Slide

sábado, 25 de outubro de 2014

Saiba se você está preso em um Cliffhanger!


Hey gente!! Vocês já encontraram um livro que acabou as páginas ou até mesmo o capítulo de forma brusca e bem naquele momento angustiante? Saiba que aquele autor e aquela história acabarma de te deixar "a beira de um abismo" ou melhor dizendo, em um cliffhanger.
Não acredita? Olha abaixo o significado de cliffhanger:

Cliffhanger, na tradução literal para a língua portuguesa “à beira do precipício”, ou “à beira do abismo”, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. - Wikipédia
Entendido o conceito, vamos além! Você sabia que ele é um recurso de roteiro usado para nos deixar preso a  história? E olha, tem autor que consegue nos prender até de mais! Jogue a primeira pedra aquele que nunca surtou ao ver que o livro não tinha mais páginas e nem um final fechado. Ou então já virou madrugadas para descobrir o que aconteceria no próximo capítulo.

É difícil precisar quando foi a primeira vez que se usou esse recurso. Mas na literatura estimasse que começou com o livro "As mil e uma noites", no qual, para quem não sabe, a jovem Sherazade se mantém viva por várias noites envolvendo o rei da Pérsia a cada noite com um novo conto.
Até a psicologia explica: a situação envolvida no cliffhanger fica clara na memória do leitor, deixando-o interessado na história, mesmo com intervalos entre o final de um livro e inicio do outro (no caso de sagas e séries). Esse é o efeito Zeigarnik, ele estabelece que as pessoas costumam se recordar de tarefas incompletas ou interrompidas melhor do que tarefas completadas.

Vocês já encontraram muitos livros com cliffhanger? Qual mais te incomodou? E a pergunta mais importante, você se enquadrou nas caraterísticas que citei durante o texto? Eu sim, então, meus queridos, estão presos em um abismo e só os autores podem nos salvar... ou empurrar.

Em breve trarei uma lista com alguns dos que eu já encontrei...

Até depois!

18 comentários:

  1. Oi Anna! Já encontrei vários e até agora não sei se amo ou odeio este recurso usado pelos escritores, em séries é campeão, quase todas seguem esta linha, isso me faz querer o livro seguinte desesperadamente, quando já tenho em mãos ótimo, quando não a espera é triste.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, acho que é bom quando durante o livro tem vários, mas o final te deixa satisfeito... Mentira! Eu amo sempre! A agonia de não saber o que virá é estimulante! kkkk

      Excluir
  2. John Green adora se apropriar desse termo! haha Mas acaba que são os melhores livros, não é? Aqueles que te deixam sempre querendo algo mais, que te fazem devorar os próximos capítulos até a contra capa.

    http://sabetipoassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são os melhores, mas nunca pensei que o Green usa-se esse recurso. Bom saber!

      Excluir
  3. Isso é muito usado em series. Dá até raiva, ainda mais quando ainda falta um ano para lançar o próximo hehehe. Um que eu me lembre agora e me deixou de queixo caído foi o primeiro livro de Guerra dos Tronos. Acabou de um jeito que corri assistir a 1 temporada da serie e depois ler o segundo livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cliffhanger faz isso te deixa vidrado e só pensando nele.

      Excluir
  4. E esses são os melhores tipos de livros! É tão bom, e ao mesmo tempo angustiante, chegar naquela parte cheia de tensão que você simplesmente não consegue fechar o livro, nem mesmo piscar. É tranquilo quando podemos continuar lendo sem problema, agora, quando é no final de um livro que a continuação ainda não veio, ou de uma série.. Aí é maldade demais hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Vem conferir o Especial de Halloween que tá rolando na Caverna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota maldade nisso! Já pensou? Ter que parar no meio de uma tensão?? Angustiante demais! kkk

      Excluir
  5. A série Guerra dos Fae define o meu desespero de maneira incrível. Estava realmente assim, no abismo rs. A sensação é ótima, Anna.
    Adorei conhecer sobre isso, confesso que não sabia e nem sei escrever o nome hahaha. Vou demorar horrores para aprender rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que nós apresentamos esse recuso para você! Estou querendo A guerra dos Fae, bom saber que é assim, aí já compro uns 2 de uma vez para não ficar me torturando por muito tempo kkkk

      Excluir
  6. Nossa que interessante!
    Psicologia também é vida né? hehe
    é legal saber dessas táticas dos escritores
    ótimo post
    beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Claudia! E um bom escritor sempre sabe invadir nossa mente e deixar a história lá.

      Excluir
  7. Gosto muito de livros para adolescentes, com historias que sejam parecidas com a minha , ou que me motivem. E sempre que leio algo deste tipo, fico trazendo a historia para a minha vida. Sempre tem alguma frase no meio de tudo, que me faça refletir um pouco. Leitura é isso. Hoje mesmo, terminei de ler um livro, que fiquei completamente agoniada para saber a continuaçao.

    Beijos, ♥
    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Luana! As séries e sagas teens tem se tornado verdadeiros martírios, pois sempre a fatos muito grandiosos e angustiantes que nos deixam cheios de expectativas.

      Excluir
  8. Olha eu sinceramente nunca tive problemas com os livros, até porque acabo lendo todos eles, mesmo não gostando de algum como estou lendo um agora. Mas eu não vejo a hora de terminar, porque fica bastante cansativo as vezes. Mas tipo, eu as vezes vejo que tem alguns livros que nos passa umas mensagens muito boas e eu gosto muito. Eu sempre marco e a maioria dos meus post it são coisas que eu realmente gostei de ver no livro ou até mesmo para postar nas resenhas os quotes. Enfim...Gostei da sua postagem. Achei diferente, porque nunca tinha ouvido falar dessa palavra hehehehe


    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Sil! Acho que uns cliffhangers bem feitos podem deixar um livro "chato", menos cansativo. Mas não tenho a menor certeza sobre isso kkkk

      Excluir
  9. Gente, que interessante! Nunca tinha parado para pensar ou ler sobre o assunto, por incrível que pareça leio poucos livros com esse recurso (Graças a Deus pois sou ansiosa por natureza hahaha).

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhey, também sou mega ansiosa e o pior é que amo livros com cliffhangers. Devo ser masoquista!

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída