Slide

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Lua Adversa x Mulher de Fases


Olá pessoas! Versos em Destaque hoje vai falar de Cecília Meireles! Em seu poema Lua Adversa ela descreve o íntimo da mulher, movida a sentimentos, que não só se entrega a eles mas sob tais constrói sua existência.

LUA ADVERSA

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...
 
Cecília Meireles


Mas a Cecília não é a única mulher que tem fases como a lua. A mulher retratada na música dos Raimundos também as tem, e de uma maneira igualmente complexa. Enquanto a mulher de Cecília transparece sensibilidade, a dos Raimundos descrita pelo ponto de vista masculino é áspera e difícil de lidar.

E você? Também conhece ou se considera uma mulher de fases?







Vale lembrar: 


http://anna-gabby.blogspot.com.br/2013/12/temos-4-anos-top-comentarista-especial.html



11 comentários:

  1. Sou apaixonada por Cecília Meireles desde que eu era pequena. Minha mãe lia poemas dela para mim e isso me incentivou a gostar de ler.
    Lindos os versos dela. Amei o post!
    Beijos
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive contato com a poesia dela desde muito cedo, mas diferente de você eu não cheguei a ser incentivada, foi uma paixão que surgiu naturalmente.

      Excluir
  2. Oi!
    Adoro poemas. E simplesmente amei sua escolha!
    Esse é um dos meus preferidos da Cecília!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é um dos meus preferidos. Só perde pra mais um, só que essa é uma conversa para outro post:)

      Excluir
  3. Os poemas da Cecilia Meireles são bem interessantes, gostei da forma em que este foi apresentado.
    Muito legal o post!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, os poemas da Cecília Meireles são mt bons, esse é um dos melhores!

    Estou começando com meu blog, se vc puder fazer uma visita, e seguir se gostar...
    Amei seu blog, e já estou seguindo :D

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    adorei o poema e a comparação com a música do Raimundos! Eles são uma das minhas bandas preferidas e amo Mulher de Fases - meu irmão até já falou que a música é minha cara! E é verdade, sou bem de fases mesmo...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já perdi as contas do quanto já me disseram isso! Raimundos é mesmo uma ótima banda.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu não conhecia este poema dela e adorei. É sempre bom conhecer coisas novas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída