Slide

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A gente ama, a gente sonha – Fabiane Ribeiro

Editora: E-book Independente
Páginas: 260
Sinopse: Num futuro distante, em que a humanidade é completamente diferente daquela que conhecemos, Vanessa depara-se com situações para as quais foi treinada a não se importar: morte, fé, família, amor. Uma mensagem vinda do ano de 2012 é apenas o começo das mudanças em sua vida, que se intensificam quando ela começa a sonhar livremente, o que também era proibido. Em uma narrativa sobre a reinvenção do homem do futuro, dos valores e do mundo, A gente ama, a gente sonha, é um misto de ficção futurista com os dramas atuais da humanidade, que, apesar dos esforços, nunca mudam. As perdas e os sonhos vão levar Vanessa a descobrir um mundo novo e a resgatar sentimentos escondidos em seu peito. Descobrir quem é o rapaz misterioso dos seus sonhos é apenas um de seus problemas, quando, na verdade, amar é o maior crime que ela poderia ter cometido.

Palavras: Vanessa nasceu e vive na Terra, mas em um mundo muito diferente do que vemos hoje. Do céu ao mar há muito laranja, o azul é uma cor extinta. Nenê, como nossa protagonista é chamada carinhosamente, cuida dos dois irmãos mais novos, Junior e Dominique. Cada um deles tem um robô que os acompanhará durante toda a vida, são eles, Lucy, Adrielle e Flummys. Além deles, frequentam a casa, Marina e Violeta, humana e andróide responsáveis pela limpeza.
Nessa época, a Terra está poluída, a população está dividida em classes e dependendo delas terá um qualidade de vida melhor, as ameaças estão em todos os lugares e a vida é mantida na marra, a base de muita tecnologia e controle. Controle até sobre os sonhos das pessoas.
Mas Vanessa está com problemas na máquina dos sonhos, isso tem  feito com que ela sonhe por conta própria, o que se descoberto poderá causa-lhe uma punição. Nos sonhos ela encontra uma natureza bela, um céu azul, uma alma semelhante a sua e uma criança que muda de face, mas mantém a pureza. E são eles que dão a ela força.
Acordada Nenê trabalha em um hospital, ela é responsável por cuidar dos fetos (em uma gestação extracorpórea) e “descartar” os que não são saudáveis. Em uma dessas câmaras embrionárias ela vê um bebê diferente, mas algo nela não permite que ela dê a descarga e aos pouco ela vai cuidando do bebezinho que cresce ali. Ela também encontra uma carta em uma garrafa... que a toca profundamente.
Tudo isso trará muitos problemas a Nenê que terá que aprender a crescer com todos os problemas e dramas, sem deixar de cuidar dos irmãos, dos robôs, do bebê que ainda está escondido e de todos mais que a cativam. Nenê ainda terá que lutar pelo que acredita e pela alma que vê nos sonhos e precisa conhecer de verdade.
Essa é uma história para refletir e nos tocar, como é característica da Fabi (outras resenhas aqui e aqui), ela nos faz ri, suspirar e nos emociona. Mas nesse ela foi além, despertou minha revolta, insatisfação e medo pelo futuro de alguns personagens e de nós seres humanos reais.
O inicio é meio parado, pois são momentos de auto descoberta, mas aos pouco nós vamos entendendo tudo que acontece na Terra do futuro e a ação vai surgindo a medida que Nenê tem que enfrentar o “mundo” para salvar o que lhe é precioso.
Muitos personagens aparecem e nos encantam, não há um que não nos envolva de alguma forma. Mas preciso destacar Junior, pois sua doçura de criança e sabedoria quase ancestral faz dele um personagem que marca e que me fez ficar imóvel por horas sem quase respirar só pensando no pequeno. Outro que marca é a alma que Vanessa encontra nos sonhos, que permanecem um mistério... suspeitos há vários, mas a certeza demora a vir, então não esperem beijos longos e apaixonados no meio da história, esse não é o foco.
A narrativa é em terceira pessoa, mas focada no ponto de vista de Vanessa. Então nós entendemos todo o psicológico dela e não conhecemos a fundo os outros, mas a narração conseguiu abordar bem as ações deles.
Como eu disse foi uma leitura parada em alguns momentos, mas mesmo assim ela é envolvente e cativante. Preparem-se para sorrir e chorar. Mais uma vez uma história da Fabiane arrebatou meu coração. Haha
De todas as mensagens que a história nos passa uma deve ficar marcada... Reinvente-se! E leiam para entender, é claro! :D

Imagens e trechos:

“Quebrar qualquer regra seria um fato desastroso. Além do mais, os sonhos não estavam claros e isso fazia com que uma ansiedade sem tamanho a consumisse, deixando-a nervosa e irritada. Ela precisava compreender tudo aquilo.
Talvez fosse, sim, um começo da “reinvenção” que a pessoa da mensagem mencionara.”




Classificação: 


12 comentários:

  1. Oie,
    li este ebook já faz algum tempo e concordo com você, tem horas que a história é parada, mas isso não tira sua graça.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo! Apesar de ser meio parado, ele mantém seu encanto.

      Excluir
  2. Anna, ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas gostei da premissa que ele carrega! Vou tentar lê-lo em breve!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Anna =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas a história me pareceu interessante.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ane!
      Que bom que a história te chamou a atenção! ^^

      Excluir
  4. Oi Gabby?!
    Já conhecia a autora, e li algumas resenhas de seus livros, porém este é a primeira resenha que li (muito legal!!).. Amei a capa do livro, ela é muito linda e criativa!! s2 Sem contar que parece que a capa tem tudo a ver com a historia...
    O livro "A gente ama, a gente sonha" parece ter uma historia bem reflexiva e interessante..
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa tem mesmo tudo a ver com a história, ela representa muito bem o que a Nenê passa.

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, mas acho que a história deve ser muito boa já que eu amo livros que nos fazem refletir! Amei a resenha!
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta mesmo de livros que nos fazem refletir, esse é uma boa pedida, pois tudo nele nos faz pensar.

      Excluir
  6. Oi Anna.
    A narrativa da Fabiane é uma né.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas gostei dos pontos ressaltados, e já sei que devo ir preparada pra uma leitura lenta mas cativante.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que a oportunidade surgir, aproveite, pois é recompensadora!

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída