Slide

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

L&V na Bienal 2015!



Olá, pessoal! Hoje vim contar um pouquinho da experiência que foi ter ido à Bienal do Livro do Rio 2015. Eu tive a oportunidade de estar lá no dia 5 de setembro e vou dizer o que vi e talvez até dar umas dicas para quem está pensando em ir nos últimos dias que ainda restam (ou em edições futuras).
Eu cheguei à Bienal bem cedo, cerca de uma hora antes de o evento ter sido aberto. Inicialmente, foi um caos. Havia várias pessoas em excursão (inclusive eu), e a fila se bagunçou, iniciando um tumulto tremendo que complicou a entrada. Não entendi até agora o que aconteceu e não sei se foi uma eventualidade ou se é sempre assim nesse horário, mas vale a observação.
Passado o estresse inicial, no entanto, compensou totalmente ter chegado cedo. Apesar de sábado ter sido um dia cheio de autores famosos e outras atrações, na parte da manhã estava super tranquilo circular pelos pavilhões e fazer compras. Depois do almoço, porém, o lugar ficou bem cheio e as filas, quilométricas, custavam muito tempo para quem estava querendo adquirir livros.
A respeito dos eventos: são muitos e tem para todos os gostos. Infelizmente, como não fiquei até a parte da noite, não pude assistir aos debates que de fato me interessavam, mas durante o dia houve várias palestras com temas bem bacanas.

Meu singelo book haul: "Picta Mundi", de Gleice Couto, "Atemporal", de Rodrigo Mendes e "Presságio - O Assassinato da Freira Nua", de Leonardo Barros


Além disso, vários autores, iniciantes e consagrados, marcaram presença no evento. Quanto aos autores nacionais, o estante da Novo Século estava repleto deles, divulgando livros de múltiplos gêneros. Eu tive a oportunidade de conhecer lá os autores Leonardo Barros (autor de suspense que estava lançando seu novo livro, "O Vampiro Imperador") e Rodrigo Mendes (que literalmente conheci no estande da editora, e que me apresentou seu livro de estreia, "Atemporal", que acabei adquirindo, já li, e para o qual em breve sairá uma resenha aqui no blog).
Como se não bastasse tudo isso, ainda houve o Encontro de Booktubers, em que estiveram várias pessoas que possuem canais sobre livros no YouTube para conhecer seus inscritos. Lá pude encontrar gente de canais que já acompanho, assim como conhecer novos canais. Achei um momento agradável e uma oportunidade ótima para compartilhar o amor aos livros. Inclusive, no evento, pude adquirir o livro "Picta Mundi", da autora e booktuber Gleice Couto. Mal posso esperar para lê-lo e também resenhá-lo por aqui.
Agora falemos dos estandes das editoras em si. Além de lindos e criativos, os espaços traziam um acervo bem completo dos títulos da editora. Quase todos os que visitei estavam fazendo promoções (uma evolução em relação à Bienal de 2013, em que não houve quase nenhuma), mesmo que os preços, na maioria das vezes, não chegassem próximos aos das lojas virtuais. Mas, além de comprar, os estandes eram um lugar bacana para conhecer as publicações de cada editora num geral, o que foi muito interessante.
Destaque novamente para o estande da Editora Novo Século, que me presenteou com um lindo kit em vista da parceria com o Letras & Versos, além de terem sido super atenciosos. Amor infinito à editora, seus funcionários e autores!

Kit incrível da Editora Novo Século para os parceiros

Basicamente, foi essa minha experiência com a Bienal. O saldo foi extremamente positivo, principalmente em relação à de 2013, e é por enxergar essa evolução de lá pra cá que mal posso esperar pelo que as próximas edições do evento trarão.
Espero que a postagem tenha sido útil de alguma forma. Vocês foram à Bienal? Como foi a experiência de vocês? Suas expectativas foram correspondidas? Digam-me nos comentários. Abraços!

2 comentários:

  1. Oi Caio!

    Infelizmente não fui a Bienal esse ano, espero conseguir ir na de SP ano que vem.
    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Caio, gostei dos comentários para sua visita na Bienal. Infelizmente moro longe e fica meio difícil de comparecer embora tenha até cogitado de ir, terminei desistindo. Próximo mês haverá uma Bienal aqui em Recife e esta, pretendo comparecer. Quanto a confusão no início é comum em eventos desse porte mas, não deixa de ser lamentável. Sucesso para o blog.

    Verdades de um Ser
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída