Slide

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Dias Melhores Virão - Jennifer Weiner



Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Sinopse: Quando Ruth Saunders recebeu o telefonema de uma rede de televisão dizendo que sua série original seria levada ao ar, ela quase não acreditou. Embora tivesse passado a vida escrevendo, não pensava seriamente que seu roteiro (autobiográfico!) sobre uma mulher jovem, com excesso de peso, que vivia com a avó, e que decidira se mudar para Miami para fazer fortuna, pudesse ser realmente interessante para alguém. Tudo o que ela queria era ver sua série entre os comentários do público e das revistas especializadas, mas Ruth foi acordada bem depressa de seu sonho... Atores de cabeça vazia e ego inflado, e burocratas da emissora transformaram seu roteiro para atender a múltiplos interesses... Todo o esquema criado para se colocar uma série no ar é, ironicamente, narrado por Jennifer Weiner, ela mesma uma veterana da TV. As esperanças de Ruth são sistematicamente frustradas: os acionistas da rede insistem em uma revisão sem sentido, sua personagem principal, uma mulher cheia de curvas, passa a ser quase anoréxica, e a avó, Nana, de mulher madura e sofisticada passa a uma ninfomaníaca da terceira idade. Divirta-se com a escrita espirituosa e cativante de Jennifer Weiner e sua deliciosa capacidade de fazer valer, em cada um de seus livros, os sentimentos de todas as mulheres.


Hey gente! Nosso assunto hoje é “Dias Melhores Virão”. Ele conta a história de Ruthie Saunders, uma mulher jovem que quando criança sofreu um grave acidente que a deixou com diversas cicatrizes pelo corpo, além de órfã. Mas graças a adorável avó materna, Rachel, ela teve uma família e um pouco de normalidade na confusão que foi sua infância passando de hospital em hospital.
Mas os detalhes sobre a vida de Ruthie vão sendo dados lentamente, para que pouco a pouco nós entendamos a insegurança e motivações da personagem. Que é apaixonada por séries de TV e sonha em ser uma roteirista. Após anos sonhando, Ruthie escreveu seu primeiro roteiro definitivo de um piloto (primeiro episódio) e o mandou para a seletiva.
E ele foi aceito! Maravilha! Bem... Nem tanto, pois os investidores não terão dó nem piedade e se quiserem mudar algo por motivos fúteis, eles vão.
Ruthie aceita diversas exigências, mesmo infeliz com elas, mas luta pouco. Afinal ela sabia que haveria mudanças e a história que ela escreveu vai para a TV, é isso que importa, certo? Só que e se a história perder sua essência? E se não for mais o que ela sonhou?
A narrativa em primeira pessoa traz a Ruthie contando sua história com alguns flashbacks que nos mostram sua infância, adolescência, sofrimentos, diversões e desencontros amorosos. Caracterizando alguém marcada pela vida desde cedo. Há leveza na história no relacionamento com avó, Rachel, que é um amor de pessoa, o tipo de personagem perfeita para ser uma avó. (dãh!) E na interação com os “Daves”, Big Dave e Little Dave, antigos chefes de Ruthie e atualmente seus amigos e colegas, dois piadistas natos! Eles são como irmãos que se amam e odeiam.
O enredo se passa no cotidiano, retratando como é feita uma série de TV, desde as seleções até a análise dos níveis de audiência, além de contar como a vida dos personagens vai mudando após o inicio da produção. Ruthie por ser uma viciada em séries faz diversas referências a elas em sua narração. Para os viciados (a.k.a. a resenhista que vos fala) o reconhecimento é imediato. A mais citada é As Super Gatas (The Golden Girls), favorita de Rachel e Ruthie.
A minha leitura foi um pouco lenta, pois não me apeguei a Ruthie tanto quanto esperava. E os capítulos longos não ajudaram, o que me motivava eram as piadas sarcásticas e referencias as séries. Além da expectativa no crescimento interno da protagonista. Pois para mim, essa uma história é sobre autoconhecimento, é a descoberta de sua própria força.
Ajudou também a diagramação da Novo Conceito ser simples e ter uma fonte em tamanho bom, não foi cansativa aos meus olhos. A capa é simples e apesar de representar a história, acho que uma melhor poderia ter sido feita.
Após a leitura, o classifiquei como chick-lit, já que conta a história cotidiana de uma mulher e, no caso, uma mulher adulta. Ah... Pensando nisso temos algumas cenas mais quentes, não muitas, mas elas existem.
Indico o livro para quem gosta de chick-lit e de histórias sobre crescimento. 






Resenha postada em parceria com o site Arca Literária.

6 comentários:

  1. gostei da ressenha, nao conhecia o livro. Interessante a historia pois fala dos padroes de beleza que impomos na sociedade, ao colocar a personagem da serie quase anorexica...gostei ! :)

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lado mais voltado a critica é bacana e também me motivou a continuar a ler, pois nem só de Barbies vive o mundo.

      Excluir
  2. Olha eu gostei bastante da sua resenha, mas ao ler seu ponto de vista e saber que os capitulos são longos eu acabei desanimando um pouco. Eu tenho o livro na minha estante. Comprei na Bienal de SP, mas eu ainda não o peguei e esse vai ser meu grande problema, porque além de não gostar de livro parado e que não me envolve, eu odeio livros que tem capitulos mto longos. Isso meio que cansa mesmo. Mas espero ter uma visão diferente de vc sobre a história e gostar bastante do que for ler =]

    Parabéns pela sua resenha viu?

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ler, me manda a resenha porque quero saber outras opiniões! :D

      Excluir
  3. Olá, Anna. Tudo bem?
    Confesso que essa narrativa em primeira pessoa e essa jornada de autoconhecimento não me pareceu nada atrativa. Acho que não iria conseguir me apegar a protagonista e nem a obra.
    Dessa vez, passo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que também não me apeguei a Ruthie, não sei, mas não havia aquela vontade louca de saber mais e mais e mais. Apenas queria terminar.

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída