Slide

quarta-feira, 12 de março de 2014

Versos em Destaque - A poesia de Joaquim Cardozo


Olá pessoas! Hoje venho lhes falar do poeta Joaquim Cardozo, que conheci através da minissérie Amores Roubados, da Rede Globo, como a Ana já escreveu na coluna Pensando Bem a ajuda na divulgação das obras literárias tem vindo dos meios mais improváveis, e eis que essa divulgação me atingiu! Afinal, quem não se apaixonou por esses versos tão aclamados pelos protagonistas da trama?


Eu não quero o teu corpo
Eu não quero a tua alma,
Eu deixarei intato o teu ser a tua pessoa inviolável
Eu quero apenas uma parte neste prazer
A parte que não te pertence
Joaquim Cardozo

Mas o poema que lhes trago hoje, se difere daquele anterior, que apregoa de maneira indireta a relação pela vertente dos desejos.
Este prima pela subjetividade, exalta o sentimento interno do eu lírico,  traz a tona a exaltação de um ser mais utópico. Retrata um alguém que vê na própria face a sombra de um passado cuja materialidade está distante não havendo esperanças de retorno, enquanto as lembranças transcorrem sem cessar.

Teu rosto esqueci,
Teus olhos? Não sei...
Da face marcada
O espelho quebrei
De muito sonhar;
Nos laços retidos
Das águas profundas
Tesouros perdidos
Quem há de encontrar?
Espumas do mar.

Joaquim Cardozo

E ai? Gostaram da poesia de Joaquim Cardozo?  Comente!

Por hoje é só!



2 comentários:

  1. Achei a poesia leve e bonita. Gostei bastante. Linda.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia. Achei uma poesia tão entregue tão intensa!
    Gosto de poemas assim, que absorvem os sentimentos.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída