talento para transmitir com palavras, as sensações que deseja despertar no leitor.


Classificação


3 estrelas


Obrigada a autora pela confiança em nosso trabalho. Janaína, lhe desejamos muito sucesso na sua caminha de escritora e se precisar, tentaremos sempre ajudar!





18 comentários:

  1. Olá,adoro livros de contos, crônicas e textos e esse parece ser muito bom pela sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu adoro livros com coletâneas e me interessei por esses. Gosto de tudo que retrata os sentimentos e se tem um ritmo poético melhor ainda. Gostaria de ler com certeza.
    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do livro e sua resenha ficou perfeita. Confesso que adorei a premissa do livro, vou arriscar e dar uma chance para essa obra. O mais legal é ser de autora nacional.

    ResponderExcluir
  4. Livros introspectivos, onde os autores olham para dentro de si mesmo e colocam para fora suas angústias não estão me atraindo no momento. Aliás, nunca fui muito chegada nesse tipo de literatura. Prefiro quando o autor expõe sua "alma" através de uma ficção bem construída...

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu achei a premissa bem interessante, gosto de refletir sobre sentimentos, mas ao mesmo tempo acho isso muito pessoal, então fico meio em duvida se faria a leitura.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ooi
    Esse não é um livro que leria por pura e espontânea vontade, sabe, o gênero não chama minha atenção. Mas que bom que houve vários pontos positivos na sua leitura.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Anna, tudo bem?
    Gosto muito de ler coletâneas e faz um bom tempo que não leio nada do gênero. Livros que retratam sentimentos são maravilhosos e se é reflexivo e tem dilemas, a leitura se torna ainda mais interessante sem dúvidas. Não conhecia o trabalho da autora, mas amei a premissa da obra.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  8. Oi, Anna
    Não conhecia esse livro, mas gostei de sua descrição sobre ele.
    QUantos sentimentos revelados nesse livro. As vezes eu também me identifico com os sentimentos presentes nos livros.
    Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  9. Eu até gosto desse tipo de coletânea, e achei o tema interessante, mas no momento não leria, estou mais para ficção sabe? hahaha
    Mas a leitura parece maravilhosa, e essa capa está muito bonita.
    Espero futuramente conseguir um tempo para a leitura, é sempre bom refletir sobre alguns assuntos da vida.
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Anna!
    Não conhecia o livro e ele me chamou atenção por conta do título. Apesar de ter uma proposta interessante, não fiquei tentada a ler. Ultimamente estou numa vibe totalmente diferente dessa do livro e deixo passar.
    Que bom que gostou do livro e que os textos mexeram com os seus sentimentos. Tão bom quando uma leitura nos envolve dessa forma, né verdade?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Tudo bom?
    Também não sou muito fã de coletâneas, essa realmente parece ser sensacional.
    Concordo com vc, não há nada mais complexo do que os sentimentos.
    Adorei a resenha
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oie! O livro parece realmente bem bonito já que fala sobre sentimentos, porém, por ser de prosas, ele já não me desperta tanto interesse. Que bom que você gostou. ^_^
    Bjo
    www.viciadosemeleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de livros nesse estilo! acho que iria amar lê-lo, ainda mais porque é curtinho e como estou sem muito tempo, estou preferindo os livros menores!.

    bjs
    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Eu gosto de escrever textos assim, já ler não é o gênero que leio muito. Nesse quesito desabafo, eu procuro mais ler poesias e poemas.
    Mas parabéns por divulgar o trabalho de mais uma autora nacional.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. oie, também não sou muitoo fã de coletâneas, nem de escrita poetizada, mas desejo todo sucesso a autora. Comecei nesse selo e sei que não é fácil, precisamos do máximo de pessoas como você pra nos ajudar a ficarmos mais conhecidos.
    Parabéns por confiar na autora e ler, ainda dedicar um tempo de resenhar e divulgar.
    Bjs, Mari

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Que bom que você gostou do livro. Assim como você eu não sou muito fã de coletâneas, por isso não acho que esse livro, mesmo sendo lindo, não seja o meu estilo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Olá
    que bom que gostou apesar de tudo, a capa é linda e parece ser um livro que tras varias reflexões, fiquei bem curiosa e ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Anna!!!
    Eu não sou uma leitora assídua por livros assim, afinal não me chamam atenção.
    Porém a capa tá linda e fico feliz que você tenha gostado dele :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída