Slide

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pensando bem... Incentivo a leitura


Todo leitor apaixonado sempre tenta convencer mais pessoas a ler. É mais que um hobby, é mais que mero “traga-os para o nosso lado”, é parte de quem somos e de quem queremos que o mundo todo seja. Nós gostamos de conhecer lugares novos e viajar por esses lugares tendo nossos companheiros de todos os dias como parceiros de viagem torna a aventura ainda mais especial e encantadora.
Infelizmente, essa não é uma tarefa fácil e nós usamos muito de nossas super forças leitorísticas. Mas desistir? Isso é para os fracos! E nós não somos assim, afinal o que Aslan diria sobre desistir? O Harry não desistiu de tentar derrotar o Lord das Trevas. O Percy lutou contra monstros, deus e titãs. A Katniss venceu os jogos. A Tris não foi controlada. A Clary continua lutando apesar de todos os sofrimentos. A Hazel foi forte. Todos são fortes! E nós também. E eu aposto que você aí, querido leitor, conhece muitos mais!

Sendo assim, nós temos que ser fortes e continuar lutando, pois a causa é mais que nobre. Mas vale lembrar que os personagens que nos inspiram tiveram ajuda.
E nós também as temos. E ela pode vir dos lugares mais estranhos. O exemplo mais recente poderá ser um choque para muitos, mas é a Rede Globo de Televisão... Pois é, mesmo com todos os BBBs e programas que despertam várias críticas, ainda há (um pouco) de esperança!
Não acredita? Bom... Eu também não acreditaria. Mas por mais inacreditável que pareça, as obras televisivas adaptadas estão ganhando cada vez mais espaço. Os exemplos recentes que me lembro são O Canto da Sereia, O Tempo e o Vento e Amores Roubados, após a exibição deles as vendas dos livros aumentaram (vide o Google, para confirmar).


Acredito que alguns não entendam porquê eu escrevi sobre isso, mas espero que a maioria entenda que isso é bem importante, mostra uma mudança e uma mudança positiva.
Para que os ainda duvidam, perguntem aos autores que apareceram na novela Amor à vida, como foi ter seu trabalho apresentado em rede nacional. (Para saber quais foram os livros citados na novela  clique aqui)
Paulo Coelho, André Vianco, Laurentino Gomes... qual a semelhança entre eles?
No mais, só quero dizer que toda ajuda é bem-vinda quando o assunto é convencer mais pessoas de que ler é sempre maravilhoso!

Bom é isso, um beijo, um queijo e até a próxima.


15 comentários:

  1. Concordo com tudo o que você escreveu no post e acredito que devemos sim incentivar a leitura. O nosso país seria bem melhor se houvessem mais leitores, pois quem lê pensa e pensar nesse país é muito importante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que a novela que eu mais vi incentivando a leitura foi Amor à Vida, mas nós temos que confessar que o próprio autor é escritor, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja isso mesmo Inês... além disso li que o autor dessa novela é um leitor ávido.

      Excluir
  3. Concordo que toda a ajuda é bem-vinda, e as pessoas não tem noção de como as novelas são importantes para os telespectadores, é apenas uma certa personagem usar alguma roupa, que todos começam a querer copiá-la. E utilizar esse recurso para a leitura é genial já que o brasileiro gasta apenas 6 minutos do seu dia lendo! Quando eu comecei a pegar gosto pela a leitura, eu ficava enchendo o saco das minhas amigas para elas lerem também, após muita insistência elas resolveram experimentar, e não é que hoje temos um grupo de leitura com 6 meninas! É uma coisa pequena se comparada a uma população, mas já é um começo :)

    http://contoscomfalhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho esse costume de tentar convencer as pessoas a lerem as histórias que eu li e gostei, é sempre bom contaminar mais pessoas com esse vicio pela leitura.

      Excluir
  4. Oi, Anna!
    Que lindo seu blog, e você escreve super bem!
    Concordo tanto com esse texto, e também acho que há esperança rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Bem legal isso mesmo. Esse é o BOOM da TV ela pode influenciar positiva ou negativamente. Vamos torcer para que incentivem e consigam muitos mais leitores, né?
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anna!
    Tenho procurado incentivar a literatura mais que tudo ultimamente. Acho especialmente importante incentivar quando se ainda é pequeno, foi assim comigo e deu SUPER certo, haha.
    Fico muito feliz cada vez que vejo um amigo meu se inclinando aos livros, boa parte das vezes pelas aventuras de Percy Jackson ou então Jogos Vorazes.
    Concordo com a Ana ali em cima, "O nosso país seria bem melhor se houvessem mais leitores, pois quem lê pensa e pensar nesse país é muito importante".

    Beijo!
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Sofia, a infância é a melhor época para mostramos como a leitura é maravilhosa! Elas são cheias de sonhos e a imaginação está a mil por hora, ou seja, são os leitores perfeitos! haha
      Mas não podemos desistir dos adultos, conheço alguns que mesmo estando menos abertos a novas aventuras resolveram se converter. rs

      Excluir
  7. Meninas! Que felicidade em encontrar um blog que tem a ver comigo! Haha. Eu tenho um blog também, e eu escrevo textos, são praticamente crônicas baseadas em meus sentimentos e em meu dia-a-dia. E sinceramente, é difícil encontrar um público alvo para este tipo de blog. E finalmente eu encontrei o blog de vocês! e eu ADOREI!!! Seguindo, com certeza! Vou acompanhar sempre!

    http://contamasprimaveras.blogspot.com.br/

    Bjs!! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Bia!
      Nós pretendemos colocar cada vez mais contos e crônicas no blog, mas até lá está convidada a conhecer todas as nossas colunas! :D

      Excluir
  8. Obrigada Anna Gabby!
    Irei acompanhar as postagens de todas as colunas :)
    Muito interessante o blog de vocês.
    Bjs!!

    http://contamasprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída