Slide

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sessão Pipoca - Lincoln


Oi gente! O filme do qual vamos falar hoje trata da história de Abraham Lincoln, Presidente dos Estados Unidos, e para mim (que sou estudante de Direito) é uma verdadeira aula de Constitucional. Ele mostra a luta de Lincoln para ter aprovada no congresso à 13ª emenda a Constituição que viria a abolir a escravatura. 



O país então passava por uma fase difícil, em uma guerra civil onde se opunham a União e o norte do país, contra os rebeldes sulistas, Lincoln tirou o status de propriedade dos negros, o que significava dizer que fora diminuída a força de trabalho do sul, além de fortalecer o exército nortenho com as forças dos escravos libertos que viriam a se alistar.


 Lincoln teve que buscar o apoio de seus adversários para a aprovação da emenda, visto que apenas o apoio de seus aliados não seriam o suficiente para a aprovação da mesma, que na constituição americana tem um procedimento muito mais dificultoso do que a nossa. Para conquistar tal apoio Lincoln se utilizou de vários meios éticos ou não.

O que eu mais gostei no filme foi ver as discussões no congresso americano e o voto dos deputados, foram cenas emocionantes e de arrepiar.



 Além dos aspectos políticos e jurídicos relatados pelo filme vemos também os dramas familiares de Lincoln, onde ele enfrentava uma discordância com sua esposa porque o filho Robert queria se alistar no exército, e lutar na guerra, Lincoln já havia perdido outros dois filhos, mas Robert não queria ficar de braços cruzados enquanto as pessoas se matavam por seu país, ele queria também fazer algo pelo seu povo.



Não gostei do final, mas tenho de aceitá-lo, afinal não se pode mudar a história. Indico esse filme para aqueles que gostem de política, história, ou que queiram saber mais sobre o procedimento legislativo que versa sobre a constituição.


8 comentários:

  1. Está ai um personagem histórico que tenho vontade de ver um filme ou ler um livro sobre ele, mas achei este enredo um pouco cansativo, mesmo assim gostaria de ver.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei ele cansativo, ao contrário do que diz a critica, e a temática me interessou bastante.

      Excluir
  2. Heey,
    Todas as vezes que assisto o Oscar fico querendo ver os filmes que passam lá, esse foi um deles.
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir, mas sua resenha me deixou curiosa :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse costume! Dessa vez vi esse, Os Miseráveis e o Lado Bom da Vida, os outros ainda estão na minha lista... Bjs...

      Excluir
  3. Ainda não assisti o filme, mas já li várias críticas e muita gente gostou do filme. Em breve vou assistir e espero gostar. =)

    Beijos,
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nesse último parágrafo senti a advogada que esta se formando kkk Vixi!! ^^

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída