Slide

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Ligações - Rainbow Rowell






Título: "Ligações"
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano de lançamento: 2015



Georgie é uma escritora de comédias para a TV com uma carreira promissora pela frente e um casamento em crise. Seu insucesso na arte de balancear a vida familiar e o trabalho estão deixando seu marido, Neal, infeliz, e isso chega ao auge quando ela se vê obrigada a desistir de viajar com ele e as filhas no natal por conta de uma oportunidade muito boa para desenvolver a série dos seus sonhos.



A moça, então, sozinha às vésperas das festas de fim de ano, sem o marido e as filhas, começa a repensar sua história conjugal e se perguntar o que vem fazendo de errado. Em meio a esses questionamentos, Georgie tem acesso, por acaso, a um "telefone mágico", que a coloca em contato com o Neal de 1998, na semana do natal, durante um outro momento de crise dos dois. Conversando com o marido, ela percebe seu dever de manter o passado como está e seu poder de construir um futuro melhor, e tenta descobrir uma forma de fazer com que tudo dê certo mesmo sem entender essa obscura conexão temporal que lhe é oferecida.


"Ligações" é um livro de Rainbow Rowell destinado a um público mais adulto, assim como seu romance de estreia, "Anexos", que era, até então, o único livro da autora que eu tinha lido. Por conta disso, já sabia o que esperar desse lançamento, e não fui muito surpreendido.

A leitura flui de forma encantadora. A escrita de Rowell é bem agradável, e  o modo como ela costura a narrativa atual com as memórias da protagonista proporciona quebras muito bem-vindas que dão ritmo à história. Além disso, o livro é bastante engraçado, assim como "Anexos", e, mesmo que você seja um pouco mais durão, em algum momento deixará escapar uma risada.

Rainbow Rowell não procurou inventar a roda com esse livro. Ela segue a fórmula das comédias românticas, eu diria, à risca, mas isso não é um grande problema. Os personagens são despretensiosos, alguns até clichês demais, mas, ainda assim, cativantes e divertidos. O enredo também não trás uma trama inovadora. Nem por isso deixa de ser bem executado, estruturado, e cumprir sua função de entretenimento.

O que mais me decepcionou em "Ligações", eu diria, foi o fim. Como eu disse anteriormente, não tenho nada contra os clichês, mas a forma como a autora conduziu os últimos acontecimentos desse livro me irritou um pouco, por ser extremamente previsível e sem preocupação nenhuma de um trabalho extra no clichê, deixando-o cru e exposto.

Esse é um livro para rir bastante, para acompanhar as tramas dos personagens e se identificar com eles em alguns vários momentos, para torcer para que tudo dê certo no final, mesmo já tendo a certeza de que dará. E, com exceção do final, acho que Rainbow Rowell conseguiu imprimir nesse romance a marca de sua escrita leve e fluida. É uma bela recomendação se você procura por esse tipo de livro, considerando as ressalvas já feitas.




3 comentários:

  1. Oi pessoal! Eu curto os livros da autora, mas neste não consegui me conectar com a protagonista, achei que ela era muito imatura para a idade que tinha e isso não me convenceu.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Caio, tudo bem
    Eu nunca li nenhum livro da autora, mas ganhei esse em um sorteio. Uma pena que o final não tenha correspondido às suas expectativas, mas como eu gosto de finais felizes e às vezes preciso de um grande clichê para acalmar meu coração depois daquelas leituras que acabam comigo, tenho certeza de que irei gostar. Gostei da mensagem desse livro, espero que ela perceba que o que vale na vida é estar com quem amamos. Sua resenha ficou ótima!!
    Aproveito para desejar um Feliz Natal para você e para a Aninha!!! Que toda a magia envolva os lares de vocês e traga muitas bênçãos, alegria, saúde e amor!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A Rainbow me decepcionou com Fangirl e me surpreendeu positivamente com Eleanor e Park, e foram esses os únicos livros que li dela. Então, eu sinto falta de um terceiro pra ver de que lado eu fico e vai ser ligações hahaha
    Ótima resenha!
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída