Slide

segunda-feira, 31 de março de 2014

Starters - Lissa Price


Editora: Novo Conceito
Páginas: 367
Skoob: Autora, Livro
Sinopse: Callie perdeu os pais quando a Guerra dos Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra renegados que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é a Prime Destinations, um lugar perturbador em Beverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders – idosos que desejam ser jovens novamente. Callie desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver, concorda em ser uma doadora. Mas o que parecia ser a solução é apenas o começo de grandes descobertas... E Callie terá que lutar para tentar sobreviver.

 
Palavras:

Faz um tempo que entrei em uma livraria e vi uma capa que já vinha me enfeitiçando. Quando soube que era o último exemplar, decidi comprar na hora, mesmo tendo dito que eu não compraria nada que não estivesse em promoção. Hoje após ler Starters vejo o quão positivo foi o meu impulso.
Os Esporos (espécie de toxina ou agente contaminador) mataram todos aqueles que ainda não haviam sido vacinados, mais especificamente, todos os adultos entre 20 e 60 anos. Os idosos perderam seus filhos, a sociedade perdeu a mão de obra e as crianças perderam seus pais. A partir daí mudanças foram ocorrendo, os idosos teriam que voltar a trabalhar sem temer serem trocados por mão de obra jovem, sendo assim, criança não trabalha. As crianças ricas foram adotadas por seus avôs, mas aquelas que não possuíam um idoso disposto a adotá-las foram para as instituições (terríveis) ou para as ruas.
 Callie tem aproximadamente 15 anos e muitos problemas. Afinal, ela é uma Starter (criança/jovem) responsável por outro Starter em um mundo controlado por Enders (idosos). Isso significa que comida boa é um luxo, água uma dificuldade e segurança uma ilusão. Ela foi treinada pelo pai para ser forte e sobreviver, mas Tyler (irmão dela, 7 anos) é muito frágil e tem um grave problema respiratório. Sendo assim, todas suas escolhas são baseadas em Tyler, nas suas necessidades e dificuldades.
As tecnologias (todas) evoluíram proporcionando maior expectativa de vida, mas não juventude eterna. Ou seja, há Enders ricos e com vontade de voltarem à juventude. É aí que entra a Prime Destinations, uma empresa secreta que emprega jovens com o objetivo de alugá-los aos idosos “endinheirados”. A pouca segurança que Callie e Tyler tinham se esvai, temendo pelo pior Callie deixa Tyler aos cuidados de Michael (um antigo vizinho e bom amigo) e assina um contrato com a Prime. Três aluguéis e ela voltaria para o irmão com muito dinheiro, mas algo dá errado e o microchip que ligava ela à inquilina começa a falhar. Fazendo a menina despertar no meio do aluguel e descobrir que os planos de sua inquilina não são nada inofensivos. Uma conspiração está no ar e Callie se vê forçadamente envolvida nisso, mas e agora o que ela fará?
O enredo foi desenvolvido muito bem, pois por haver uma conspiração; todo o cuidado seria necessário para nos fazer entender o mundo em que estávamos e o que estava acontecendo, sem deixar claro (no inicio) quem era o inimigo e quais os seus planos. Graças aos Céus a autora conseguiu dosar muito bem. Ela fornecia informações suficientes para atiçar a curiosidade sem estragar o mistério. Além disso, não ficaram pontas soltas, mas temos um bom gancho para a continuação e muitas coisas sobre os planos do Velho e da Prime para desvendar.
A narrativa foi feita pela Callie em primeira pessoa, ela é uma personagem que te cativa, pois mesmo sendo dedica ao irmão, ela consegue aproveitar as boas oportunidades que apareciam e ainda é inteligente e sagaz o suficiente para não acreditar em tudo que ouve, mesmo querendo muito isso. Temos outros personagens que nos encantam, mas eles aparecem bem pouco, pois o foco é em Callie, na inquilina, no velho e os segredos da Prime.
Valem nota: Tyler e Sara, pois eles foram tão doces e apaixonantes, que a vontade que dar é de protegê-los sempre. “Madison” realmente me surpreendeu, não esperava aquela atitude.
O final foi muito bom, apesar de tê-lo considerado meio rápido devido a tudo que estava acontecendo, mas a Callie tinha um bom apoio e acho que seria possível o que aconteceu. Um detalhe do desfecho foi muito perturbador, pois agora eu não sei mais como quero que termine a história e não duvidei de quem era culpado o que é meio incomum, visto que eu duvido de todos os personagens nesse tipo de história (ponto para a autora).
Eu esqueci de tirar a foto antes de emprestar o livro.
Fonte: Google
A diagramação é simples, tendo um divisor de trechos “pedacinhos de chips”, uma letra de tamanho bom (tamanho próximo ao 12) e páginas amarelas. A capa é linda, ela tem um efeito metálico e alto relevo em algumas partes, além de ter uma combinação de cores (azul e prata) que casou bem com a história.
Como eu tenho uma mente apaixonada por conspirações, já tenho muitas teorias e expectativas para Enders (segundo volume). Indico para todos que gostam de conspirações (não diga rs), distopias e estórias ágeis, pois da primeira a ultima página temos sempre algo que nos motiva a continuar.

Imagens e Trechos:

Capa portuguesa do livro.
Bonita, mas prefiro a brasileira.

“Os olhos dele se estreitaram.
— Algum problema?
— Lembrei-me de uma coisa que minha mãe sempre dizia.
— E o que ela dizia?
— Que é importante analisar cuidadosamente uma decisão importante. Preciso pensar a respeito.
Os olhos dele assumiram uma expressão fria.”






 Classificação:

Essa resenha também foi postada no Arca Literária (aqui)

12 comentários:

  1. Oie Anna =)

    Tenho que criar vergonha na cara e ler esse livro rs... Adoro distopias e essa em especial tem tantas resenhas positivas que cada vez fico mais curiosa.

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ler mesmo! Eu também estou apaixonada pelas distopias, simplesmente eu e elas combinamos!

      Excluir
  2. Esse livro nunca me chamou atenção, não é meu estilo :(

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  3. Nahim...amo esse livro. É muito bom e que não leu não sabe o que perde! É um dos meus favoritos...a capa brasileiro é melhor ainda mais pelo trabalho da luminosidade da capa. Você me fez lembrar que tenho que ler Enders correndo!
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta
    P.s.: Desculpe a demora em responder. Fiquei sem internet. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou louca por Enders! E que capas lindas! haha
      Sem problemas a demora! ^^

      Excluir
  4. Fiquei decepcionada com o livro, espera bem mais dele. Entretanto, capa e diagramação firam bem feitas

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Como você eu gostei do livro, e realmente adoro essas coisas de conspiração!!! E o final foi tão cheio de possibilidades! estou com o segundo mas ainda não deu de ler :( espero que seja bom também.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou esperando muito de Enders e amo conspirações! :D

      Excluir
  6. Oi Gaby!
    Amei Starters!!! É um livro muito bom, ele te cativa e a vontade é de não parar mais de ler!! A resenha ficou muito legal, ótima resenha!! A Calie é D+!! O velho, é meio que uma incógnita... muito esperto e astuto..Realmente, a Madison também me surpreendeu. E, o final ficou muito interessante... de fato, não esperava que terminaria daquela forma..imaginei bastante coisa, mas totalmente contrario c/ o do livro...Mais que indicado! e está na lista dos favoritos!!
    Simplesmente super animada e ansiosa para ler Enders!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Já li o livro e gostei bastante. Agora preciso de tempo para ler Enders haha
    Adorei sua resenha, beijos,
    coemundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída