Slide

domingo, 17 de janeiro de 2016

Eu Vejo Kate – Claudia Lemes



Hey gente!!! Hoje é o dia que sai minha primeira resenha de 2016. Eu escolhi começar com um livro que me marcou muito e que demorei bastante para escrever a resenha, porque pela primeira vez eu tive uma verdadeira ressaca literária e passei mais de três meses sem conseguir nem começar um livro policial, de suspense ou drama.
Para vocês terem uma ideia, eu comecei essa resenha mais de cinco vezes desde o dia que me propus a escrevê-la e talvez ainda não seja a melhor forma de convencê-los a ler, mas já deixo claro: você precisa ler “Eu vejo Kate” !!!!

Editora: Empíreo
Páginas: 352
Sinopse: A HISTÓRIA RECOMEÇA: Há um ano, Blessfield, uma pacata cidade do interior da Flórida, enterrou 12 mulheres vítimas do violento e cruel serial killer Nathan Bardel. Ele foi julgado, condenado e morto. Mas antes que as feridas da cidade pudessem cicatrizar, um novo assassino em série surgiu. Mais violento. Mais cruel. Usando o mesmo método que seu antecessor. E ele tem uma obsessão: ela.
ALVO NA MIRA: Kate é uma escritora imersa na produção da biografia do assassino em série Nathan Bardel. Enquanto ela mergulha de cabeça na sombria vida do serial killer, ele próprio passa a acompanhá-la vivenciando as experiências conturbadas de sua biógrafa. À medida que se aprofunda nos mistérios de Bardel, Kate desperta outro assassino. Ela não sabe, mas sua vida corre perigo.
SERIAL KILLER X SERIAL KILLER: Desde que Kate decidiu escrever a história de sua vida e de seus assassinatos, Nathan Bardel percebeu que mesmo depois de morto, poderia acompanhá-la. Ele vê Kate. Ele lê Kate. Ele a decifra enquanto ela o investiga. Quando Nathan descobre que um novo assassino está imitando seu método e assassinatos, fica furioso. Aquilo tudo lhe pertencia, foi sua criança e ninguém estava a altura de copiá-lo. Agora ele tem uma nova meta: encontrar o imitador. 
CAÇADOR DE MONSTROS: Um agente especial do FBI que tem a capacidade de observar a cena de um crime e definir o perfil do criminoso, Ryan é um dos melhores profilers do país. Mas toda sua experiência será colocada à prova na busca pelo serial killer que não deixa pistas. Expert em Bardel, e envolvido com Kate, o detetive com um passado sombrio se vê mais uma vez numa investigação que pode terminar de forma trágica.


Como mencionado, já comecei a escrever diversas vezes e depois de muito pensar decidi seguir uma linha diferente nesta resenha, porque eu sinto que cada detalhe do enredo deve ser descoberto pelo leitor. Além do mais, a sinopse revela tudo o que você precisa saber para se situar na história e dar mais algum detalhe poderia estragar as sensações que o livro desperta. Sendo assim, optei por focar nas minhas análises do livro.
Eu vejo Kate apresenta uma narrativa linear, que possui alguns flashbacks para entendermos melhor os narradores e a trama, cada informação deu-nos pistas e esclarecimentos, mas é fácil notar que a autora tomou muito cuidado para preservar todos os segredos que os personagens guardam até o momento certo. E olha, que a trama tem mais segredos do que se pode pensar, e muitos deles, nós não queremos ver.
Temos três narradores: Kate (a escritora), Ryan (o profiler) e Nathan (o serial killer morto). As características, intenções e personalidades estão expressas de uma forma clara e bem particular. Há um cuidado admirável na construção das personagens, um cuidado que vai além dos protagonistas e se expande a todos que aparecem na história. Cada um desperta uma sensação diferente e o meu envolvimento foi completo.
Minha relação com Kate foi caótica, ora eu gostava dela e ora odiava, ela é humana e está quebrada, só que continua tentando viver mesmo assim. Ryan não é aquele tipo de cara perfeito que aparece por aparecer e, como Kate, ele também já passou por muita coisa. Nathan é o narrador-personagem que mais me intrigava, além de ser um assino em série, ele está narrando como morto. Esta visão é brutal, pois mostra a obsessão dele de uma forma simples, como se fosse alguém falando sobre o hobby de colecionar selos.
A qualidade da obra é inegável e por isso se tornou um dos meus livros favoritos. Encantei-me com a escrita que transborda cuidado e realidade. Muito do que foi mostrado me chocou tanto que tive que parar a leitura por alguns momentos, porque é incomodo pensar que humanos agem assim e que é mais comum do que a maioria imagina.
Recomendo muitíssimo o livro, só indico um pouco de calma na leitura para quem tem dificuldade com passagens fortes, pois há momentos que são difíceis de ler, principalmente ao saber que foram 14 anos de pesquisas sobre situações reais para escrever o livro. Talvez seja complicado para alguns, mas valerá muito conhecer o livro.
edição que li foi a antiga (independente), que apresentava alguns problemas na revisão, mas nada grave, tanto que passei rápido por eles. Estou ansiosa para comprar a nova edição (Editora Empíreo) para ver como a editora cuidou dele.
 Muito se tem especulado sobre o que constrói um assassino em série. O que posso te dizer, sendo um deles, é que nós temos sentimentos, mesmo se eles são na sua maioria raiva, ressentimento e ódio. Nós não somos inerentemente maus, mas fazemos coisas más, porque nos fazem  sentir importantes, e excitados, e poderosos. Sabemos que o mundo nos fez o que somos, e é por isso que trabalhamos para os vingar dele.

(Querida autora, espero mais livros seus publicados! Já estou preparando meu coração.)

Ate qualquer hora....

8 comentários:

  1. Menina, esse livro eu sou louca demais para ler. Desde quando li resenhas com a capa antiga fiquei intrigada com a historia e etc. *-*
    Otimo texto.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna,

    já li esse livro e amei! A obra constrói um suspense gostoso e irresistível, que nos prende do início ao fim! Também tive esses muitos sentimentos com a KAte, ora gostei, ora odiei ela, mas acabei torcendo pela personagem no fim. Essa nova capa da Empíreo ficou perfeita! Ótima resenha, parabéns!

    Beijos!
    Participe do Book Tour de O Caminho Certo
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  3. Hahaha dá um nervoso quando gostamos tanto do livro que nem sabemos como falar sobre ele, né. Eu to loouca por esse livro, parece ser forte e bom demais *o* adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Eu te amo, você me assombra", vem conferir!

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna!
    Nossa!!! Preciso mesmo ler esse livro...hehe... é o tipo de enredo que me chama atenção :)
    Obrigada pela dica e pela ótima resenha!

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna! Já estou com este livro aqui e bem empolgada para conferir a história, tenho visto muitos elogios em vários blogs.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser maravilhosos e só pela sua resenha já quero imensamente lê-lo

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que livro intrigante! Gostei do que você disse do serial morto. Até na morte a criatura não procura se arrepender.
    Parabéns pela resenha, flor.

    Fernanda Araújo.

    Caçadora de Livros ®
    Desde 2011 achando aventuras pelo mundo literário.
    http://www.cacadoradelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Anna !
    Estou intrigadissima e curiosa demais para ler esse livro logo, parece ser muito bom.
    Vi várias resenhas e todas super positivas, a autora parece ter se superado e criado algo super inovador.
    Beijos
    Sorvete Literário

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída