Slide

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Entrevistando: Eleonor Hertzog


Boas tardes, leitores!!! Hoje é sexta, que dia lindo não é? Se bem que todo dia pode ser lindo! Enfim, sem muitos devaneios, vamos ao post de hoje. Uma entrevista com a Escritora Eleonor Hertzog. 

Letras & Versos– Conte para nossos leitores, quem é Eleonor Hertzog?
Eleonor Hertzog  Sou casada, mãe de três filhos e avó de um netinho de quase dois anos que é um foguete. Gosto de jardinagem e bordados, mas não tenho mais tempo. Gosto de gatos, que não negociam tempo. Adoro ler e, para mim, escrever é tão parte da vida quanto respirar.


Letras & Versos – E como a Literatura entrou na sua vida?
Eleonor Hertzog  Entrou muito cedo, com um pai que sempre forneceu livros e mais livros para suas filhas! Aprendi a gostar de ler muito pequena e nunca mais me separei dos livros.

Letras & Versos – O que te inspira para a vida e para a escrita?
Eleonor Hertzog  A esperança de que as coisas podem dar ser melhores e dar certo. Basta, para isto, cada um fazer a sua parte direitinho e com capricho.

Letras & Versos – Qual o seu livro de cabeceira? Aquele que sempre te acompanha. Não podem ser os seus. E ainda qual escritor atual está sempre na sua lista de leituras? Aquele que você leria “até a lista de compras”.
Eleonor Hertzog  Rsrsrs, não adianta tentar excluir os meus, porque são eles que estão sempre à minha volta! Apesar do tamanhão, sempre tem um deles na minha bolsa. Agora é a vez de Talismãs, o terceiro livro, no qual ainda estou fazendo os ajustes finais. Mas sempre vai encontrar na minha bolsa livros de fantasia nacional, também.
Escritor de quem eu leria até a lista de compras? Agatha Christie, sem dúvida!

Letras & Versos – Qual o seu gênero favorito para a escrita e para a leitura? Por quê?
Eleonor Hertzog  Ficção e fantasia, porque é o que eu gosto. É o que liberta a gente das limitações do mundo real!

Letras & Versos – Para você a escrita é baseada na inspiração? Ou é o hábito e a prática que levam a excelência?
Eleonor Hertzog  Ambos. Inspiração ajuda e acelera o processo, mas a transpiração também faz parte do trabalho. Afinal, a inspiração se apresenta apenas quando quer!

Letras & Versos – Como é o seu processo de criação? Você se baseia em experiências, histórias ou situações já conhecidas?
Eleonor Hertzog  Não me baseio em nada. Tomo cuidado para tudo soar real, mas é voo de imaginação mesmo!

Letras & Versos – Ao escrever o que você planeja para envolver o leitor na história?
Eleonor Hertzog  Aham... Nada! Se a história e os personagens não envolverem o leitor ao natural, é melhor mudar de livro...

Letras & Versos – Um grande “perigo” para uma nova história são os clichês. Como fugir deles ou como torná-los mais atrativos ao leitor? Você tem alguma técnica?
Eleonor Hertzog  Clichês não são problema, desde que encaixem na trama. Se a história for boa, você pode escrever um livro inteiro com um clichê depois do outro e vai soar convincente, divertido e agradável. O problema é quando o autor não tem a história, só o clichê. Você lê tudo, chega ao fim do livro e diz: ok, e daí? Era só isso? Acabou?
Para dar um exemplo, tem coisa mais clichê do que “Procura-se um Marido”, de Carina Rissi? A gente pega o livro sabendo como vai começar e como vai terminar. Mas, até agora, não vi uma leitora conseguir largar o livro na metade, de tão bom que é! Bem ao contrário, é um livro de entrar madrugada a dentro lendo, como eu fiz!


Letras & Versos – Atualmente, você se divide entre a vida de escritora e editora, a partir daí pergunto, qual a sua impressão do mercado literário agora que consegue “ver” os dois lados da moeda? Quais detalhes do mercado literário que ficaram mais nítidos quando você assumiu a função de editora?
Eleonor Hertzog  O que ficou MUITO mais nítido é a enorme dificuldade de qualquer coisa nacional se inserir no mercado editorial, seja um autor procurando editora, seja uma editora procurando distribuidora ou livrarias parceiras. Infelizmente, é preciso abrir espaço à unha! E muitas vezes falta unha, tamanha é o paredão à frente.


Finalizando, gostaria de agradecer a entrevista e desejar muito sucesso! Um grande beijo! 


Entrevista escrita por:
Libriana apaixonada por descobrir e saber sempre mais. Os livros, as séries, os filmes e a música fazem parte de toda sua história. E longe deles se sente incompleta. Futura Contadora e uma aspirante a escritora. Lê de tudo um pouco e quando acha algum tema que interessa pode passar horas pesquisando sobre. Sempre acompanhada de uma boa trilha sonora.

6 comentários:

  1. Olá!!
    Adorei a entrevista. A Eleonor é super simpática e dedicada!! *--*
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna!
    Adorei conhecer mais esta autora! Concordo com ela sobre os clichês. Eu penso que não tem problema a estória ser previsível e você já saber como irá terminar, pois então você passa a prestar atenção ao desenvolvimento e aos conflitos do desenrolar, sem aquela ansiedade pelo final. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Anna =)

    Não li nada da Eleonor ainda, mas tenho bastante curiosidade pois leio resenhas super positivas de o Cisne.
    Parabéns pela entrevista!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho Cisne no Kindle e se não ler este ano lerei no inicio de 2016!

      Excluir
  4. Amei a entrevista! Já vi diversos elogios ao trabalho da Eleonor, mas até agora não criei coragem para ler. Os livros são enormes.

    E concordo quando ela diz que para entrar no mercado é preciso abrir caminho á unhadas.

    Beijos!

    catalinaterrassa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A unhadas mesmo.... Enfim, algo que ainda não me deixou ler os livros da Eleonor são o tamanho também, porque meu tempo é muito curto e detesto ter que parar nas horas boas da história kkk

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída