Slide

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O Despertar e Outros Poemas - Diego Demetrius Fontenele




Editora: Chiado
Páginas: 110
Sinopse:

"O tempo passa
As estações seguem
Imutável, Ele permanece.
Nós passamos nos alteramos
Imutável, Ele permanece.
Mesmo quando nenhum
De nós aqui restar
Ele resistirá."
Do poema Sentimento


Olá pessoas! Aqui estou eu novamente para falar dessa obra que é de um gênero mais que especial para mim: A poesia! É sempre uma satisfação enorme para mim quando tenho algo do gênero para apresentar para vocês, pois como a poesia já não é tão popular nos tempos atuais como foi outrora, gosto muito de divulgar os nossos poetas da atualidade.

O Despertar e Outros Poemas é uma coletânea de poesias que tratam de variados temas. Ao longo do livro o autor aborda os sentimentos ligados a própria realidade de se ser poeta. O autor não demonstra técnica em seus versos, estes são simples, sem recursos linguísticos complexos e priorizam as rimas simples e melódicas, o que é característico da forma mais verdadeira se fazer poesia. Aquela focada na inspiração de quem a escreve, como o próprio autor explica em um de seus poemas, sua poesia vem do coração e nasce dos sentimentos.

[...] São versos simples sem nenhuma pretensão/Mero registro do que está no coração [...] 

Ao longo da obra podemos acompanhar as angústias, sentimentos e incertezas do eu lírico. Vemos também, versos motivacionais direcionados ao leitor.

[...]Você nem sempre verá pelo caminho da beleza/Mas nem por isso desista da jornada[...]

E como a poesia é a marca dos apaixonados, a obra traz em sua maioria os poemas de amor. Neles o eu lírico expressa seus sentimentos a pessoa amada e as angústias que esse amor lhe traz. Vemos poemas das diversas fases do amor, desde aquela dos apaixonados até a do amor não correspondido.

[...] Assim é o meu amor/ Belo como o céu tocando o mar/Vai além do horizonte/Como o sol ardente/ Suave como a brisa/ Intenso como as batidas do coração [...]

Entre todos os poemas, teve um que chamou minha atenção. O mesmo me apareceu sem título na página, não sei se de forma proposital. Contava uma intrigante história de suspense, onde o eu lírico cometeu um assassinato e me arrancou boas risadas.

[...] E se por acaso algum favor me resta/ Peço-te, por favor, atenda meu pedido/ Que te faço com carinho meu amigo/ Não enterre o estúpido cupido/ Pois ele definitivamente não presta.

Indico a obra para todo aqueles que gostem de poesia, ou tem interesse iniciar as leituras desse gênero. 


Ps: Já ia esquecendo de contar que a leitura desse livro foi uma verdadeira vitória para mim. Isso porque o primeiro exemplar foi roubado da minha caixa de correio, após o carteiro tê-lo deixado metade fora da caixa. Imagina o meu desespero quando eu cheguei em casa e achei a metade do envelope na calçada, sem o livro! Muito obrigada ao autor pela compreensão e gentileza em me enviar outro exemplar.


4 comentários:

  1. Oi, Karol!! Curti muito a resenha e os quotes! *-*

    Ps. Nossa. Como assim o livro foi roubado da caixa de correio? Que absurdo!!
    Eu ficaria louco, na boa!! Mas que atitude legal do autor ter enviado outro! haha

    Bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo joia?
    Gente, que absurdo roubarem o livro da sua caixa de correio, eu entraria em pânico, hahaha;. Achei de mais o autor te enviar outro, isso só mostra o quão bacana ele é.
    Agora falando da obra, eu não conhecia, mas achei muito bacana a proposta dele. Adoro os livros da Chiado *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol,
    Que introdução linda...adorei!
    Não conhecia o livro, mas parece ser uma coletânea bacana, essa do assassinato parece ser divertida mesmo.

    COMO ASSIM ROUBARAM SEU LIVRO? Os meus nem cabem na caixa...só chamando mesmo no portão.

    bjs e tenha uma ótima quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oi Karol.
    Eu não sou fã de poesia, mas o diferencial desse me deixou interessada, gostei dos versos simples e naturais destacados na resenha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída