Slide

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Mini Resenhas: TOP 3 Leituras do Mês


Oi, gente, tudo bem? Hoje eu vim aqui para falar sobre as melhores leituras que fiz no mês de janeiro. Preferi esse formato de post a uma resenha maior de um livro só porque li muitas coisas esse mês (FÉRIAS!), e acho que se fizesse uma resenha única hoje deixaria de poder indicar vários livros ótimos. Sem mais delongas, vamos ao meu TOP 3 de leituras desse mês de janeiro.



3) O Médico e O Monstro - Robert Louis Stevenson


Sinopse: As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?

Minha Opinião: Comprei este livro por impulso e realmente não tinha muitas expectativas quanto a ele, por isso fui muito positivamente surpreendido. Não gosto de histórias de terror que são puramente linhas assustadoras, que não vão além do próprio horror, e por isso adorei os questionamentos existenciais levantados por Stevenson. Além disso, achei muito interessante a forma como a história é contada, começando por pontos de vista usuais e passando a cartas. Após a leitura, a principal questão que perdurou em  mim foi: até que ponto é positivo separar o que há dentro de nós entre Bem e Mal?


2) Mentirosos - E. Lockhart


Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.


Minha Opinião: Mentirosos é a prova viva de que um clichê bem desenvolvido é mais que válido. Confesso que li este livro por mera curiosidade: desde seu lançamento nos Estados Unidos em meados de 2014 eu era bombardeado por comentários positivos sobre a obra na internet. Comecei a leitura meio receoso, e admito que o início da narrativa não me cativou muito. Porém, conforme a história se desenrola, fica complexa e real, e fui transportado para o mundo dos Sinclair. A genialidade de Mentirosos, no entanto, só é compreendida no desfecho do livro, onde a autora pega a verdade e atira em cima do leitor, deixando-o perceber que tudo fora tão óbvio o tempo todo, mas ao mesmo tempo tão impensável. Tiro meu chapéu para E. Lockhart, por ter construído a história de forma única e inteligente. Leitura super recomendada.


1) Dias de Sangue e Estrelas (Feita de Fumaça e Osso #2) - Laini Taylor




Sinopse: Karou, uma estudante de artes plásticas e aprendiz de um monstro, por fim encontrou as respostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é - e o que é. Mas, com isso, também descobriu algo que, se fosse possível, ela faria de tudo para mudar: tempos atrás Karou se apaixonou pelo inimigo, que a traiu, e por sua culpa o mundo inteiro foi punido. Na deslumbrante sequência de Feita de fumaça e osso, ela terá que decidir até onde está disposta a ir para vingar seu povo. Dias de sangue e estrelas mostra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra ancestral.

Minha Opinião: Minhas expectativas para esse volume eram extremamente altas, porque gostei muito da introdução da trilogia em Feita de Fumaça e Osso. Posso dizer, aliviado, que Laini Taylor atendeu a todas elas, elevando a história a um patamar muito além do que eu esperava de um YA Sobrenatural, e tornando-a, atrevo-me a dizer, épica. A história ganha várias e várias camadas e uma complexidade (mais uma vez) inesperada. O ritmo cresce constantemente durante o livro, culminando em uma conclusão explosiva e em um gancho interessante para o próximo volume, que tem tudo para consagrar ou destruir a trilogia, dependendo da forma que a autora o tenha desenvolvido. Um livro muito bem escrito, que trata de dor, desespero, sangue e estrelas. Minha única ressalva é o POV de Sveva, que aparentemente não teve nenhuma utilidade para o andamento da trama. Espero que ela venha a ser necessária no próximo livro.


É isso então, pessoal. Espero que tenham gostado do post e que as dicas tenham sido úteis. Até mais!


10 comentários:

  1. Oi Caio, tudo bem?
    Eu quero muito ler mentirosos!!!! Todas as resenhas que li até hoje só elogiam essa história. Estou super curiosa ainda mais agora depois de você falar que a autora é um gênio!!!! Dias de Sangue e Estrela, um livro que não é muito comentado, mas quando acho uma resenha, sempre me lembra porque eu tenho que ler!!!!!!!!
    adorei suas leituras.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila! Mentirosos é um livro surpreendente, tenho certeza de que não irá se decepcionar com a leitura. A trilogia Feita de Fumaça e Osso está se tornando uma das minhas favoritas de todos os tempos, é única.
      Abraços! :)

      Excluir
  2. Oi! Ainda não li nenhum destes, mas estou louca para ler Feita de Fumaça e Osso. Fico feliz em saber que o segundo volume não te decepcionou. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Feita de Fumaça e Osso é incrível, e a continuação realmente leva a história além. Estou muito curioso para o terceiro livro, espero poder lê-lo em breve!
      Abraços! :)

      Excluir
  3. Oi Caio!

    Eu preciso e muito ler Mentirosos! Toda Blogosfera fala desse livro, comprei essa semana e tenho fé que ele chega antes do final de semana. HAHAHAAHA
    Quero ler também Feito de Fumaça. Parecer ser muito bom! Ta na minha lista de desejados.

    Beijos!

    Cintia

    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia! Quando Mentirosos chegar passa na frente, porque é ótimo. Feita de Fumaça e Osso é uma história única, acho que você devia ler sim!
      Abraços! :)

      Excluir
  4. Oi Caio!
    Quero muito ler Mentirosos, vi muitas resenhas positivas e a vontade de lê-lo já está me matando. Espero poder ler o mais breve possível.

    Bjs!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Mentirosos é um livro impressionante, construído brilhantemente. Acho que você não vai se decepcionar.
      Abraços! :)

      Excluir
  5. Olá!

    Estou louca para ler Mentirosos, parece muito bom!

    Bjs
    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída