Slide

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Carlos Drummond de Andrade x Avril Lavigne: Do Clássico ao Rock




Olá pessoas! Aqui estou eu novamente trazendo um pouco de sensibilidade à vossos dias, unindo o clássico ao contemporâneo!
A história(sim! História!) de hoje é a seguinte: Quem nunca se sentiu sem chão? Como se não houvesse lugar pra se esconder, para ir e nem para onde voltar? Quem nunca sentiu que meteu os pés pelas mãos e deixou escapar tudo aquilo que te fazia feliz
Carlos Drummond de Andrade, grande poeta e cronista da literatura brasileira narra essa situação no poema “E agora José?”.

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?[...]

Confesso que nunca valorizei muito esse poema, mas após interpretá-lo com uma maturidade maior, fui capaz de reconhecer sua beleza e seu valor. Este que narra a história de um homem que perdeu tudo que tinha e todas as possibilidades da vida, não conseguindo nem mesmo por fim a esta para esquivar-se do sofrimento.

Os versos de Carlos Drummond de Andrade assemelham-se na história, na forma e no ritmo a canção interpretada por Avril Lavigne(Amoooo!), Nobody's Home, traduzida, intitula-se Ninguém Em Casa

 



"Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você consasse,
se você morresse....

Mas você não morre,
você é duro, José!"

Carlos Drummond de  Andrade - E Agora José






"Seus sentimentos ela esconde
Seus sonhos ela não consegue encontrar
Ela está perdendo a cabeça
Ela foi deixada pra trás
Ela não consegue achar seu lugar
Ela está perdendo a sua fé
Ela caiu em desgraça
Ela está por todos os lados"

Avril Lavigne - Nobody's Home



E vocês? Também acham que as histórias se assemelham?
Comente e ajude-nos na construção dessa coluna! ;)




10 comentários:

  1. Oie!

    Adoreii o post. Gosto muito de poemas.
    Olha, eu acho que se assemelha sim.

    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosta de poemas! Continue acompanhando a coluna:)

      Excluir
  2. Vc fez um paralelo bastante interessante. Curti!

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que vi a tradução da música da Avril me lembrei desse poema, não pude deixar de relaciona-los:)

      Excluir
  3. Oi Karol!
    Eu adoro os poemas do Drummond e as músicas da Avril, mas nunca pensei em ligar um ao outro. Parabéns pela originalidade e criatividade, ficou bem legal!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Continue acompanhando a coluna, sempre haverá coisas bem originais por aqui:)

      Excluir
  4. Oi Karolina =)

    Eu sempre gostei muito das poesias do Carlos Drummond de Andrade, tanto que na época do colégio eu era uma das poucas da minha turma que sabia alguns deles de cor.

    Na verdade da poesia brasileira ele e a Cecilia Meireles são meus autores favoritos ♥

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã deles, ao lado de Vinícius de Morais também são meus preferidos. Minha inspiração:)

      Excluir
  5. Oi Karol!!
    P/ começar, confesso q ñ gostava dos versos Carlos Drummond de Andrade, mas depois do post q li, fiquei impressionada. Realmente, agora q vi c/ outros olhos percebi q os poemas de Drummond são profundos.. nunca parei p/ analisar dessa forma..
    Amei o video, não conhecia a musica, mas caiu certinho..muito emocionant msm..
    Adorei o post!!! Parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá vim aqui retribuir sua visita lá no Skoob, adorei o post, sou muito fã de Drummond assim como da Avril, você fez um post incrível misturando esse dois talentos de épocas e gêneros distintos, parabéns.
    Se gosta de poesia dá uma passadinha lá no meu blog.
    Beijos
    http://visoespoeticas-br.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída