Slide

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cinder - Marissa Meyer


Pois é, gente, estava há um bom tempo sem postar resenhas devido à falta de tempo e de leituras que se adequem ao perfil do blog, mas hoje eu vim falar pra vocês sobre o primeiro livro de uma quadrilogia que promete: "Cinder", escrito por Marissa Meyer (que não tem nenhum parentesco com a autora de "Crepúsculo", que eu saiba).


Cinder

Editora: Square Fish (US)/ Rocco (BR)

Páginas: 448
Sinopse: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série As Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.






Nota: apesar de a história estar mais para um sci-fi rechado de elementos distópicos, me refiro a ela como distopia para facilitar os comentários que gostaria de fazer.

Após a Quarta Guerra Mundial, a Terra encontra-se bem diferente daquela em que vivemos. Politicamente, divide-se em seis Estados diferentes, cada um deles regido por um sistema distinto (monarquia, parlamentarismo, república), mas que têm um claro objetivo em comum: manter a paz entre si. Dentre estes, há a Comunidade, que seria basicamente uma junção dos vários países asiáticos hoje conhecidos, com o acréscimo de alguns elementos culturais ocidentais. É nesse lugar que habita a protagonista da história: Cinder, uma ciborgue adolescente que trabalha como mecânica em Nova Pequim.

Cinder vive com Adri, sua guardiã legal e ex-mulher do cientista que a adotou após sua misteriosa cirurgia aos onze anos, e as duas filhas da mulher: Pearl e Peony. Seu trabalho como mecânica sustenta toda a família, e mesmo assim o tratamento que ela recebe está longe de ser considerado satisfatório. Os alívios cômicos de sua vida (e da narrativa) estão centrados principalmente em sua androide, Iko, que tem a personalidade mais cativante que a de muitos humanos.

Cansado de contextualização? Bom, só há mais duas coisas a saber: a Lua é habitada e sua população é governada pela tirana Rainha Levana, com quem a Terra luta há anos para assinar um acordo de paz, sem sucesso; há uma doença fatal assolando os terráqueos há mais de uma década: a letumose, extremamente contagiosa e, até o presente momento, sem cura.

A história começa quando se cruzam os caminhos de Cinder e do Príncipe Kai, herdeiro da Comunidade: ele quer que a garota conserte um dos androides do Palácio. A partir desse encontro, e de acontecimentos envolvendo a praga da letumose, a ciborgue é lançada em meio ao jogo político da Comunidade e de toda a Terra, e acaba descobrindo mais sobre ela mesma e os que a cercam do que jamais sonhara ser verdade. Soa meio obscuro, eu sei, mas acredite: é melhor começar o livro sem saber muito dos acontecimentos propriamente ditos.

Ah, e, caso você não tenha percebido, esse romance é um reconto da história da Cinderela.

Este livro atendeu, na maior parte, as minhas expectativas, que não eram nada baixas, e até as superou em alguns pontos. Eu comecei a leitura com um pé atrás, visto que tive recentemente uma grande decepção com uma série aclamada pelos reviwers em geral, mas, logo no início,  o receio se esvaiu e mergulhei nesse mundo intrigante.

Apesar de não ter inventado a roda, Marissa Meyer fez um trabalho exepcional na construção do universo de sua obra, quiçá o melhor dentre as distopias YA que eu já tive a oportunidade de ler. Em uma época em que se presencia uma onda de distopias que não têm o menor cuidado ao desenvolver o pano de fundo de suas histórias, a autora mostrou, já no romance de estreia, uma atenção bem-vinda ao quesito em questão, que ajuda, sem dúvidas, na imersão do leitor.

Os personagens também são muito bem construídos, e não consigo apontar um sequer que eu ache que foi mal explorado. Claro, levando em conta que este é o primeiro livro de uma série de quatro, ainda há muitas páginas para aprofundar a história de cada integrante da narrativa.

A escrita de Meyer foi, para mim, a maior surpresa do livro. Frases muito bem colocadas, palavras certas nas horas certas e uma delicadeza impressionante na hora de descrever fazem da leitura extremamente agradável.

O enredo do romance também é bem construído: há algo inusitado acontecendo a todo momento. A história nunca perde o fôlego, mas também não exagera ao pisar no acelerador. O ritmo é crescente, culminando em um clímax sensacional. Não imaginava que iria torcer tanto por Cinder como torci, nem me indignar tanto quando as coisas davam errado.

Sobre o enredo, no entanto, devo comentar que aí se encontra, para mim, a única falha da história. Há um mistério que perdura pelo livro todo, cuja solução, pelo menos para mim, era óbvia desde o princípio. A revelação de fato só acontece, todavia, nas últimas páginas, o que me irritou um pouco, já que eu detesto antever essas reviravoltas. Eu entendo que era essencial para o desenrolar dos fatos que as respostas só chegassem naquele momento, mas precisava ter entregado tanto assim o ouro no começo, Dona Meyer?

Tendo passado por todos esses pontos, acho que minha opinião está nítida: Cinder não é qualquer livro, e Marissa Meyer não é só mais uma doida que pegou carona na onda de distopias YA com um romance meia-boca. O livro é bom de verdade: tem ação, romance, humor, reviravoltas e, como toda boa distopia deve ter, questionamentos sociais e éticos bem elaborados considerando o público-alvo da história.

Apesar de, por enquanto, não ser uma das minhas histórias preferidas de todo o sempre, recomendo muitíssimo a leitura e estou mais que curioso para cravar minhas garras no segundo volume de As Crônicas Lunares.





18 comentários:

  1. Oi, tudo joia?
    Sou apaixonada por livros que tem um ar de futurismo haha. Adorei sua resenha, ficou bem explicada, e me interessei por esse livro, eu até então não o conhecia, mas me deixou super curiosa.


    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joice! Também curto muito esse gênero. Que bom que a resenha te fez querer ler, realmente vale a pena.
      Abraços! :)

      Excluir
  2. Oi Caio,
    Nossa por essa capa eu imaginava algo completamente diferente.
    Te juro que até pensei se não tinha clicado em algo errado haha
    Na verdade sua resenha, deixou o livro bem ais atrativo que eu pensava. Gosto das distopias, sempre me impressionam de alguma maneira.

    bjs e tenha uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Nana! Pois é, a capa é bem sutil, olhando rápido nem dá pra ver o detalhe no "esqueleto". O livro é ótimo assim, vale arriscar.
      Abraços! :)

      Excluir
  3. Oie Caio =)

    Esse livro sempre me chamou a atenção, principalmente por que a maioria das resenhas que leio dele são positivas. Não é um livro que eu leria no momento em razão da pilha gigantesca que já tenho. Mas, a dica já está anotada aqui ;)

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Realmente, essa tal pilha do por ler é uma coisa louca, né? Mas o livro é bem legal sim, compensa acrescentar mais esse (eu acho haha).
      Abraços! :)

      Excluir
  4. Oi!
    Tenho muita vontade de ler Cinder, pela premissa parece ser sensacional! parabens pela resenha.
    Abraço
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Guilherme! A história é bem interessante mesmo, recomendo. Obrigado pelo elogio.
      Abraços! :)

      Excluir
  5. Lembro que assim que eu vi esse livro fiquei curiosa. Ele com certeza está na minha lista dos livros desejados.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! A premissa é intrigante mesmo, acho que ele merece o lugar na sua lista.
      Abraços! :)

      Excluir
  6. Oi! Estou com vontade de ler este livro desde que li a primeira resenha que vi, e já faz um bom tempo. Pena não ter tido oportunidade! Gostei muito de conferir sua opinião, que bom o livro ter atingido às suas expectativas! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dani! Que bom que gostou da resenha. Uma hora ou outra você vai ler e se encantar como eu, acredito nisso. hehe
      Abraços! :)

      Excluir
  7. Não sabia que Cinder tinha todo esse ar de ficção científica e jogo político. Esses dois elementos me agradam demais e só por eles leria o livro.
    Excelente resenha. Convenceu-me a ler a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É verdade, essa coisa do jogo político falta um pouco nos livros de hoje, apesar de ser muito importante, principalmente em se tratando no público jovem-adulto. Obrigado pelos elogios!
      Abraços! :)

      Excluir
  8. Oi =D

    Adoro livros do gênero e a premissa de Cinder sempre me chamou a atenção! Por todos os elementos que o livro traz, e pela sua resenha, acho que vou gostar do livro =D

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Livy! Que legal que a resenha te animou a ler o livro, você não vai se decepcionar.
      Abraços! :)

      Excluir
  9. Nossa eu amei a resenha, fiquei super curiosa para ler Cinder
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Carolina! Obrigado pelo carinho. Leia sim e me diga o que achou.
      Abraços! :)

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída