Slide

domingo, 1 de março de 2015

Boneca de Ossos – Holly Black



Editora: Novo Conceito
Selo: #irado
Páginas: 224
Tradutor: Não encontrado
Sinopse: Boneca de Ossos - POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam.
Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Hey little sweets! Hoje vamos de juvenil, ok? Na verdade um infanto-juvenil com uma pegada sobrenatural de uma autora que há algum tempo deixava-me curiosa. Sem contar que eu gosto muito de infanto-juvenis. Sem mais, vamos a resenha...


Zach, Poppy e Alice são três amigos cheios de imaginação, eles criaram um mundo de piratas e sereias governado pela Grande Rainha. A Rainha é uma antiga boneca feita com porcelana de ossos, ela é rara e por isso fica guardada em uma cristaleira.
Uma boneca em uma cristaleira pode ser algo assustador, mas se você cria histórias sobre ela, sua imagem aterrorizante se suaviza. Ela se torna a Grande Rainha, senhora de todos os reinos que você e seus amigos criam. Mas e se você a tira da cristaleira? E se nessa mesma noite um fantasma aparece para você, pedindo sua ajuda, o que você faria?
Poppy passou por isso, junto com Alice e Zach, pois eles são amigos. Mesmo com Zach agindo como um grande idiota nos últimos dias. Ela contou tudo sobre o sonho e eles depois de muito pensar decidem que vão procurar o túmulo da Rainha e enterrá-la. Pois essa poderia ser a última aventura juntos.
Aventura que poderia ser apenas crianças de 12 anos pegando um ônibus para uma cidade distante, escondidos de todos e de madrugada. Mas vai além, há muito a descobrir sobre a boneca, sobre o espírito que está preso nela e sobre os garotos.
Holly Black é uma autora incrível! Esse livro foi minha iniciação nas histórias dela, mas já estou ansiosa por mais.

A narrativa é em terceira pessoa focada mais no Zach, já que ele é o personagem que mais cresce ao desenrolar da história. O enredo bem construído mescla as brincadeiras de crianças, os problemas da pré-adolescência com a família e amigos, com um delicado suspense sobrenatural.
A leitura flui rapidamente e os capítulos, relativamente curtos, ajudam. E os diversos momentos pelos quais eles passam são envolventes e nos prendem a história, então lemos rapidamente.
Os personagens são ótimos, criativos e inteligentes: Poppy sempre controladora, Zach sempre com boas ideias e Alice com seu talento e amizade. Há alguns (Poppy e Zach) me apeguei mais, mas todos eles cresceram muito nessa jornada.
O final é fechado e, como toda a história, muito bom para se acompanhar.
A capa é linda e uma das minhas favoritas do selo #irado. A diagramação é simples, mas cada capítulo possui um detalhe e no decorrer do livro várias ilustrações aparecem tornam a leitura mais lúdica.
Indico para todos que gostam de infanto-juvenis, para os garotos e garotas que estão na mesma fase da vida que os personagens e para quem gosta de suspenses/aventuras sobrenaturais.

“Não se parecia em nada com um sonho. Ela estava sentada na ponta da minha cama. Seu cabelo era loiro como o da boneca, mas estava embaraçado e sujo. Ela estava usando uma camisola suja de lama. A menina me disse que eu tinha de enterrá-la. Disse que não poderia descansar enquanto seus ossos não estivessem no seu próprio túmulo e que, se eu não a ajudasse, ela faria com que eu me arrependesse.”
  
“Nós, seus súditos leais, fizemos uma longa jornada para trazer você a este lugar, e estamos reunidos aqui neste dia para dizer adeus a você em nossa viagem. Estou feliz por você estar finalmente livre da sua torre. [...] A Rainha está morta — ela disse. — Vida longa à Rainha.”



E então quem aí gosta desse gênero? 

13 comentários:

  1. Oi Anna! Eu AMO a diagramação desses livros do selo Irado! São hardcovers e muitos contém desenhos! Lindos demais! <3

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não é hardcovers, mas a diagramação é linda! :D

      Excluir
  2. Adoreei sua resenha, focou bem os pontos principais. Já li Boneca de ossos e achei a mesma coisa que você, é um ótimo livro infanto juvenil que só melhora mais ainda com esse toque de terror. Só estava esperando que desse mais medo, mas né haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "GATACA", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imaginei que seria um pouco mais assustador, mas mesmo não sendo assim gostei muito da história.

      Excluir
  3. Oi!

    Eu não li o livro, por falta de tempo. Mais pretendo ler em breve. Tem resenha dele no meu blog, feita pela colunista. Adorei sua resenha.
    Beijos

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ahh parece bom, achei bem fofinho, rs


    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vontade de ler este livro. Mas sempre fico em dúvida. Tenho medo de ser algo muito infantil. Mas não foi isso que vi aqui. Pareceu ser bem interessante e diria até que me deixou nostálgica com relação às minhas leituras quando mais nova. Adorei a sua resenha. Me encantei com as ilustrações do livro distribuídas ao longo dela.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  6. Oie Anna =)

    Ainda não consegui ler esse livro =(
    Leio tantas resenhas positivas dos livros da Holly, mas cade tempo para ler tudo o que quero?

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Obrigada por comentar la no meu blogg


    Beeijos,
    Vem conferir o layout novo do meu blog e os posts especiais da semana de aniversário de 04 anos do blog! ♥

    http://www.paaradateen.com/2015/03/video-50-fatos-sobre-mim.html

    ResponderExcluir
  8. Aaaaa esse livro! Essssssaaaa capa! Eu quero ler!!! Deve ser muito bom!!! =D
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/03/a-linguagem-das-flores.html

    ResponderExcluir
  9. Bonecas em cristaleiras me assustam haha mas eu fiquei bem curiosa para ver como ela se sai sem a cristaleira. Nunca li nada do selo #irado, quem sabe Boneca de Ossos seja minha deixa.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser muito foda. Esse selo #irado só tem livro bom !!

    http://www.mundoemcartas.blogspot.com.br/2015/03/resenha-welder-thompson-e-o-mundo-de.html

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Que bom que gostou da leitura, tenho curiosidade em ler o livro e conhecer a escrita dela, já li resenhas positivas do livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída