Slide

sábado, 9 de novembro de 2013

Ladrões de Elite - Ally Carter

Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Sinopse: Com 5 anos, Katarina Bishop distraiu os guardas da Torre de Londres para que o pai pudesse roubá-la. Aos 7, ela ouviu o tio Eddie planejar a interceptação de 80% do caviar do planeta. Quando fez 15 anos, Katarina armou um golpe por conta própria - um esquema para entrar no melhor colégio interno dos Estados Unidos e deixar para trás os negócios da família. Mas Kat não poderá permanecer lá, porque uma inestimável coleção de arte de um temido mafioso foi roubada e ele quer recuperá-la, custe o que custar. O pai de Kat é o único suspeito. Para Kat, só existe uma saída: encontrar os quadros e roubá-los de volta. 

Palavras:
Ladrões de Elite me atraiu primeiro pelo nome e pelas possíveis projeções da história, já que adoro filmes ou livros com grandes e engenhosos golpes. O roubo de obras de artes é assunto recorrente neles. E ladrões de arte sempre terão vez na minha vida de leitora!
Tudo começa com nossa protagonista, Katarina Bishop, sendo julgada (ou quase isso) por ter destruído o carro do diretor de um dos maiores colégios americanos. Diversas provas incriminam Katarina, ela nega a autoria do atentado... não que ela não pudesse ser capaz de fazê-lo, ela só não o queria. Kat foi vítima de uma armação e quando Hale aparece, as coisas começam a se encaixar, mesmo que o “como ele conseguiu fazer aquilo com o carro do diretor” continue um mistério.
Kat tenta discutir com ele, mas Hale traz problemas mais complicados, porque mesmo que ela tenha deixado os “negócios” da família de lado, a família ainda precisa dela. Um bandido dos grandes e “maus” teve sua coleção de quadros raros roubados, ele os quer de volta e Bobby Bishop, pai de Kat, é o único suspeito. Ela tenta fazê-lo devolver os quadros, mas ele diz que estava muito ocupado em outro roubo para estar envolvido com o sumiço da coleção. Sendo assim, a garota terá que descobrir quem os roubou, para pegá-los de volta e salvar o pai. Os adultos da família não gostam dessa ideia e a proíbem, mas um grupo de adolescentes engenhosos se reúne para encontrar as pistas, o culpado, mas principalmente os quadros. A partir daí Ally Carter nos guia por um caminho de diversas pistas, ameaças e planos, tudo levando a uma lenda dos ladrões. A narrativa foi na terceira pessoa, focada mais no ponto de vista da Kat. E há uma contagem regressiva até o fim do prazo “vilão” deu a Kat, a história gira entorno dessa linha de tempo.
A trama foi bem desenvolvida e encerrada de forma tão surpreendente quanto o livro mereceu, mesmo várias coisas ficando meio “soltas” ao final. Como é uma série darei um voto de confiança à autora. Além disso, ela conseguiu dar uma agilidade a história e dosou bem onde colocar cada momento de maior nervosismo ou fofura.
Em vários momentos Ally Carter critica a escola modelo onde Kat estava, em um deles, por exemplo, um dos personagens menciona que lá não era “permitido pensar” e isso não foi dito simplesmente, foi explicado. Acredito ser uma forma de criticar todas as escolas que controlam aos extremos seus alunos fazendo deles maquininhas não pensantes (minha opinião, ok?).
Os personagens são inteligentes, bem preparados, divertidos e leves. E há algumas dúvidas características da idade deles, por volta dos 16 anos, mas esse não é o foco principal.
Algumas das situações apresentadas na história são meio estranhas, mas quando se lida com pequenos gênios criminosos e se tem um amigo bilionário, às coisas podem ser um pouco mais aceitáveis, mas só um pouco.
Dizer que essa capa representa bem a história é pouco. Pois a modelo conseguiu a meu ver passar a expressão de sagacidade que imaginei possuir a Kat.
Essa foi a minha primeira experiência com a escrita da Ally, e mesmo não se tornando uma favorita, posso afirmar que me agradou bastante e por isso pretendo ler os outros livros da série. Acredito que os fãs de YAs, das histórias velozes e dos golpes de mestre vão gostar deste livro. Eu não o aconselharia a crianças, pois a trama passa a ideia de que roubar não é algo tão negativo e visto que elas estão na fase de formação de conceitos isso pode gerar alguma confusão.

É isso por hora. Diga o que você achou da resenha, do livro, enfim, comente! Deixo vocês agora com o trecho e a imagem que escolhi para representar a história, as escolhi, pois há todo um significado nelas, mas vocês terão que ler para saber. 

“— Achamos que sim. É uma coleção que nós...
 — Isso não é uma coleção! — exclamou Abiram Stein. — Eles são prisioneiros de guerra.”







11 comentários:

  1. Oiii adorei a Resenha..... fiquei com um pe atras antes de comprar esse livro, mais agora depois dessa resenha... resolvi tentar ler.. beijooos
    ja estou seguindo o blog

    http://www.trechodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda!!
      Tente ler! Pode não vir a ser uma leitura perfeita, mas te garanto que não é ruim!

      Excluir
  2. Quando eu li esse livro, ele não me caiu muito bem. :(
    A história em si não me envolveu e acabou que eu nem fiquei ansiosa pela continuação...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Mas as vezes isso acontece... não sei se é uma fase que estamos e o livro não se enquadra ou se realmente não é nosso tipo de história... só sei que acontece e muito! Bjus!

      Excluir
  3. Eu li este livros faz uns quatro anos, mas lembro bem de tudo, é bem gostoso e cheio das reviravoltas que curto, fora o clima super jovial, uma pena a editora não ter publicado a sequencia.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa eu não sabia!! Quer dizer que eles não publicarão mais nenhum?! :( Assim eu fico triste!

      Excluir
  4. Ainda não li esse livro, acredita? Muitos amigos na blogosfera falando super bem e eu ainda não tive oportunidade de conhecer a estória. Querooo muito.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem ruim quando muitos falam de um livro e vc não está podendo lê-lo não é? aiai como isso me angustia!!!

      Excluir
  5. Oi Anna.
    Eu comprei esse livro na bienal porque estava bem baratinho, mas confesso que não tenho muitas expectativas sobre ele, e dessa forma acredito que a história vai me conquistar mesmo com os pontos que você ressaltou

    Até mais.
    Leituras da Paty .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom quando não temos muitas expectativas, a chance de gostarmos do livro aumenta... mas é horrível quando temos mil e uma expectativas e o livro não chega perto de nenhuma!
      Espero que goste da história, mesmo que estejas sem muitas expectativas.
      Letras & Versos

      Excluir
  6. Eu li ladrões de Elite e achei muito legal, pretendo ler a continuação (pena ñ ter lançado aq ainda)..
    Realmente, a capa é bem criativa e tem tudo haver c/ a historia.. gostei bastante da forma q o grupo tramou p/ tentar recuperar os quadros.. De fato, são ladrõezinhos bem engenhosos, tipo, já tem as manhas..

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída