Slide

sexta-feira, 28 de março de 2014

Até Eu Te Encontrar – Graciela Mayrinck

Editora: Novo Conceito
Páginas: 267
Sinopse: O Quanto uma mudança de cidade pode afetar uma vida? Como você se sentiria se não gostasse do grande amor da sua vida? É o que Flavia vai descobrir ao deixar Lavras, onde mora com os tios desde o acidente que matou seus pais, quando era criança. Aos dezoito anos, ela decide estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, trocando o sul de Minas pela Zona da Mata do mesmo Estado na esperança de uma mudança de ares. Em sua nova vida, ela conhece Sonia, amiga de infância de sua família materna, até então desconhecida para Flávia. Embora o passado não seja sua maior preocupação, Flávia reluta em aceitar seus destino e ainda precisa superar sua paixão não correspondida pelo seu melhor amigo. Para se ver livre dessa rejeição, ela tenta atrair sua alma gêmea para Viçosa e descobre que o grande amor de sua vida é uma pessoa que ela não suporta.

Flávia se muda para Viçosa e começa a buscar a construção de uma nova vida, logo no inicio ela conhece Felipe que a “salva” do trote na faculdade, e então uma bela amizade se inicia, porem essa amizade vai evoluindo e começando a se confundir quando Flavia sede aos encantos do rapaz ficando com ele, e acaba com o coração partido.
Felipe é um rapaz inconstante, que não se prende a ninguém. Após perder seu melhor amigo em um acidente de carro, decide “viver a vida” pelos dois. Para Flávia é difícil continuar com essa amizade, ao passo que tem que conviver com Felipe a cada dia com uma garota diferente na sua frente.
Além dos dramas românticos de Flavia, temos também a presença da amiga Sonia, de quem ela nunca ouviu falar, mas que fora a melhor amiga de sua mãe, e guardiã do segredo envolvendo suas famílias. Sonia, assim como os antepassados de Flavia, tem dons especiais e uma sensibilidade incrível em assuntos do coração.
Com a ajuda de Sonia e a amiga Lauren, Flavia atrairá sua alma gêmea para perto, e acabara por descobrir que o odeia na mesma proporção que pode vir a amar. Como assim? Isso não é possível! Bem pessoas, apesar de vir retratado na sinopse, isso vocês terão que ler o livro para entender.
Tenho uma verdadeira montanha russa de opiniões sobre esse livro, e posso dizer que ele tem muito mais coisas interessantes que não pude contar porque seria spoiler demais. Achei extremamente positivo o fato de que praticamente todos os personagens têm uma história por trás do presente, e uma importância na trama.
Há algum tempo eu vinha me queixando desses personagens que se parecem com príncipes encantados, rapazes perfeitos demais, ou que tinham uma “vida bandida” e quando conhecem a mocinha se transformam em anjos. O Felipe revolucionou para mim, ele é a pessoa que eu enxergo na vida real. Alguém leve, despreocupado, que não quer ferir, mas fere, gosta de alguém, mas quer curtir, é como se a Graciela tivesse pegado uma pessoa do seu convívio e descrito aqui de tão real que ele é.
Também me identifiquei demais com a Flávia, ela não é uma garotinha fútil andando por ai com uma turma de menininhas discutido a beleza dos garotos. Ela é diferente do que os estereótipos pintam, tem uma melhor amiga, mas anda por ai feliz da vida com uma turma de rapazes.
Por outro lado, percebo que a autora ainda não tem uma escrita muito madura, achei o começo lento, e demorava demais para engrenar, e só após o 10º capitulo as coisas mudaram e livro foi melhorando. Também identifiquei alguns elementos desnecessários na narração, como: “Depois que a torrada ficou pronta, passou manteiga e foi para a sala.”
Na parte sobrenatural da trama, os rituais e costumes, tudo o que toca a Wicca e Flavia está bem construído. Já a Carla, vilã da história, foi uma personagem que deixou a desejar, ela parece um robô, é repetitiva e as falas dela são sempre no mesmo sentido, os diálogos com a mãe forçados, e a magia se parece com historinhas que eu inventava na infância.
No fim das contas, apesar de tudo o que eu citei eu gostei sim do livro, pela evolução da história e da escrita, eu terminei a leitura feliz com o que li.
Indico para todos os públicos, e encerro essa resenha com uma grande frase de sabedoria dita por Luigi após seu retorno a Viçosa:
Universitário nunca reprova e sim renova sua experiência.”



Um comentário:

  1. Oi,

    eu adorei esse livro! Fiquei tão encantada com a história que acabei relevando alguns pontos negativos que você citou, como a narrativa pouco madura e alguns personagens forçados. Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída