Slide

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Odalisca - Yuri Belov


Editora: Novo Século
Páginas: 567
Sinopse: Roxane era a garota ideal: pertencente a uma rica família, era jovem, linda, meiga e culta. Tudo isso não passava de uma máscara. Seu lado obscuro a fazia procurar por amores proibidos, paixões violentas e rituais macabros. Seus amantes, em geral, eram encontrados na internet, onde ela se apresentava com o nick de Odalisca, pois era exímia dançarina do ventre. Sentia-se atraída por homens bem mais velhos que ela. É nessa teia que cai Siegfried, um engenheiro de cargo elevado que trabalha na empresa da família de Roxane. Ele se deixou envolver e sequer imaginou as desastrosas consequências disso.





Olá pessoas! Hoje venho falar desse livro com o qual tenho uma relação de amor e ódio. Vocês devem ter percebido pela sinopse o quanto esse livro tem uma narrativa forte e aborda assuntos delicados. Odalisca é um livro que tinha tudo para ser arrebatador, mas minhas expectativas foram frustradas por uma narrativa arrastada, e dispersa.

Isso porque se o conteúdo da história tivesse sido mais focado no seu enredo, a mesma teria tido um desenrolar mais confortável para o leitor, assuntos que deviam servir apenas de plano de fundo, acabam sendo explorados de forma desnecessária e de modo arrastado. Acho que o autor se desfocou na tentativa de criar uma narrativa culta que atingisse a várias gamas de leitores e pecou pelo excesso.
Ele introduz a história em duzentas páginas falando sobre segunda guerra mundial, construção civil, indústria petrolífera, entre outros inúmeros assuntos que o livro cita. Apenas na metade do livro em diante é que eu consegui me situar na história central. Até o autor (ou o pseudo autor, ou personagem fictício chará do autor, não sei bem como é essa história do pseudônimo) aparece para fazer uma participação especial.
Além dos assuntos secundários, Odalisca explora vários temas, de modo que tem um viés erótico e às vezes romântico e uma pitada do mistério e do macabro. Os personagens têm personalidades bem exploradas, principalmente a protagonista que tem conflitos interiores e um lado muito obscuro.
Após certa altura da obra da para entender a ligação entre todas as informações e tudo o que o autor explora, mas para mim todo esse aglomerado de informações ficou pesado para um livro.
O consolo é que quando a história engrenou, acabou se tornando o livro que eu esperava quando comecei a leitura (Ainda bem!!!!). Misterioso, sensual, romântico (até...), com personagens de histórias bem exploradas e personalidades marcantes, cenas pesadas e bem descritas, etc.
A diagramação do livro é simplesmente perfeita. Ilustração nos inícios de cada capítulo, dando um charme a mais ao livro, e as páginas são amareladas e letra em tamanho confortável para a leitura (o que convenhamos, é importantíssimo em um livro tão grande), a capa é linda e transmite bem a mensagem geral passada pela história.

Um comentário:

  1. Oi Karol,
    Não conhecia o livro, mas achei a capa linda.
    Uma pena que não funcionou para você como deveria, apesar de pela resenha, parece que manteve um equilíbrio do meio para o fim.

    Ótima resenha.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída