Slide

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Inimigo Natural (Homem-Formiga) - Jason Starr


Editora: Novo Século e Marvel Comics
Páginas: 256
Sinopse: Conheça Scott Lang. Ex-vigarista, pai solteiro e Homem-Formiga nas horas vagas. Ao lado de sua filha, Cassie, Scott encara uma nova vida em Nova York e está determinado a fazer com que tudo dê certo: Cassie estuda numa boa escola, ele tem um emprego estável e, finalmente, sente-se pronto para engatar um novo relacionamento.

Apesar de ter as melhores intenções, Scott não consegue manter-se longe dos holofotes – ou das lentes de aumento –, e não vai demorar muito para que sua nova vida desmorone. Quando um antigo cúmplice da época de crimes vai a julgamento, pai e lha veem-se às voltas com guarda-costas enviados pelo governo afim de protegê-los. Scott acha isso desnecessário, mas ele desconsidera algo de fundamental importância: o fator adolescência. Quando a situação aperta para o lado de Cassie, Scott não hesita em trazer à tona o poderoso Homem-Formiga (sem ironia). Mas o que esse vilão realmente deseja? Scott e Cassie talvez estejam lutando contra algo muito maior do que eles imaginam.


Em uma narrativa linear, escrita de forma fluída e possuindo descrições profundas o suficiente para que nos localizemos na história. Jason Starr nos conduz por uma das aventuras solo de um famoso personagem da Marvel. E graças a Novo Século eu tive o prazer de ler!

Scott Lang era um ladrão, mas hoje tenta levar uma vida normal como um cidadão de bem que trabalha, cuida da filha e tenta conhecer uma mulher bacana para namorar... Ah, e nas horas vagas ele salva o mundo e evita crimes sob o manto de Homem-Formiga (Ant-Man). Tudo estava indo relativamente bem, até que um dos antigos comparsas do Scott escapa e vira a vida dele e de sua família ao contrário, até o FBI entra na jogada. Mas há mesmo alguém atrás dele? E se sim, ele como Homem-formiga conseguiria resolver, certo?!

Vemos um Scott considerado bem inteligente (só que isso quase não foi mostrado), mas com um medo enorme de que sua identidade secreta ameace sua construção de um lar para Cassie. Pai e filha são muito ligados, mas agora que Cassie esta na adolescência começou a fase do “eu” que dificulta a relação deles. Ela ficou um pouco irritante no começo, mas depois superei. Ao mesmo tempo em que o Scott tem que lidar com as mudanças de Cassie, ele tenta levar uma vida “normal” e assim como ela.
Alguns pontos não foram muito detalhados, principalmente com relação ao meio dos "super-heróis", seria mais ou menos assim, sabemos que eles estão ali, mas foca no Scott e na Cassie. Os pontos de vista são intercalados entre os dois na narrativa, apresentando as características que os distinguiam bem, mesmo eu achando um pouco exagerando algumas atitudes da Cassie.

Amo histórias de super-heróis e o Homem-Formiga sempre terá um lugarzinho no meu coração quase-nerd, então eu entrei de cabeça na história e, talvez por isso, acredito que o Scott poderia ter sido mais explorado, pois mesmo não sendo um gênio como o Hank Pyn, diversas vezes o autor menciona que o Scott tem altos entraves sobre mecânica com o Tony Stark, o Homem de Ferro, que a propósito, faz uma breve aparição. Entretanto, apesar de dito que o Scott é bem inteligente, no momento em que ele deveria ter pensando um pouco para resolver o “caso” ele simplesmente tenta resolver na força. (Desculpa se o paragrafo ficou um pouco confuso para quem não curte os heróis, irei me controlar um pouquinho.)
As birrinhas da Cassie também poderiam ter sido um pouco menos exageradas.
Outra coisa, senti falta de mais aventura e ação, esperava algo mais do desenvolvimento do grande problema/vilão. Mas foi algo "simples" de ser resolvido e o clímax teve uma tensão, mas o desenrolar e posterior desfecho foram bem normais. Um ponto positivo foi que ao final da narrativa tanto o Scott e a Cassie evoluíram, mesmo que um pouquinho.
A diagramação do livro é linda com formiguinhas por todo lado, as divisórias dos capítulos são em páginas negras com um número pequeno ao centro e no outro lado da folha temos uma lupa e o número maior. A capa é muito bonita, possuindo a ilustração foi feita por Will Conrad.

Após analisar tudo o que foi apresentado decide dar uma classificação média ao livro, visto que muitos pontos poderiam ter sido mais explorados. Lembrando que essa é a opinião de alguém que já conhecia relativamente bem os personagens que encontraria.
A classificação foi:



Estou sem o livro aqui, mas depois posto nas redes sociais a diagramação do livro.  Apesar dos pontos que mostrei, eu gostei da história e quero ler os outros livros que vieram das HQs. 
Beijinhos e até qualquer hora!

2 comentários:

  1. Olá :)
    Adoro HQs, mas infelizmente não leio tanto quanto gostaria, "Homem-Formiga" parece bem legal e a edição parece estar linda!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna! Esta série da Marvel é ótima, estou com a minha quase completa, quanto ao Homem Formiga, eu ainda vou ler o livro, mas o filme já vi u curti muito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída