Slide

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O Inverno Que Não Acabou e Outros Contos - Adriano de Andrade




Sinopse: Um homem lutando contra as suas – amargas – lembranças; um psicopata oculto perturbando sua vítima em um cenário obscuro; dois mundos distintos que seguem caminhos paralelos e quase se cruzam; um erotismo imaginário preenchido com sofrimento alheio; o sonho perdido de uma criança e o vício na vida de um gênio. Elementos que compõem as narrativas curtas deste livro; uma seleção de contos para colocar suas sensações à flor da pele. Em um universo que percorre diferentes cenários relacionados às aflições que cercam o indivíduo, O inverno que não acabou e outros contos revela a eterna alternância dos sentimentos que resumem a esperança e a descrença na atitude humana.
Editora: Novo Século 
Páginas: 141


Olá pessoas! Estive ausente do blog mais uma vez, porque a correria de fim de ano não para! Mas agora estou de ferias (só da faculdade, porque o cursinho preparatório para o exame da OAB está a todo o vapor, e o estágio extracurricular também!) e pretendo colocar tudo em dia e trazer muitas novidades para vocês.Vamos a resenha de hoje?

O Inverno que não acabou e outros contos,  traz uma compilação de histórias criadas pelo autor com uma doçura e profundidade imensa, através de cada um dos contos podemos perceber fases da vida humana a qual todos estamos sujeitos. 

É uma responsabilidade muito grande falar desse livro,  porque ele traz muitas histórias especiais e não é possível falar de todas. O conto que intitula o livro, "O Inverno Que Não Acabou ", narra o retorno do personagem para os cenários da sua infância,  fazendo-o recordar dos seus prazeres e saudades, até chegar no desfecho sombrio de dor que assolou aquele menino que um dia fora. É uma história de tristeza e melancolia. 

Os 4 contos intitulados "Faltou-me", foram os que mais me chamaram a atenção,  porque o autor expressa em poucas linhas e de uma forma muito simples,  as fases mais impactantes, que "tiram o ar" de uma pessoa.

Como o nem só de profundidade vive o mundo, encontramos também contos mais cotidianos, como o bem humorado "Mineiro não perde trem."

Uma coisa que me agradou muito na escrita do autor foi a sensibilidade e leveza na escrita dos contos que não exigem tanta profundidade, esses são curtos na medida certa e passam a mensagem pretendida com maestria. É mais um daqueles livros onde é possível ver o autor como um amigo que se senta a sua frente para contar uma história. 

Essa leveza e simplicidade na escrita, ao mesmo tempo que completa e profunda, me lembrou dos contos de Ruben Alves (daqueles que a gente vê nas aulas de português do ensino médio.).  Talvez essa assimilação seja porque não uma grande leitora de contos, então esse foi o meu parâmetro para comparar. 

Bem pessoal, eu poderia ficar horas falando sobre o livro, porque cada um dos contos me passou emoções e sentimentos diferentes. Mas a minha opinião geral é que trata-se de uma compilação de narrativas que se fundem ao passo que retratam as angústias,  alegrias,  e os mais profundos momentos e fases da vida humana. Essas narrativas foram muito bem desenvolvidas pelo escritor.




Beijos....
Até a próxima. 






3 comentários:

  1. Pelo título e pela capa, eu acharia que seriam contos de terror. Ainda bem que tem sua resenha pra me iluminar hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, gostei da proposta dele. Vou anotar a dica. Ótima resenha.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol...
    Não sou muito de ler Contos, mas li um recentemente e até gostei. Como na sua resenha você disse que é uma leitura leve eu até daria uma chance.
    Beijos

    Cintia
    www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída