Slide

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Rainha de Copas – Colleen Oakes


Hey gente!!!
Cá estou eu trazendo mais uma resenha... Mas primeiro, um pedido de desculpa a Editora e ao Arca Literária, pois devido ao meu escasso tempo para dedicar ao blog acabei por atrasar e muito esta resenha e eu sinto muitíssimo!
 Sabe aquele livro que “cai” nas suas mãos e você não dava nada por ele, mas se surpreende? Esse foi meu caso com Rainha de Copas. Podia ser só mais uma adaptação de um clássico, mas...

 
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 215
Sinopse: Nem todo conto de fadas tem um final feliz. Esta é a história de uma princesa que se tornou uma vilã. A traição de um pai. Um Reino com um segredo obscuro. Uma princesa lentamente se desfazendo. 
Como princesa de um Palácio no País das Maravilhas e futura Rainha de Copas, os dias de Dinah são uma monotonia sem fim de chás, tortas e uma série de humilhações cruéis nas mãos de seu pai, o Rei de Copas. O momento mais aguardado de seus dias é quando é visitada por Wardley, seu melhor amigo de infância, e futuro Cavaleiro de Copas - e o amor de sua vida.
Quando um fascinante estranho chega ao Palácio, Dinah observa como tudo o que ela sempre quis ameaça ruir. Conforme a coroação de Dinah se aproxima, uma sequência de eventos suspeitos e sangrentos sugere que há algo errado acontecendo nos extravagantes salões do País das Maravilhas. Cabe a Dinha desvendar os mistérios que se escondem dentro e fora do Palácio antes que ela perca a cabeça para o inimigo sagaz e sem rosto. Metade fantasia épica, metade conto de fadas distorcido, esta deslumbrante saga terá leitores vibrando com a natureza furiosa de Dinah e o devastar de sua ira no País das Maravilhas.
Personagens conhecidos como o gato Cheshire, o Coelho Branco e o Chapeleiro Maluco fazem parte da narrativa que encantará os leitores com uma nova perspectiva do País das Maravilhas, criado por Lewis Carroll.

Antes do meu resumo, uma observação: a sinopse passa uma impressão errada da história. Por isso eu tomei a liberdade de alterá-la um pouquinho, mas se você quiser ler a original aqui o link do site da editora (Pronto falei!)


Dinah é a futura Rainha de Copas. Ao chegar aos dezoito anos a jovem seria coroada, mas algo (ou seria alguém?) vem fazendo de tudo para desestabilizá-la ou para evitar que a jovem chegue a seu lugar de direito. Talvez fosse apenas impressão, mas quando tudo conspira contra...  Quando seu pai a detesta, quando a presença de sua irmã é insuportável e há menos de cinco pessoas em que ela pode confiar, tudo pode ser suspeito.
Além do mais, quanto mais se aproxima do dia da coroação, mais incidentes suspeitos acontecem e a jovem princesa descobrirá os segredos mais negros do coração do País das Maravilhas e do Rei de Copas, decisões deverão ser tomadas e talvez seja um caminho sem volta... Afinal, está é a história de uma princesa que virou vilã.

Alice no País das Maravilhas sempre foi uma das histórias que mais gostei e ler adaptações dos clássicos é um prazer que não me nego. Principalmente quando o foco deixa de ser a previsível protagonista e passa a ser a vilã. Neste livro conhecemos uma escrita épica que nos leva a conhecer os antecedentes da história que conhecemos.
Dinah é jovem sensível, mas diante de todas as humilhações vividas desenvolveu uma barreira que a protege ou ao menos minimiza dos danos, fazendo-a parecer dura. Ela sente que só pode confiar em seus criados de quarto e em Charles, mas este não pode ajuda-la contra o pai. O Rei de Copas é um homem cruel, mas ao mesmo tempo em que precisa reafirmar seu poder e controle sobre tudo, seus súditos o adoram (ou será temem?), um dos seus hábitos mais comuns é mostrar a filha, Dinah, o quanto ela é insignificante para ele. Vittiore é um enigma, sua doçura e gentileza é tão oposta a Dinah que não sabemos qual o papel dela na história. Outros personagens aparecem e sua versão é diferenciada, mas isso os torna mais interessantes, há aquela busca por descobrir quem são no original, “eu conheço isso... será que ele é tal personagem?”
Falando em enigmas, a maior impressão que tive ao ler a história foi de que ela é introdutória a série, uma espécie de prólogo para nos introduzir ao verdadeiro problema que virá no próximo volume da série, visto que cada acontecimento traz mais perguntas que respostas.
Então, a narrativa em terceira pessoa da Oakes traz a fantasia sonhada por Carroll e a torna mais “real” ao ser escrita como uma fantasia épica, mas o ponto de vista é sempre o de Dinah. A caracterização dos personagens é forte e marcante, não há características fracas. Dinah às vezes era rápida ao resolver os enigmas que surgiam a sua frente, mas muitas vezes não descobria algo que parecia básico ou nítido aos meus olhos.
Além disso, outro ponto que me incomodou foi a inserção do romance neste primeiro livro, pois ele não em convenceu. Acho que se a autora tivesse focado no desenrolar de alguns problemas ao invés do romance, o desenrolar da história teria uma atração maior.
Mesmo assim, ver essa versão da Rainha de Copas é interessante, pois ninguém vira um vilão sem motivo (eu acho), então ver o que aconteceu a Rainha para torná-la uma impiedosa vilã é muito instigante. Espero que a Editora lance em breve o segundo volume da saga e indico a todos que gostam de uma boa fantasia. Só se lembre que é uma introdução a uma trama que promete muito!


15 comentários:

  1. Oi Anna! Sou apaixonada pelo universo de Alice e sempre que tenho oportunidade quero conferir obras derivadas do original. Eu tenho este livro aqui e ainda não consegui ler, mas pela resenha acredito que vá gostar muito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Eu amo o mundo da Alice. Na verdade, me identifico muito com a personagem. Só não sabia que esse livro tinha a ver com ele.
    Sobre ler Bloodlines sem ter lido VA, não interfere taaaaaaanto assim, mas é bom porque boa parte dos personagens de Bloodlines são apresentados em VA. Conselho: leia as duas. São duas ótimas séries que eu sempre recomendo porque estão entre as minhas preferidas.
    Beijos
    Balaio de Babados|Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  3. Olá ^^

    A premissa do livro parece ser incrível! E pra quem ama o universo de Alice como eu vai adorar!

    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ameiiiii! Sobre essa resenha, juro como não conhecia esse livro. Porém já adorei logo de cara pela capa e agora, sabendo só que se trata. Me apaixoneiiii! Vou colocar logo na listinha do Black Friday!

    Visita lá! Se seguir deixa um comentário c o link do seu p eu rtb -> http://meninadalivraria.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana
    Tudo bem?
    Primeira vez aqui *-*
    Sabe quando você passa diversas vezes por um livro mas se quer olha conteúdo? posso dizer que este fato aconteceu justamente com este livro e pra piorar eu nunca gostei da capa! Mas estamos falando do pais das maravilhas não e mesmo? você não imagina o quanto me deixou curiosa e ansiosa para ter este livro em mãos, eu assim como você sou apaixonada pelo universo da Alice e tudo que tenha envolvimento coma historia e saber da historia da rainha e realmente empolgante!
    Adorei a resenha <3
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Anna!
    Não me interesso tanto por releituras como você, mas também achei interessante que o enfoque seja na vilã e não na protagonista. Sem dúvida todo vilão vira vilão por uma razão e especular as razões para isso ter acontecido com uma personagem clássica como a Rainha de Copas tem sim o seu apelo.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Anna!
    Gosto muito do clássico Alice e tenho bastante interesse em ler esse livro!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  8. Oi
    acho que essa é a segunda resenha desse livro, parece ser interessante e ainda mais porque o foco é um personagem como vilã, eu gosto de releituras só que têm que ser bem escrita.
    nem sábia que fazia parte de uma serie e pena que o romance não convenceu.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Só pelo título eu já tinha ficado curiosa, mas com a sua resenha minha curiosidade só cresceu, me parece uma boa obra, vou anotar aqui para depois saber mais.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Anna, tudo bem?

    Não me lembro de ter lido outra resenha desse livro.
    Sabe de uma coisa, eu gosto muito de vilãs. Tipo, amei a história da Malévola.
    Eu também acho que ninguém vira um vilão sem motivo...acho que eu daria uma chance ao livro!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li livros sobre os "famosos contos", mas esse me parece bem interessante. Adorei a resenha!
    boa semana!

    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie! Amei a capa desse livro, e se é baseado em Alice! Pode ter certeza que vou ler! kkkk
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/12/a-esperanca-o-final.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Anna,
    Fiquei curiosa para conhecer essa versão.
    Achei a capa e a proposta maravilhosas, mas uma pena que o romance deixa a desejar.
    Adoro a Alice ♥

    P.S.: Eu curti a leitura de Vango, achei ótimo. Logo posto a resenha lá :D

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente adoro esse livro, claro que tem algumas ressalvas, e poderia ser melhor desenvolvido em alguns momentos, talvez um número maior de páginas para a história ficar mais bem explicada mas de toda forma é um livro que vale MUITO a pena ser lido, sempre que tentam mostrar o que desencadeu alguma vilã famosa a ganhar esse título eu acho válido, desmitificar que as vilãs nascem malvadas e não tem um passado, acho a ideia do livro até melhor do que ele, mas enfim, de toda forma é uma história bacana!
    Adorei sua resenha :)
    Já estou seguindo e amando o conteúdo do blog <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, series, cultura e artes no geral. Se puder dá uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Anna!
    Adorei a resenha! Li este livro há pouco tempo e também achei que a sinopse passa uma ideia errada. É realmente um livro instigante. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída