Slide

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Culpa é Das Estrelas - John Green


Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.
Hazel é uma jovem de 16 anos acometida por um câncer terminal, desde o começo da obra já sabemos que o tratamento pelo qual ela passa não visa curá-la, mas apenas prolongar sua vida, que aliás, já se estendeu além do esperado. É em uma sessão do grupo de apoio que ela conhece Augustus Waters, um jovem cujo câncer está em remissão, e que teve uma perna amputada em razão da doença.
Apesar da resistência de Hazel, e do medo que ela sente em tornar Augustus mais uma vítima da tragédia que é amar alguém em suas condições, a relação entre eles vai aos poucos se transformando em um romance sensibilíssimo.  É apaixonante assistir a forma otimista e questionadora com a qual ambos vivem suas vidas, enfrentando com bom humor as desventuras que nela se interpuseram.
Minha expectativa ao começar a ler A Culpa é Das Estrelas não era diferente das de qualquer um que tenha ouvido falar da obra de John Green, no entanto iniciei a leitura receosa de me deparar com mais um clichê sobre doença, sofrimento e morte. Mas a cativante história foi apresentada pelo autor de maneira tão natural, que me fez rir, chorar e me envolver nas emoções dos personagens, me levando a refletir sobre a fragilidade da vida humana e a importância de saber vivê-la.
 Apesar da genialidade da obra me senti um pouco traída pelo autor, pois ao longo de toda a história vemos nossos personagens principais se empenhando em uma coisa que creio eu que antecipava nossa idéia de final Ele foi implicitamente trabalhado durante toda a obra de forma tão “descarada” que me levou a crer que não acabaria daquele jeito.
A Culpa é das Estrelas é um romance sensível e reflexivo que indico para todos os públicos.



13 comentários:

  1. Não existe livro mais perfeito que esse, o filme também é ótimo.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  2. Amo John Green. Admito que o livro tem suas falhas e que os fãs estragam um pouco a beleza do livro. Porém, não deixa de ser um ótimo livro e eu recomendo muito pra quem tá começando a ler.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Esse livro é realmente incrível, entrou pro hall dos meus favoritos e me tocou fundo. Teve momentos em que eu chorava de soluçar, aí vinha o Gus e fazia uma piadinha e eu ria, e não sabia mais se tava chorando de rir ou de dor. Aiai, mexeu demais comigo! Eu imaginava o final também, mas isso nem chegou a me incomodar, tamanha a genialidade do autor.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dispensa comentários né? Livro perfeito! Impossível não se apaixonar por Gus e Hazel.
    John é fantástico e nos presenteou com este livro lindo! <3

    Beijoss
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Karol!
    Eu também li esse livro nesse mês, e amei! O final realmente não era o que eu esperava e me surpreendeu. No final o livro foi bem diferente do que eu esperava.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Já li a obra e gostei bastante. O autor teve uma sensibilidade enorme para retratar o tema de maneira bela.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  7. Ei Karol, tudo bem?
    Já li A Culpa é das Estrelas, e confesso q não achei todooo esse amor. Eu achei a história bonita, me emocionei bastante, mas não se tornou um livro queridinho pra mim, eu só li por causa da grande repercussão e fama do livro. Ainda não assisti ao filme, e quero assistir, ouvi excelentes comentários sobre a adaptação. ótima resenha!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr || @Mih_Francielle

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída