Slide

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Jogando Xadrez Com os Anjos – Fabiane Ribeiro

Editora: Universo dos livros
Páginas: 400
Sinopse: Jogando xadrez com os anjos - Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.




Oie gente!! Essa é a segunda resenha da Universo dos Livros que trago, graças a parceria com o Arca Literária. Estou trazendo hoje a resenha de uma releitura, poque essa história é linda e eu estava curiosa para ver o trabalho da editora com ela.

A segunda grande guerra acabou, mas as coisas não estão boas no mundo... Muito menos na Europa. Essas dificuldades se refletem na vida da pequena Anny, porque seus pais tão amados terão que ficar longe devido ao estranho trabalho que possuem. Sendo assim, a menina terá que ficar sob a tutela da professora Jane, uma mulher fria e cruel. Ela fará de tudo com a menina, desde as piores surras até deixa-la sem comida. O marido de Jane, o senhor Hermes, também não será a melhor companhia no início.
Entretanto Anny possui doçura e encantos tão fortes que apesar das dificuldades, ela poderá tocar o coração das pessoas. O problema é que a dor vai atingi-la várias vezes com muita força. Para sobreviver à menina tem em Pepeu um amigo e no Reino Xadrez o mais encantador escape. E ao longo da história alguns novos corações se unem ao da pequena.

Belas histórias sempre me encantam. Ao ler esta pela primeira vez, eu não vi tudo que ela oferecia, talvez por minha imaturidade literária (?) na época. Pois ela é o tipo de história doce e triste. Que toca, destrói e reconstrói nossos sentimentos. Algo que eu não sabia aproveitar antes e como hoje estou num momento diferente pude ver além daquilo que já vira.
Possuindo uma narrativa lenta, foi mostrado pouco a pouco o que ocorria com Anny, como ela lidava com os sofrimentos, com a saudade, com a perda e com os amigos que ia conquistando aos poucos. Não é comum que eu me apegue a histórias lentas, mas essa é tão bela que não ficou em nenhum momento cansativa.
Uma característica da construção do livro que me estimulou foi que muitos detalhes ficam implícitos. Não posso explicar muito, mas é bem interessante ver como tudo está interligado de uma forma sutil.
Os personagens são marcantes e alguns perturbadores. Os que mais me incomodaram foram Jane pela crueldade, Cindy pela frieza e Jefferson pela covardia. Ao mesmo tempo Anny trouxe toda a leveza que a inocência de uma criança iluminada poderia trazer.

A edição que recebi foi a econômica, por isso é uma estrutura um pouco mais frágil que a da edição normal. A diagramação é bem charmosa, pois há detalhes no inicio dos capítulos e no final. Só o tamanho da letra que dificultou, já que era de média para pequena. Uma menção importante, a edição econômica possui folhas brancas, sei que alguns não gostam delas. A mim, não incomoda.
Essa é uma história para quem gosta de momentos reflexivos, que não possuem “medo” de narrativas lentas e que querem ler algo lindo e encantador.


Terminando, estou deixando alguns trechos. Mas eles são uma parcela mínima as belas passagens que estão por todo o livro.

– Significa que você encontrou sua missão. Eu vi isso em suas expressões enquanto você dançava. Seu coração esta à espera dela – da sua missão – e hoje ele a encontrou, por isso você tem de mais puro dentro de si.

– Aquilo que seu coração quer fazer para sempre; aquilo que vai dar sentido a tudo e pôr para fora o que você tem de mais puro dentro de si – explicou ele.

– Ninguém é mau ou bom por completo – disse Pepeu.



7 comentários:

  1. Eu li esse livro tem um tempinho e não curti muito. A personagem é um pouco forçada pra mim, principalmente no começo. A autora mistura elementos de fantasia com realidade sem deixar claro em que pé está o livro, se é fantástico ou realístico. Não sei, a construção dele não me agradou.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Denise! Que pena que não gostou. Acredito que a ideia da autora foi realmente misturar fantasia e realismo, outras obras dela possuem a mesma característica.

      Excluir
  2. Oi Anna.
    Já li dois livros da Fabiane, e sua escrita é muito envolvente,e suas histórias bem encantadoras.
    Só não li Jogando Xadrez com os Anjos, porque livros que abordam perdas sempre me deixam um pouco tensa e não os leio com frequência.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. nao li ainda mas achei a historia tocante, Segunda guerra sempre é um tema dificil de ser trabalhado em livros. Gostei da resenha :)

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Uma vez quase comprei esse livro na revista do Avon, a história pela sinopse e sua resenha parece ser muito bonita e com lições. Pelo que vi a Anny passa por muita coisa no livro mais consegue encantar algumas pessoas. Futuramente quero ler ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aninha, sua linda, tudo bem?
    Tem como olhar para essa carinha linda e não querer ler esse livro? A menina da foto da capa é muito fofa. Nossa, eu lembre de alguns filmes que já vi em que esses maus tratos e abusos com crianças aconteciam. O triste, é que esse tipo de coisa aconteceu e ainda acontece, em outros contextos. Um absurdo fazer isso com crianças. Acho que eu iria chorar lendo as cenas. Parece ser uma linda história, mas como disse muito triste. Vou colocar ele não minha lista, não o conhecia. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá !!!
    Essa capa já me conquistou e sua resenha mais ainda! Apesar de não estar em um momento de ler histórias de perda e sofrimento, me encanto com livros que abordam o tema das guerras mundiais. Por isso, vou adicioná-lo à minha listinha!
    Beijinhos

    Paixão de Leitora

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída