Slide

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Mini Resenha + Expectativas sobre o filme


Atenção, atenção! Para mais uma postagem de ultima hora. Após uma semana dramática em todos os seus sentidos, e um cansativo dia de estágio, aqui estou eu com meus olhos ardendo e meus pés cansados (e cheios de bolhas), para discutir O ASSUNTO DA SEMANA! Claro que em meio ao lançamento do tão aguardado cinquenta tons de cinza, eu não poderia deixar de comentar minhas impressões sobre essa obra literária que agora alcançou as telas dos cinemas, para se tornar um fenômeno mundial ainda maior. Prestem atenção, pois o objetivo desse post é quebrar paradigmas e conceitos pré concebidos acerca dessa obra.

ATENÇÃO: Esse post é sobre um livro que contém temática sexual, e apesar de não abordar a fundo esse aspecto aqui, deixo claro que NÃO RECOMENDO O LIVRO NEM O FILME, PARA MENORES DE 18 ANOS.

1) Cinquenta Tons de Cinza



Sinopse: Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

Minha opinião: Cinquenta tons de cinza, por ser o primeiro livro da trilogia, é aquele em que podemos ver quem eram Ana Steele e Christian Grey antes de suas vidas se cruzarem. Ela uma jovem estudiosa e reservada, ele um homem rico e poderoso. É um mero acaso do destino que cruza suas vidas. Aqui vemos o choque de personalidades, de um lado uma garota que nem sequer sabia o que era o amor, e de outro um homem de vida marcada por relações complexas. Esse volume trata mais profundamente do sadomasoquismo como tema central da obra. Vemos os dilemas da Anna ao aceitar se submeter as práticas sexuais, com emprego de dor, propostas por Christian, e sua surpresa ao aceitar que aquilo lhe proporcionava prazer. Mas mais que isso, vemos um romance intenso, se iniciando por linhas tortas. Romance esse que descobrimos ser o caminho para que ambos encontrem equilíbrio eu seu eu.

2) Cinquenta Tons Mais Escuros 



Sinopse:
Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua nova carreira, numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.

Minha opinião: Esse segundo volume foi o que realmente fez com que eu me apaixonasse pela obra. Diferente do primeiro, ele tem uma abordagem voltada para os sentimentos dos personagens, e não só dos protagonistas, mas vemos crescer os papéis de cada um dos que os rodeiam. Ana ama Christian, e em razão desse amor ela está disposta a lidar com o que quer que seja para estar com ele, e isso inclui todos os segredos e problemas interiores da vida de Christian, aos quais ela não pode mudar. É diante desse amor incondicional devotada por Anastassia, que esse homem que por toda a vida não se sentia digno de ser amado, aceita essa nova realidade de sua vida, e começa a lutar para deixar os fantasmas no passado. Diferente do primeiro volume, o sexo aqui aparece como gesto de amor, e as práticas de sadomasoquismo são muito menos abordadas, e quando são aparecem de modo mais "leve", e sempre consensual. Aqui também temos outros problemas acrescentados a vida do casal, batalhas as quais os dois precisam travar juntos, problemas que precisam superar. Para mim a grande qualidade da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, foi a profundidade com a qual os sentimentos e personalidades dos personagens foi trabalhada. 

Expectativas sobre o filme

Como narrado no inicio desse post, estou vivendo dias terríveis, (alguém dirá que é exagero. E talvez seja mesmo! hahaha) e por isso nem sei quando poderei assisti-lo, mas assim que o fizer teremos uma Sessão Pipoca inteirinha para falar sobre. Hoje só quero dizer que assim como todos os membros desse grande público atraído pela obra de E. L. James, também contei os dias no calendário, para o lançamento (que foi ontem!), e pelo que vi circulando pela internet, não acho (e espero do fundo do coração) que o filme tenha realmente sido tão bom quanto o livro. E pelo que conheço de Jamie Dornan, não acho que eu vá me decepcionar.


7 comentários:

  1. Ah eu não sei o que sentir desses livros e do filme, eles não me chamaram muita atenção por causa do gênero mas vou ver o filme, quem sabe eu tenha o interesse para ler kk

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karol, tudo bem?
    Confesso que livros eróticos não são o meu forte e apesar de todo bafafá em torno dessa obra e agora filme não tenho o menor interesse em lê-la. Mas quem sabe um dia, não é?!

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Pois é, a sensação da semana! Acho que vai durar o mês. Eu li, não curti a leitura, mas não perco o filme. Pode parecer hipócrita, ou um contra senso, mas na verdade é que achei a escrita muito pobre, repetitiva, e acredito que a história caberia em um só livro, Tenho algumas restrições em alguns pontos de personalidade dos dois. Acredito que o filme poderá fazer melhor que o livro, eu espero. Mas pode ser realmente que eu me decepcione..rs

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Respeito a sua opinião, mas eu não gostei da trilogia. E não vou nem me referir ao gênero, que gosto de ler, e sim aos personagens. A Ana é uma tonta, me irritou profundamente o tempo todo e o Christian é tudo o que mais desprezo em um homem. Mandão, ciumento, autoritário, arrogante e por ai vai a lista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Karol, tudo bem?
    Sou uma das primeiras criticar a escrita do livro, não gostei da forma em que a autora criou a história, achei um pouco "pobre" em detalhes. Por isso o abandonei.
    Mas quando se fala do filme penso em dar uma chance, afinal nele, por não ter como narrador a personagem principal, não teremos seus entediantes pensamentos. Talvez vá assisti-lo, talvez eu realmente dê uma segunda chance para a história.

    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já li a trilogia, não sou fã... Mas sim, o livro é bom... Tanto que MUITA gente leu RSrs O filme já vi nessa sexta e gostei ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Karol!
    Eu não li o livro, nem pretendo assistir o filme porque romances, seja da vertente que for, não me atraem muito. Mas pelos comentários que tenho visto, os leitores não se decepcionaram com o filme. Parece que foi uma adaptação fiel.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída