Slide

sábado, 23 de agosto de 2014

Um conto do Destino – Mark Helprin


Editora: Novo Conceito
Páginas: 720
Sinopse: É possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer? Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer! Em uma noite especialmente fria, o exímio mecânico – e larápio – Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o romance entre o ladrão de meia-idade e Beverly Penn, uma jovem que tem pouco tempo de vida. O amor que os une é tão poderoso que levará Peter Lake, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. Surpreendente e intenso, "Um Conto do Destino" nos transporta do século 19 ao final do século 20, na virada do milênio. Os personagens se encontram e se perdem ao sabor do destino, que insiste em brincar com aqueles que encontra pelo caminho. Uma pintura mágica da beleza e do amor, sobre a morte que desafia e sobre a vida que se afirma sobre ela.

Palavras:

A beleza está em todos os detalhes, mas até mesmo belos detalhes podem sobrar.

Um conto do Destino é reunião de 4 livros em 1. E possui tanta história que fica difícil saber o que priorizar nesta resenha.
Tudo começa com Peter Lake desde como chegou a New York passando por seus problemas com Pearly (líder da gangue Rabos Curtos) até chegar a Beverly, sempre em companhia do adorável cavalo branco, Athansor. Após apresentados e abordados diversos pontos que envolvem os personagens anteriores, seguimos a segunda parte, na qual nossos protagonistas são Virgínia e Hardesty, aqui conhecemos a fundo os protagonistas, como chegaram a NY e como se ligaram a ela.
Na terceira, conhecemos os jornais The Sun e o The Ghost, que são mencionados diversas vezes ao longo de toda a narrativa, porque um foi fundado pelo pai de Beverly.  Na quarta e última parte vemos diversos pontos se ligando e respostas ou algo próximo a isso aparecendo.

Nossa (!), pelo meu micro resumo, nem parece que é tanta história quanto a que vi.
Bem, com uma narrativa em terceira pessoa e extremamente detalhista, o autor nos conduz por um enredo que mescla a realidade dura com a leveza e encantamento das lendas e do destino. Passando ao longo dos séculos e regiões, mas sempre voltando a NY ou estando ligada a mesma. Agora escrevendo essa resenha e repensando tudo que li, arrisco a concluir que New York, não é um “mero” plano de fundo, mas sim uma das partes mais importantes, quase um protagonista.
Há diversos personagens e em sua maioria eles são cativantes de alguma forma, mas não consegui gostar da Beverly e do Peter Lake na primeira parte da história, por mais belo que fossem como um casal, eles não me conquistaram. Tanto que essa parte foi a mais difícil durante a leitura e cheguei a pensar em desistir.
Fui forte e segui para a segunda sem grandes expectativas. Uma grata surpresa foi ver que o livro é mais do que as resenhas que já havia lido demostravam. E conhecer personagens como Jesse Honey (criaturinha curiosa!), Sra Gamely e Praeger, deram-me uma nova motivação e com as próximas partes me envolvi mais. Cheguei até a simpatizar um pouco mais com o Peter.
As cenas são descritas de forma tão detalhista e poética que poderiam ser um quadro que estava a minha frente. Confesso que esses detalhes foram bem cansativos em alguns momentos. Pois se estendiam desde as cenas até os personagens. E infelizmente, não sou fã desse extremo.
Há uma beleza na história e um “fator x” que encanta, mas não é o tipo de história que me motivaria a reler o livro todo (e olha que não estou considerando o tamanho), não sei como expressar o porquê exato, mas é mais ou menos assim: É lindo, mas uma vez é suficiente.
Indico para quem gosta de romances cotidianos com um toque de misticismos e encantamento. Mas atenção esse não é um livro para se ler rapidamente, principalmente se você, caro leitor, não gostar de leituras detalhistas.

Imagens e Trechos:

O cavalo mais incrível de todos os tempos.
“A cidade jaz no fundo deste lago. Aqui do alto, parece pequena e distante, mas a energia do lugar é visível, pois, mesmo quando a cidade parece não ser maior do que um inseto, ela está viva. Estamos caindo agora, e a nossa descida rápida e discreta nos levará a uma vida que está florescendo no silêncio de outra época. Enquanto descemos lentamente em meio ao silêncio completo, rumo a uma superfície que novamente se descongela, somos confrontados por uma paisagem tomada pelas cores do inverno. Elas são muito fortes, e nos atraem.”


“Conforme a velocidade de Athansor aumentava, as nuvens que passavam por eles se transformaram em um borrão branco. Peter Lake pensou na cidade.”

Classificação:


Essa resenha também foi publicada no Arca Literária
Esse livro fez parte da Maratona Eu Sou Doideira II e eu tive que escolher um música para ele, para saber qual clique aqui. E desculpa a semana sem postagens, a internet não colaborou muito. ;)

32 comentários:

  1. Tenho que ler e ver o filme que ainda não vi.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, é uma leitura interessante mesmo que não seja meu tipo favorito.

      Excluir
  2. A obra é bem completa mesmo, com mais de 700 páginas que vai além da descrição rs. Eu gosto de livros bem descritivos, mas não sei se isso se enquadraria num romance, ainda mais cotidiano, acredito que não faz muito o meu estilo.
    Mas gostei das avaliações feitas sobre a obra. Quero conhecer o filme

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um cotidiano com uma fantasia e misticismo atrelados, mas se torna um pouco cansativo em alguns momentos. Completo ele é! kk
      Sobre o filme, ainda não o vi, mais ouvi que ele não contempla todas as partes (nem tinha como, afinal esse livro é enorme!)

      Excluir
  3. Vendo a sinopse, eu me apaixono pelo livro, mas depois de ouvir tantas críticas sobre ele, tenho medo de não gostar...
    Ainda não me decidi, hahahaha
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na dúvida, leia! Pois só assim poderá ter certeza de algo, seja bom ou ruim. Portanto, Alê, leia o livro. Vá na fé e na coragem! haha

      Excluir
  4. Olá!
    HMM, Eu acho que não ia conseguir ler este livro. Não gosto de livro muito detalhistas e ainda estou acostumando aos romances românticos. Talvez, quem sabe, um dia. ótima resenha =)

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi, se não é fã de detalhismos nem de romance evite, pois é base da narrativa.

      Excluir
  5. Oi Anna!
    Esse livro é enorme e, como não conheço o autor, não me senti animada para ler. Se fosse um autor que já conheço nem me sentiria intimidada pelo tamanho.
    Também acho que essa escrita meio poética pode ser cansativa... Por isso ainda não me animei a ler o livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, sempre acho que é bom ler. Mas se não gosta da narrativa mais poética é mesmo muito complicado.

      Excluir
  6. Oi!
    Não conhecia o livro...
    Essa questão de ser muito detalhista e poético me chamou atenção, parece ser uma leitura rica...
    Mas, confesso que nem gostei da capa...rs... podiam colocar uma capa mais poética também, né?! :)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é inspirada no filme e acho que uma capa com uma arte ou algo assim seria mais adequado. Mas é bom lembrar que o livro vai além do lado poético.

      Excluir
  7. Oi, Gabby!

    Sou muito receosa quanto à leitura desse livro, porque pra ler um livro grande até o final, tem que ser bom né?

    Beijão!

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem o que quer dizer e tem mesmo, se não vira uma ação muito árdua. Sabe, eu pensei que seria assim com esse livro, até que comecei a segunda parte e a história me envolveu mais.

      Excluir
  8. Estou enrolando para ler esse livro. Eu já peguei ele diversas vezes na mão e acabo desistindo. Por causa do tamanho e também pelas resenhas não tão positivas que li sobre ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que muitos blogueiros se cansaram também, então quando for ler esteja certa de que vai ler para aproveitar a leitura e sem pressa. Pois ele precisa disso.

      Excluir
  9. O que desanima é o excesso de detalhes,
    até gosto de cenas detalhadas que nos fazem imaginar mais facilmente como tudo acontece,
    mas livros detalhados demais me cansam, principalmente nesse momento que vivo cansada fisicamente, quero ler coisas que me revigorem e não livros que cansem minha mente também hehehe Adio essa leitura, quem sabe futuramente entro no clima.

    https://soubibliofila.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, bom é bom adiar, então! Pois esse livro dever ser lido com calma e tempo, pois só assim dá para extrair e entender tudo que ele oferece.

      Excluir
  10. Otima indicação, os livros da novo conceito, sao sempre bons !

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  11. Eu estou doida para ler este livro, mas ainda não tive coragem de encarar este tanto de páginas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uau não sabia que ele tinha tantas páginas. Eu já gostei da parte que você não gostou muito rs adoro uma escrita mais detalhista e cheia de floreios haha me ganhou. Irei ler!

    Beijos
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo!! Aguardo sua resenha, afinal é sempre ver mais de uma opinião, mesmo que divergentes. É por isso que mesmo não gostando muito de uma história, sempre recomendo a leitura afinal, vai que alguém gosta?! hehe

      Excluir
  13. Hey!

    Gente, juro que nunca tinha reparado na quantidade de páginas desse livro. Fiquei um pouco chocada aqui, confesso. Adorei essa mescla de realidade e lendas, tenho a impressão de que esse livro se tornará um dos meus queridinhos. Eu adoro uma narrativa detalhista, mas tudo tem seus limites. Em alguns casos chega a ser enfadonho. Enfim... Nunca tinha dado muita atenção ao livro ou lido resenhas sobre ele, mas fiquei interessada.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! E eu aguardo resenha, tá? Olha para mim ele se tornou meio chatinho em alguns momentos, mas vai que você gosta? Encare a leitura! ^-^

      Excluir
  14. Oi Anna, inaugurando nossa parceria deixo aqui meu comentário objetivando o carimbo de concluída. Muito bom entrarmos em um blog e nos defrontarmos com um texto escrito em português correto e informativo. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabby, tudo bem???
    Que pena que o livro não lhe tocou da mesma forma que a mim. Eu abri aquelas páginas e simplesmente mergulhei em uma literatura fantástica!!!! Para mim é um clássico que deveria ser ensinado em todas as escolhas, todos deveriam ter acesso aos ensinamento do autor. Virei fã completamente.
    Beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Cila. Eu achei que tem mesmo lições muito bonitas, mas por ter uma narrativa tão contemplativa acabei ficando cansada em algumas partes.

      Excluir
  16. Oi, Anna.

    Amo livros grandes, e estava doida pra ler este livro, mas depois de ler a sua resenha me deu um pouco de preguiça. '-'
    Pra mim era apenas a narrativa do casal e não várias coisas acontecendo e no fim o destino delas cruzados, é isso mesmo ou entendi mal?

    Visite: Paradise Bookss

    Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é uma história para explicar vou ter que usar um pequeno spoiler, conta-se a vida do Peter e da Beverly, nas próximas partes vemos alguns outros personagens ligados aos primeiro, mas anos depois que Peter e Beverly se amaram. E em uma dessas partes o Peter volta (por isso o misticismos). Não posso explicar o porque. Se gosta de romance e gosta de leituras detalhistas, leia!

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída