Slide

sábado, 25 de janeiro de 2014

Onze Minutos - Paulo Coelho


Páginas: 191
Editora: Gold
Sinopse: É assim como um conto de fadas para adultos, que começa este novo romance de Paulo Coelho. É uma abordagem franca e uma profunda sensibilidade que o autor de O Alquimista conta esta história sobre os mistérios do amor e o poder da sexualidade. Maria, uma mulher oriunda de uma pequena cidade do Brasil, descobre rapidamente o poder que a sua beleza exerce sobre os homens. Desiludida com o amor romântico e desencantada com a paixão, é levada a trabalhar numa boîte na Suiça, onde aprende a viver do sexo e a utiliza-lo para satisfazer os outros. Mas à medida que se vai aperfeiçoando e criando o distanciamento necessário entre si e o seu corpo, sente cada vez mais que está a deixar morrer uma parte importante de si. A história de Maria é a história de uma mulher que ousa transgredir e desafiar a estrutura de uma vida banal para descobrir o poder redentor da paixão. O erotismo e a sensibilidade de Onze Minutos constituem uma reflexão profunda sobre a história e a natureza da sexualidade e o papel que desempenha na busca do sagrado. 

Onze minutos começa com Maria ainda menina, e narra as suas descobertas sexuais os primeiros amores e as transformações pelas quais a protagonista passa ao longo da vida até chegar no ponto em que a história central é construida. As primeiras páginas do livro chegam a fazer-nos rir, pois a falta de informação da Maria com relação ao seu próprio corpo e a vida a levam a situações inusitadas. Vemos também uma Maria sonhadora, que acaba por se decepcionar e desacreditar do amor.

Maria, já crescida trabalha em uma loja de tecidos onde seu patrão é apaixonado por ela. Mas esta garota, de cidade pequena tem um grande desejo de mudança faz uma viagem ao Rio de Janeiro onde conhece um estrangeiro que a leva para a Suiça com a promessa de um emprego como dançarina de Boate. Com o tempo ela se cansa dessa vida e resolve tornar-se modelo. Depois após ter contato com alguém do ramo Maria entra para a prostituição e começa a ganhar a vida com o sexo.

A obra, assim como todas as que o autor nos apresenta tem um toque de religiosidade e de misticismo, e retrata alguns rituais como por exemplo o sadomasoquismo, que alia a dor ao prazer, nos quais a protagonista se envolve. O pintor Ralf, homem religioso, senssível e sobre tudo diferente dos outros que Maria conheceu, a resgata do limbo espiritual em que ela esta vivendo, e tenta purificar seu coração, resgatar suas eperanças na vida e no amor.

O livro é muito pesado e descreve detalhadamente as relações de Maria com seus clientes, então é um livro que é preciso estar preparado para se ler, pois diferente dos eróticos além da sexualidade o realismo da obra choca, então é preciso preparo para ler e absorver a leitura. Indico a obra para quem goste de histórias realistas, com aspectos sociais e das obras de Paulo Coelho.

Trechos:

"Durante toda a minha vida, entendi o amor como uma espécie de escravidão consentida. É mentira: a liberdade só existe quando ele está presente. Quem se entrega totalmente, quem se sente livre, ama o máximo.
E quem ama o máximo, sente-se livre.
Por causa disso, apesar de tudo que posso viver, fazer, descobrir, nada tem sentido. Espero que este tempo passe rápido, para que eu possa voltar à busca de mim mesma - encontrando um homem que me entenda, que não me faça sofrer.
Mas que bobagem é essa que estou dizendo? No amor, ninguém pode machucar ninguém; cada um de nós é responsável por aquilo que sente, e não podemos culpar o outro por isso.
Já me senti ferida quando perdi os homens pelos quais me apaixonei. Hoje estou convencida de que ninguém perde ninguém, porque ninguém possui ninguém.
Essa é a verdadeira experiência da liberdade: ter a coisa mais importante do mundo, sem possuí-la."
 

6 comentários:

  1. Oie Karol =)


    Li Onze Minutos há muito tempo, mas na época eu gostei bastante. Não cheguei a achar o livro pesado, embora bastante realista. Talvez se eu reler ele hoje possa pensar diferente, não sei rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O realismo é uma das caracteristicas que mair me agradam nesse autor, mas nesse livro me chocou bastante.

      Excluir
  2. Apesar de ter gostado das obras do autor que li, este livro aqui não me interessou, poderia falar da história da garota sem pegar tão pesado, tudo bem que dá mais credibilidade, mas nem sempre lemos um livro para ficar tão chocados.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, com certeza esse nao é um livro que pretendo reler. Muito forte.

      Excluir
  3. Oi Karol!
    Já li vários livros do Paulo Coelho há alguns anos atrás e adorei, o que mais me marcou foi "Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei". Mas não cheguei a ler Onze Minutos, esse enredo não me chamou a atenção, embora eu adore a narrativa do autor.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é o meu preferido, tem resenha dele aqui no blog. :)

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída