Slide

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Apresentando Novos Poetas – Enide Santos


Olá pessoas! Hoje tem novidade em versos em destaque! Estamos com a proposta de trazer para vocês a obra de novos poetas, e hoje lhes apresentaremos a Enide Santos. A Anna me mostrou as poesias da Enide na página dela no facebook, e eu logo me encantei. Vamos conhecê-la?

“Sou Enide Santos, nascida no dia 30 de outubro de 1968. Na cidade de Condeuba - Bahia. Dona de casa, artesã e mesmo tendo o ensino médio incompleto me atrevo  a fazer poemas. Seguindo assim um desejo incontrolável do meu sentir. A paixão pela poesia nasce ao me espelhar em meu pai( Narcizio Andrade Gomes) que se alfabetizou de maneira inédita em sua adolescência, sem condições financeiras e por vários outros fatores que o impediu de frequentar o âmbito escolar. Por meses ele espreitou os garotos que retornavam da escola, e escreviam pela estrada de terra letras que aprendiam na escola, aprendeu perguntando para quem sabia a leitura, como dizia ele. Dessa forma ele descobriu o mundo, e leu tantos livros quanto pode. Fã incondicional de Bocage. Deixavamos-nos eu e meus irmãos presos àquelas magníficas fantasias de suas narrações. Deixou-me assim de herança a sua força de vontade, que hoje uso para descrever meus sentimentos mesmo sem ter um diploma. Leio, pesquiso, pergunto e construo. Criei meu blog para fazer-lhe uma homenagem, onde posto também minhas humildes poesias.”

A poesia da Enide é bem clássica, com ritmo e rimas bem trabalhadas. Conseguimos perceber os cenários das histórias que ela apresenta através dos versos, e o grande sentimentalismo que eles transparecem. A escrita delicada desta poetisa nos encanta pela intensidade com a qual ela consegue transmitir a torrente de sentimentos presentes em seus versos. 
Dia do dia
Queima a boca da noite
e vem da profundeza da terra.
Como tempestades de auroras
trazendo com sigo fulgurantes horas.

Com ele todos os seus sons,
gritos, ruídos e tons.
É do entrelaçar de seu tempo,
que a terra subsiste a contento.

O vale já doou suas sombras,
o céu gota a gota as toma.
É o alvorecer dançando a musica,
que faz a noite retroceder.

Vem, ele vem buscando ser sentido,
querendo ser no tempo repetido.
Como cada um de nos, bem assim,
ele não quer ver o seu fim.
- Enide Santos

Gostou da poesia da Enide e ficou querendo mais? Vocês podem acompanhar suas obras nos blogs dela,  Meu Toque  e  Tipo Assim .

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

10 comentários:

  1. Em um trabalho primoroso fico tão feliz que me perco sem saber como agradecer.
    Muito obrigada por está grande emoção.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e seu blog!
    Comecei a te seguir!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou fã dos poemas da poetisa Enide Santos. São belos e de grande sentimento.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã da poetisa Enide Santos e já conheço os seus belos poemas, há algum tempo. Todos transbordam sentimentos tão fortes, quanto é forte a poetisa. Parabéns amiga e poetisa Enide. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse poema e li outros dela, achei incrível.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  6. Anna e Karol, parabéns pelo post e pela idéia de apresentar novos poetas. Conheço a Enide já há algum tempo e valorizo muito os poemas dessa poetisa encantadora. Vocês fizeram uma justa e merecida homenagem a ela com este post. E a ela, meu carinho. Já estou seguindo o blog e curti também no facebook. Sucesso!

    http://verdadesdeumser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei!
    Muito legal esse post para apresentar a poetisa!!
    SEguindo aqui...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que legal você divulgar. Não sou muito fã de poesia, mas para quem gosta acho que vale a pena conferir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Que bacana!! Pouco se fala sobre poemas né? Acho ótimo você trazer mais escritores. Não conhecia a Enide e adorei o seu poema, bastante profundo e lindo.

    Beijoss!
    comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Karol!
    Adorei o poema, continue divulgando novos poetas aqui no blog!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída