Slide

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Seis Anos Depois - Harlan Coben




Autor: Harlan Coben
Páginas: 267
Editora: Arqueiro
Sinopse: Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos. Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada. Em Seis Anos Depois Harlan Coben usa todo o seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde.

Olá, leitores! Há quinze dias estreei aqui com um texto reflexivo, mas hoje venho compartilhar minhas impressões sobre uma leitura recente: Seis Anos Depois, de Harlan Coben. Sei que, como o texto é uma resenha, deveria primeiro introduzir a trama do livro para depois dar minhas opiniões a respeito dele, mas como este é um livro cheio de mistério, prefiro não arriscar revelar demais sobre o enredo e deixarei a sinopse falar por mim.


Queria começar dizendo duas coisas. A primeira é que sou um grande fã de Harlan Coben. Adoro seus personagens, suas histórias, e o jeito como ele tece a trama ao longo dos livros de modo que cada página do livro se torna necessária para o quadro final. A outra é que esse não é um dos meus livros favoritos do autor.

Ao iniciar a leitura de Seis Anos Depois, fui completamente sugado. A primeira metade do livro é simplesmente insana demais para não ser lida de uma vez só. Somos apresentados a esse personagem incrível, Jake Fisher, e às coisas loucas e sem sentido acontecendo ao seu redor. Com ritmo perfeito, a trama se desenrola muito bem nesse trecho do romance, mas o encantamento não durou tanto quanto eu gostaria.

Seis Anos Depois é o décimo primeiro livro de Harlan Coben que eu leio e posso dizer que, depois de tantas obras lidas, os recursos utilizados pelo autor começam a soar repetitivos. Pode parecer um tanto apelativo dizer isso, mas como não lembrar de Não Conte A Ninguém, um livro mais antigo de Harlan, ao ler este volume? Além disso, a semelhança na execução da história com o que foi feito em outros livros finalmente começa a me irritar.

Outro problema que tive com o livro foi o encerramento. Os finais de Harlan Coben costumam ser de tirar o fôlego. Você é levado pela mão, sem fôlego, até a última página. Com Seis Anos Depois, bem antes do final a trama já estava totalmente exposta, e as reviravoltas finais não me surpreenderam. Talvez eu esteja finalmente entendendo como o autor monta as tramas, e conseguindo estar assim um passo a frente, mas posso dizer que fiquei frustrado por ter pela primeira vez conseguido prever o final de um livro de Harlan.

Esses problemas, é claro, não tiram o mérito do livro, que continua sendo uma leitura rápida, eletrizante, e divertida. O romance me manteve entretido do começo ao fim, apesar do problemas que tive com ele. E, afinal de contas, isso é tudo o que os livros desse autor nos prometem. O resto são expectativas. 

Queria deixar aqui uma "honra ao mérito" a Jake Fisher, o protagonista, que, depois do trio Myron, Win e Esperanza, é sem dúvidas o personagem mais cativante já criado pelo escritor.

Diria, portanto, que sim, Seis Anos Depois, é um livro muito bom, altamente recomendável não só para os fãs de literatura policial, mas para fãs de todos os gêneros, pois a narrativa de Harlan é bem abrangente. No entanto, se você procura pelos melhores livros do autor, minha recomendação já seria um de meus três favoritos: Confie Em Mim, Jogada Mortal ou Desaparecido Para Sempre.

Nota: 4/5


10 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DA RESENHA, JÁ ESTAVA COM MUITA VONTADE DE LER ESTE LIVRO . COM A RESENHA FIQUEI CURIOSA P/ LER TODO O LIVRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. O livro vale a pena ser lido, você não vai se arrepender. :)
      Abraços.

      Excluir
  2. O livro parecer ser bem interessante, gostei da pergunta como encontrar alguém que não quer ser encontrado? Quando tiver tempo vou ler.
    Beijos!

    http://meus-dezesseis-anos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bianca, é uma história realmente interessante. Aposto que você vai gostar.
      Abraços.

      Excluir
  3. Primeira resenha que vejo deste livro, gostei bastante da premissa!
    Coloquei na minha lista ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra. A premissa do livro é realmente fantástica, e Harlan Coben é um ótimo contador de histórias. Quando tiver lido me diga o que achou.
      Abraços. xD

      Excluir
  4. Eu ainda não li nenhum livro deste autor, mas morro de vontade. Que pena que este não te agradou tanto quantos os outros. É ruim quando isso acontece.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ana, fui cheio de expectativas e me decepcionei um pouco. Mas, como eu disse na resenha, continua sendo um bom livro que vale a pena ser lido. Recomendo fortemente qualquer livro do Harlan Coben, tenho certeza de que quando você ler um vai querer ler todos! haha
      Abraços.

      Excluir
  5. Quero muito ler esse livro, pois todo mundo fala bem dele. Mas minha lista está enorme :( Resumindo ele vai te que espera mais um pouquinho http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/deixe-neve-cair.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Carolina! Pois é, essas listas de leitura infinitas são um problema. Mas arranje um espaço pra este que valerá a pena.
      Abraços. :)

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída