Slide

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O sobrenatural na Literatura


A noite alcança seu ápice logo mais e nesse momento por muitos considerado místico venho bater um papinho com vocês sobre o sobrenatural. Afinal, o halloween se aproxima e essa data especial tem se espalhado por aqui... Junto com todos os seres sobrenaturais que a cercam. 

Que o mundo está cheio de histórias envolvendo forças místicas, todos sabemos, mas como esses seres sobrenaturais foram parar nas páginas dos livros? Essa é a pergunta sobre a qual vou debater um pouquinho aqui... Vamos juntos desbravar esse mistério? Mas atenção, esse texto é uma síntese de um tema extenso e complexo, então não pense que eu falarei de tudooo detalhadamente, ok?


Tudo começou com os pais e avós contatando aos filhos e netos os medos que os cercavam e que nenhum deles poderia explicar por forçar naturais e comuns. Durante gerações e mais gerações. Na Grécia haviam os mitos sobre os deuses olimpianos, na China sobre os heróis lendários, na Arábia havia as mil e uma noites, nas terras germânicas as lendas sobre monstros sanguinários... 

E aos poucos essas histórias foram levadas ao papel, seja como os longos poemas orientais seja como textos épicos na Idade Média. Tempos depois os textos envolvendo o místico deixaram de ser puramente as lendas e começaram envolver o imaginário de alguns escritores, que passaram a desbravar esse meio. E lentamente foram surgindo os autores de literatura fantástica, ou melhor, de literatura com toques de fantasia. Como, por exemplo, Shakespeare e a peça "Sonhos de uma noite de Verão".

Mais tarde, sob a pena de Edgar Allan Poe as histórias fantásticas ganharam contornos urbanos e modernos, ficando sombrias e assombrosas. Sendo Poe considerado o "criador" do Terror, com seus textos fúnebres e angustiantes. A partir dele vieram Bram Stoker, Mary Shelley, Oscar Wilde e H. P. Lovecraft com seus textos que marcaram (e ainda marcam) diversos leitores que apreciam o terror. Deixando o terror um pouco de lado temos a fantasia que contou com brilhantes autores como C. W. Lewis, Lewis Caroll e J. R. R. Tolkien.

Atualmente, a fantasia, o terror e o horror estão em destaque, pois os textos que eram considerados como "para assustar", passaram a contar, entreter, fazer pensar, enfim possuem agora mais funções, (acho que já possuíam essas características antes, alguns só não viam isso). Grandes autores estão sendo conhecidos pelo público, como, por exemplo: Anne Rice, André Vianco, Eduardo Spohr, Carolina Munhóz, Raphael Draccon, Stephen King, Keila Gon, Raphael Montes. Entre tantos outros.

A fantasia (considere todos os seres místicos, assustares ou não) é versátil e pode se desenvolver em qualquer época, contexto ou gênero. Hoje, encontramos literatura infantil com fantasmas, romances com vampiros e lobisomens, eróticos com bruxos, policiais com videntes, High Fantasy com tecnologias baseadas nas "nossas"... Por isso sua difusão aumentou consideravelmente, sendo antes um gênero "pária" passando hoje para um  grande destaque. Mesmo que alguns ainda olhem com certo desprezo.

Finalizo esse pequeno (?) texto com a minha experiência para com os livros que possuem sobrenatural: sempre fui apaixonada pelo fantástico e mistico, então minha ligação com a fantasia é de longa data. Tenho certa resistência ao terror/horror, pois sou extremamente medrosa, mas estou trabalhando para superar esse medo e conhecer mais histórias sobrenaturais.

E vocês como se relacionam com o sobrenatural na literatura? Conhecem algum fato ou história interessante que eu não mencionei? 

Deixe sua opinião nos comentários para que possamos conhecer os posts que interessam vocês. Essa semana teremos vários posts especiais de todos os colunistas. Fiquem atentos, um grande beijo e até mais!


3 comentários:

  1. adoro sobrenaturais, principalmente quando se trata de seriados. Mas gosto em livros também!


    Estou de volta com o blog, se puder visitar!
    www.paginadaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro a temática ,o,

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna,
    Que postagem maravilhosa, tão bom ler e conhecer mais coisas envolvendo autores e seus gêneros.
    Eu cheguei a ler um conto do Edgar pra facul, quando estudamos um pouco da literatura gótica, mas ainda estou para ler mais dele.

    Acho engraçado que adoro assistir coisas do estilo, mas quase não leio O.o

    Amei o tema.

    tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída