Slide

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Semana Guardião - Entrevista com Mari Scotti




Boa noite, morceguinhos! (entrei no clima total!kkk... ops... Muahaha) 
Hoje na nossa Semana Especial tem uma entrevista com a querida autora. Afinal, sem ela nunca conheceríamos esta e outras histórias. Sendo assim, bora conhecer um pouquinho sobre Mari Scotti, a criadora!

Letras & Versos: Como é Mari Scotti?

Mari Scotti: Persistente e tolerante. Acredito que seriam os melhores adjetivos para me descrever, porque sou bastante paciente em tolerar situações para alcançar aquilo que almejo e dificilmente desisto. Gosto do que faço e coloco toda minha paixão na escrita, porque desejo que as pessoas se apaixonem pela leitura, assim como eu.
Introspectiva. Alguns diriam que sou antissocial, mas a verdade é que sou reclusa. Gosto de ficar sozinha, de fazer as coisas ao meu tempo, mas por outro lado sou bem extrovertida. Sei que parece que me contradigo, mas é exatamente como sou. Em casa e com amigos mais íntimos ou no MSN onde sou menos tímida, sou bem brincalhona e sarrista. Também sonho demais, sonho o tempo todo: com meus personagens, com novos personagens, com possibilidades. Sou também muito amiga, se alguém precisa de mim e tenho como ajudar, ajudo e quando não tenho como ajudar, tento dar um rumo para que a pessoa encontre uma solução.



Letras & Versos: Quando não está escrevendo e torturando os leitores (brincadeira) o que você faz no seu dia a dia?
Mari Scotti: Penso em como torturar meus leitores. HAHAHA!
Eu trabalho fora, sou assistente administrativo em uma empresa há quase 15 anos. Passo o dia trabalhando, quatro horas desse dia no transporte público (indo ou voltando do trabalho). A noite eu vejo novela (sou viciada), séries, e aproveito para responder o que deixaram de e-mails ou inbox durante o dia. Ajudo em casa com a arrumação (não sou muito organizada não!), comida, essas coisas... e aos finais de semana, quando não caço eventos para ir, fico escrevendo rs.

Letras & Versos: O que te inspira para a vida e para a escrita?
Mari Scotti: Deus. Tanto para a vida como para a escrita, se não fosse Ele, eu não teria conquistado nada e não teria descoberto essa paixão por contar histórias.


Letras & Versos: Qual o significado dos livros na sua vida?
Mari Scotti: Sempre amei ler e isso me aproximou bastante da minha mãe quando era menina, porque ela que me ensinou a escrever meus primeiros textos. Mais adulta, escrever me tirou de uma situação bem complicada, estava com depressão, desistindo de tudo, me afastando da família, amigos, pessoas importantes para mim. Quando percebi, me foquei em algo que eu amava fazer e acredito muito que foi Deus que me direcionou a isto. Reencontrei meu rumo, alegria e escrever me ajudou a vencer muitas dificuldades pessoais. Então posso afirmar que os livros e Deus me salvaram muitas vezes.

Letras & Versos: Qual o seu livro de cabeceira? Aquele que sempre te acompanha. Não podem ser os seus. ;)

Mari Scotti: Menina, tenho um problema sério quando gosto de um livro. Mesmo lendo outros, a história não me deixa. Desde 2013 meu livro do coração, de cabeceira, é “A Profecia de Midria – Série Os Mistérios de Warthia” da Denise Flaibam. Amo te paixão!


Letras & Versos: Ao escrever, o que você planeja para envolver o leitor na história?
Mari Scotti: Costumo pensar em momentos de tensão entre os clãs quando são livros de fantasia, ou no caso do livro de anjos, em finais de capítulo tensos. Já nos romances eu procuro muito sair do clichê e prender o leitor com uma pitada boa de suspense em relação ao casal e seus medos mais extremos. Gosto de explorar a humanidade dos personagens e assim, fazer o leitor se identificar com a história.

Letras & Versos: Como você faz para fugir dos clichês ou para torná-los mais atrativos ao leitor?
Mari Scotti: Penso muito. Muito mesmo!! Vampiros, lobisomens, anjos, demônios, romances de época já são clichês, então eu penso horrores nas histórias, até conseguir uma saída que fuja um pouco do clichê e fique também atraente ao leitor. E converso com meus betas. Já aconteceu de elas terem lido uma história que lembre algo que estou criando e eu nem conhecia, ai eu corro modificar. Espero estar conseguindo deixar minhas histórias mais atrativas. 

Letras & Versos: De onde surgiu a ideia para Insônia e Hibrida?
Mari Scotti: Ambos os livros eram fanfics que eu publicava no site de Fanfics e alguns personagens eram inspirados na Saga Crepúsculo.
Híbrida: Um dia surgiu uma pergunta na minha cabeça: O que aconteceria com a rixa entre lobisomens e vampiros, se os lobisomens tivessem de criar uma criança vampira ou vice versa? Da pergunta nasceu a Ellene e toda a trama da série, como de onde ela vem, o motivo de ter sido deixada entre os lobos e também Milosh, o vampiro que teve sua esposa e rainha sequestrada e que precisa descobrir onde ela está, quem é o traidor e como salvar sua espécie do caos eminente.
Insônia: Insônia era para ser um romance somente, comecei a escrever por causa de um amigo rpgista que se intitulava Eros. Criávamos cenários e histórias diversas e na maioria das vezes ele me contava as melhores. Sempre fiquei abismada com a criatividade dele em contar histórias e decidi que dedicaria um personagem a ele. Criei os dois primeiros capítulos de Insônia, porém não consegui continuar, porque meu forte é a fantasia. A história ficou abandonada por três anos até que relendo tive um clique: E se o Pietro não fosse apenas humano? E se tivesse algo mais por trás dessa aparição? Foi assim que a série nasceu.


Letras & Versos: Por outras entrevistas, soube que seu gênero favorito é a fantasia, então fiquei curiosa, como foi o processo de criação das criaturas fantásticas? Você se baseou em qual versão, foi complicado?

Mari Scotti: Eu comecei a escrever Híbrida depois de entrar profundamente no universo Crepúsculo. Então posso dizer que me influenciou bastante na criação dos meus vampiros e lobisomens. Mas eu não queria que houvesse muitas comparações, então pesquisei um pouco sobre os vampiros clássicos também e mantive meus lobisomens se transformando apenas na lua cheia. Já os de anjos, me inspirei na bíblia mesmo e inventei o restante rs.

Letras & Versos: Vemos que se tornou algo viral, escritores de fanfics publicando livros, como você avalia essa transição?
Mari Scotti: Depende muito do autor. Alguns têm a preocupação de mudar a característica dos personagens, lugares e situações para que não lembre os personagens que o inspirou, mas infelizmente, a maioria, não faz isso. Acho louvável o escritor que se preocupa em dar aos seus leitores algo realmente original, com personagens que, mesmo sendo de uma ex fanfic, sejam criações de sua mente, do seu coração de escritor. Eu sou a primeira a apoiar quem escreve fanfic a se arriscar a escrever um livro, mas desta forma, buscando tirar as características dos personagens de outro escritor de seu livro, readaptar a história, complementar descrições, melhorá-la.

Letras & Versos: Você é muito envolvida com projetos de reconhecimento e divulgação da literatura nacional com a fanpage Literatura Nacional BR e seu Blog Coração de Papel. Como avalia o cenário da literatura nacional atual?
Blog da Autora
Mari Scotti: Cada pequena ação, seja de um blogueiro ou vários, seja de um autor ou todos, ou apenas de um leitor que decide por um livro nacional ao invés de outro, muda nossa situação atual. Há dois anos, quase não se ouvia falar em escritores nacionais – salvo os já renomados. Hoje, vemos muitos dando entrevistas, sendo chamados para eventos, sendo lidos, além de algumas editoras que abriram mais as portas para os brasileiros que possuem esse talento. Eu acredito que é o começo, é árduo, demorado, doloroso, mas em alguns anos teremos o prazer de ver em destaque nas livrarias mais livros nacionais que os estrangeiros, assistiremos filmes baseados em nossas criações e veremos leitores preferindo o que é nosso ao que vem de fora, porque saberão que é tão bom quanto, se não melhor. Fico muito feliz de fazer parte disso, dessa mudança, de ter algum papel, mesmo que mínimo, na conscientização dos leitores, editoras, mídia, entre outros, de que o nacional também tem voz e letra.

Letras & Versos: Quais os próximos projetos?
Mari Scotti: Finalizar as duas séries são meus projetos mais urgentes, me dedicar ao lançamento de Guardião que está próximo e a alguns romances que finalizei e preciso amadurecer a escrita. Se tudo der certo, um destes romances será publicado em 2016. Assim espero!

Letras & Versos: Deixe um recado para os leitores.
Mari Scotti: Primeiro quero agradecer a todos os blogs que se apresentaram para a parceria da primeira edição de Híbrida, por apoiarem a Semana Neblina e Escuridão e a todos os autores nacionais. Sem vocês, muito do que conquistamos não teria sido alcançado.
Aos leitores: muito obrigada! Espero que tenham gostado da entrevista e que busquem conhecer um pouco mais dos livros. Boa leitura a todos!
Com carinho, Mari Scotti


Obrigada, Mari pela entrevista e muito sucesso com todos os seus livros, como já li alguns posso dizer com toda a certeza  que ele virá! :D

E vocês, queridos leitores, aproveitem para visitar os outros posts desta semana e participar do sorteio que a Mari está promovendo!

Semana Especial Guardião: Abertura



13 comentários:

  1. Olá, tudo bem?!

    Adorei essa entrevista, achei a autora super simpática... E parabéns pelas perguntas, bem criativas. Não conheço essa autora, mas sinto que já a vi em algum lugar. rsrsrs. O livro dela parece ser bem interessante.

    Beijos, And!

    - Tem post novo: Blog Cantinho da And -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Andresa! Que bom que gostou da entrevista, estou tentando fazer algumas perguntas diferentes aos autores. Bjus

      Excluir
  2. Que entrevista rica! Parabéns. Não sei quem a idealizou (talvez fosse bom botar) mas está ótima! Muito rica e informativa. Perguntas inteligentes e respostas bem aprofundadas. Foi como se eu estivesse conversando com a autora. Não a conhecia e gostei muito de saber um pouco (ou muito) sobre a Mari. Fiquei até curioso pra procurar algum livro dela embora não goste muito do gênero. E me identifiquei com várias características dela também. Adorei!

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício. Criei agora outro blog sobre viagens. Se puder passar por lá irei gostar muito.

    Verdadesdevum Ser
    Meu pequeno vício
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Alberto! Ao final do post tem minha assinatura, mas vou pensar em uma forma de deixar mais claro quem fez a entrevista. Fico feliz em saber que gostou das perguntas e das resposta, a Mari é super fofa!

      Excluir
  3. Que entrevista fofa!!! Adorei saber mais da autora.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Adorei a entrevista, engraçado que sai da Amazon agora tava olhando um conto dela.
    Ah gente, que saudades daquelas épocas de fanfics, e fico feliz que as meninas não desistiram de suas histórias.
    Sucesso Mari.

    bjs e tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Que bom que gostou da Entrevista, as fanfics revelam grandes autores! :D

      Excluir
  5. Oi Anna!
    Adorei a entrevista, ficou ótima! Muito bom conhecer mais sobre a autora, ela é muito simpática. Desejo muito sucesso a ela <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe da promoção

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo joia?
    Adoro a Mari, ela é uma escritora incrível, super simpática :D
    Amei a entrevista, e estou ansiosa por seu lançamento;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii!! Adoro a Mari. *---*
    Não vejo a hora de ler Guardião.
    Bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que bacana! Adorei!
    Não conhecia a autora e fiquei super curiosa sobre alguns livros.
    Sucesso.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer um pouco mais sobre a Mari. Cada vez fico com mais vontade de ler os livros dela.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo começar Insônia no próximo mês. Estou bem curiosa :D

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída