Slide

quarta-feira, 19 de março de 2014

Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes


Páginas: 329
Editora: Intrínseca
Sinopse: Aos 26 anos. Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Wil Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Como eu era antes de você, foi o primeiro livro da autora Jojo Moyes que eu li, e por isso comecei a leitura sem muitas expectativas e sem sequer saber do que se tratava a história, o que fez que ela fosse uma surpresa maravilhosa para mim. No inicio nos deparamos com uma Louisa acomodada na rotina de sua vida, que repentinamente é arrancada da mesma em razão do fechamento do café em que trabalhava. O que fez com que a garota se desestabilizasse, visto que sua família precisava de sua contribuição para se manter.

Para uma garota cuja experiência se limitava em servir café e chá, arrumar um emprego que não envolvesse dançar pole dance ou um “estágio noturno numa fábrica de processamento de frangos” era uma difícil missão.

Quando surge a oportunidade de trabalhar como cuidadora de um tetraplégico, Louisa teme o desafio que isso possa ser para ela, mas em vista das outras opções resolve encarar a entrevista, onde para sua surpresa ela é aceita para o cargo. Mas cuidar de Will é mais difícil do que Lou pensava e por motivos que ela nem imaginava.

Esse rapaz jovem, tem muitas dores físicas e emocionais. Alguém que antes tinha uma vida plena, e perdeu tudo por uma fatalidade. Alguém cuja enfermidade representa um peso para ele mesmo, e para os seus pais presos a um casamento findo. Alguém que diante da dor, perdeu o desejo de viver.

No começo a relação entre eles é conturbada e Will era hostil e deixava claro que a presença de Lou ali era indesejada, mas o dia a dia foi fortalecendo os lanços, e a troca de experiências entre ambos foi transformando-lhes pouco a pouco.

Vemos a transformação da Louisa, acomodada, inerte, sem sonhos ou aspirações, em uma mulher de fibra, que luta pelo que acredita, que aprendeu a sonhar, e um Will menos armado contra a vida, mais disposto a se aceitar e a encontrar em cada dia um motivo para sorrir.

Além da história principal, acompanhamos também a belíssima amizade entre nossa protagonista e sua irmã Katrina. A relação familiar, retratada de uma maneira realista, com todas as cobranças, criticas e comparações, mas preservando o vinculo tão forte entre elas, corroborou maravilhosamente para o desenvolvimento da trama.

E somos cativados pela simpatia de Natan, enfermeiro de Will, que vai tendo sua participação aumentada até se tornar no personagem mais carismático da obra.

Ver a rotina de Will, acompanhar os seus sentimentos, me comoveu muito, de uma forma em que me fez ficar menos alheia a realidade das pessoas que enfrentam tal deficiência. Me fez questionar até onde seria válido estar vivo, sem que se possa viver de fato. Eu chorei com seus dramas, sorri com seu ar ranzinza, e com seu jeito brincalhão que as vezes despertava. Li esse livro de um dia pro outro e na noite entre eles não consegui para de pensar no Will e confesso que até hoje não consigo. Porque sei que em algum lugar do mundo ele existe, e existe nas muitas pessoas que sofrem com a deficiência. Posso dizer que assim como o Will e a Louisa não foram mais os mesmos depois de se encontrarem, eu também não sou a mesma depois de ser apresentada a essa história.

Eu, como uma leitora relativamente experiente, pensava prever a cada capitulo aonde essa história chegaria, o que aconteceria a seguir, e não há previsão que se confirme. Como eu era antes de você, é um livro diferente de tudo, mais autentico do que qualquer um que eu já tenha lido e com certeza o meu grande favorito.
Indico esse livro para aqueles que gostem de histórias intensas e reflexivas.

Trechos:

Não imaginei que, além dos medos óbvios sobre dinheiro e futuro, perder o emprego fizesse a pessoa se sentir inadequada e um pouco inútil.”

Provavelmente, ninguém olharia para mim duas vezes. Uma garota comum, levando uma vida comum. Para mim, estava ótimo desse jeito.”

Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente - ou, pelo menos, ser jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela – obriga você a repensar sua idéia a respeito de quem você é. Ou como os outros o vêem.”

Eu queria que continuassem assim. Queria que ele fosse feliz, que seu rosto perdesse aquele ar assustado e alerta. Comecei a tagarelar. Contei piadas. Cantarolei baixinho. Fiz de tudo para estender o momento antes que ele voltasse a ser sombrio.”
Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida — a vida real — parece distante.”

“— Como sabe? Você não fez nada, não foi a lugar algum. Como sabe que tipo de pessoa você é? — Como alguém como ele podia ter alguma idéia de quem eu era? Quase me irritei com ele por não entender de propósito.”



3 comentários:

  1. Muito boa resenha, apesar de não ter lido esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Sempre vejo esse livro em promoção e nunca tive coragem para comprar. Tudo por causa do título. O livro sempre me pareceu meio idiota. Essa é a prova de que as aparências enganam.

    Amei a resenha e agora quando ver o livro, vou comprar.

    Beijos!

    www.catalinaterrassa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabby!

    Esse livro parece mesmo ser maravilhoso! Mal vejo a hora de poder adquirir e ler, junto com o A Garota que Você Deixou para Trás ♥

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída