Slide

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bela Maldade – Rebecca James


Editora: Intrínseca
Páginas: 302
Sinopse: Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada.

Iniciei a leitura de Bela Maldade sem nenhuma expectativa e sem sequer saber do que se tratava a história. Talvez se eu não tivesse encontrado esse livro a venda na livraria saraiva pela bagatela de cinco reais eu nunca nem o teria olhado. E foi assim, de forma inesperada que ele acabou entrando para o meu seleto roll de favoritos.

A narração intercala de maneira primorosa os três momentos críticos da vida de nossa protagonista – o da menina sonhadora e que confia nas pessoas e na vida, que por este exato motivo tem a sua e de sua família afetada de maneira desastrosa e irreparável; o da garota que quer esquecer o passado de dor e apenas continuar sua existência da maneira mais discreta possível; e o da mulher que hoje só guarda a dores e infortúnios, marcas profundas de um passado que impossível de ser esquecido.

Essa construção textual trabalhada na alternância dos três tempos é a grande responsável pelo suspense contido na obra que agarra o leitor o impedindo de se desligar da história. A cada página lida mais queremos saber qual foi o grande desastre da vida da Katherine, o porque da Alice não deixá-la viver, e qual o final que espera nossa protagonista. Este ultimo, no entanto, a autora deixa apenas subentendido.

Bela Maldade não é uma história qualquer sobre amizade, não é um livro colegial (embora a principio possa parecer), e não chega nem perto de ser um clichê, é uma história realista como a muito tempo eu não lia, que nos faz refletir e no nosso intimo saber que os dramas da vida da Katherine, assolam muitas pessoas dia a dia.


Indico  o livro para todos os públicos.



6 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei sua resenha!
    Esse é um livro que eu adoro, um dos meus favoritos com certeza
    é uma pena que ele não é tão conhecido :(
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos primeiros livros resenhados no blog. Eu adorei a forma como foi escrita. A curiosidade em saber o que tinha acontecido só aumentou. Eu amei o livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol.
    Sua resenha não é a primeira que leio elogiando a obra. É um livro que muitos não dão atenção mas que tem conteúdo e mensagens relevantes.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros que fogem do clichê e deixam uma mensagem para o leitor.. Gostei muito da sua resenha, bem objetiva.
    Gostei muito do seu blog e estou lhe seguindo.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Karol!
    É tão bom quando a gente não espera nada e o livro acaba sendo ótimo. Ainda mais só pagando 5 reais!
    Gostei da resenha e também quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Na vibe de Garota Exemplar, esse livro daria um ótimo filme, só teriam de achar uma Alice psicopata.
    Adorei a resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída