Slide

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Pensando Bem - Esperança


O pior de tudo é que eu ainda tenho esperança.

Vejo essas pessoas podres e consigo ainda me convencer de que, atrás do rodapé da parede de alguma esquina de seus corpos, habita o legítimo desejo de lutar por um mundo melhor.

O tempo todo, presencio, seja pessoalmente ou através de manchetes, seres humanos fazendo as coisas mais vis. Mentindo, dissimulando, roubando, matando e, por último e o mais importante, sendo hipócritas como só humanos conseguiriam ser.

Mas não consigo enxergar que tudo está perdido. O problema, digo a mim mesmo, é que as pessoas que fazem coisas boas agem sorrateiramente, escondidas nas sombras, enquanto os atos nefastos estão escancarados. E viva a moral e os bons costumes. Talvez, só talvez, os justos estejam sendo mantidos reféns em algum lugar por aí, quem sabe até em um bunker...

Você, leitor desse texto, deve estar me xingando por separar as pessoas entre "boas" e "más". Não é exatamente essa a minha intenção.É, todavia, inegável que existe gente que faz coisas que levarão o barco para frente e existe gente que fica fazendo furos no casco. Talvez alguns se revezem entre um e outro também. Novamente, viva a hipocrisia.

A questão é: sim, as pessoas altruístas existem, e eu não estou ficando maluco, nem sendo um tolo utópico e nem lançando mão dessas justificativas para convencer a mim mesmo mais que a qualquer um.

No entanto, apesar de toda essa baboseira que eu disse, apesar de me odiar por ainda crer na Humanidade, me sinto simultaneamente aliviado por ainda pensar que há uma saída.

Porque, no momento em que a última pessoa viva neste planeta deixar de ter fé em nossa espécie, aí sim estará tudo perdido.

16 comentários:

  1. Oi!
    Que texto bacana! adorei a forma como você escreve e me identifiquei com as palavras. Parabéns!.
    Abraço
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Obrigado pelo carinho! Não deixe de acompanhar os próximos textos, de quinze em quinze dias, na quarta-feira.
      Abraços! :)

      Excluir
  2. Oi! Gostei muito do texto, é uma ótima reflexão. Com certeza é difícil acreditar que há pessoas boas que estão sempre disseminando o bem pelo mundo, mas existem sim e, de vez em quanto, topamos com elas e nos surpreendemos. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Que bom que você gostou do texto e que, como eu, também tem esperança.
      Abraços! :)

      Excluir
  3. Amei o texto!
    Vemos pessoas as vezes sendo tão más, não tendo amor com o próximo, aliás nem se importam, tem aqueles que matam por poucos tustões, tem aqueles que não se importar em enganar o próximo, mas ainda a esperança como você disse, ainda tem aqueles que levam o barco para frente. Amei seu blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Sim, é verdade, sempre deve haver esperança. Obrigado pelos elogios.
      Abraços! :)

      Excluir
  4. Oie Caio =)

    Ótimo texto! Acho que não podemos perder a fé, mesmo quando a nossa paciência com as pessoas é testada rs... Acho até que ter fé é mais importante em algumas ocasiões do que ter esperança, Por que ao meu ver sem fé a outra não existe.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Exatamente, porque a fé te dá uma persoectiva de futuro muito importante.
      Abraços! :)

      Excluir
  5. Que lindo o seu texto! É bom ver que ainda existem pessoas nesse mundo que esperam por melhoras, que lutam por elas, aliás, mesmo que sejam tão poucas. E é bem como você falou, as que tem boas intenções agem escondido, por trás de toda a maldade e ganância que assombra nosso mundo

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Para Sir Philip, Com Amor", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! É complicado, acredito que as boas ações não crescem também por falta de divulgação.
      Abraços! :)

      Excluir
  6. Caio, gostei muito do que você escreveu, e acho que penso mais ou menos por esse caminho. Adoro aqueles projetos tipo o da Coca-Cola que vi há um tempo, que mostram que os bons ainda predominam. Sinceramente? Não sei se acredito muito nessa estatística. Fato é que todos nós somos um pouco dos dois. Uns mais, outros menos. Eu sou "do bem", mas já tentei colar na prova, já tentei furar fila ou não devolver o troco a mais. São exemplos, mas pessoas boas também fazem isso. Só que essas pessoas boas fazem em menos "volume" e maldade, digamos assim, que as pessoas más. Tudo tem dois lados, e talvez até a pessoa má tenha seus motivos (que eu não concordo, mas ok, isso é outro papo) pra fazer o que faz. Enfim, oportunidades são diferentes, mundos são diferentes... As pessoas se moldam ao que têm e ao que vivem. Mas eu quero crer mais na humanidade, porque tem vezes que a fé balança mesmo.
    Adorei seu texto, Caio - já disse isso, hehe!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Fico honrado com os elogios. É claro que todos fazemos coisas que não deveríamos fazer às vezes, mas devemos deixar prevalecer a ideologia do bem ao próximo, e divulgá-la, o que não tem sido feito, né? Seu comentário foi ótimo.
      Abraços! :)

      Excluir
  7. Oi, Caio!
    Adorei o que você escreveu, a forma que escreveu e me identifiquei mto!!
    Quero mais textos!!
    Abraços!

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Markus! Que bom que você gostou, fico muito feliz. Estou postando a cada quinze dias, sendo a próxima coluna na quarta agora. Não deixe de conferir.
      Abraços! :)

      Excluir
  8. Oi Caio, tudo bem?
    Sabe, um dia desses discutia esse assunto no trabalho. Acredito que um dos fatores para o problema que você apresentou, é que ser certo hoje em dia, é considerado errado. Você disse que quem faz o bem está nas sombras, é verdade. Eu acredito que quando fazemos algo bom, não queremos crédito, é de coração. Acho lino um filme que fala sobre uma corrente do bem, se cada pessoa que recebesse uma boa ação fizesse uma boa ação e por assim em diante, acho que o mal iria perder o lugar. Vamos ter fé.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila! Pois é, isso é que é o lindo das boas ações, elas são singelas mas acabam contagiando algumas vezes.
      Abraços! :)

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída