Slide

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Crônica de Uma Namorada - Zélia Gattai


Editora: Record
Páginas: 221
Sinopse: Este é o primeiro romance de Zélia Gattai e retrata a São Paulo dos anos 50, tendo como fio condutor a história de Geana, uma garota de 15 anos, neta de italianos, que se apaixona e descobre as dores e delícias do amor.




 
A Geana com quem nos deparamos no inicio da trama é uma menina de 10 anos que acabara de perder a mãe, em meio a tanta dor se depara com a figura de Beto, rapaz então com 15 anos, cujo pai locara um quarto na casa da pequena a fim de que o filho pudesse estudar. Desde então o rapaz tornara-se um alicerce na vida da garota, em todos os seus momentos de angustia, ele que vem consolala, e devolver-lhe a paz, embora de maneira torpe. Confesso que tive ódio de Beto durante a maior parte da trama, a meu ver o personagem não passa de um aproveitador barato.

O livro descreve de maneira imperceptivel o crescimento de Geana, de um modo que assim como na vida não vemos o tempo passar, também nessa obra não somos capazes de determinar as linhas invisiveis que distinguem a menina da moça. Acompanhamos ao longo da trama o amadurecer de Geana, o seu crescimento, as descobertas sexuais nas quais a trama segue focada desde o seu primeiro capitulo.

Este é um livro que embora inicie a história de uma menina, considero pesado, e apesar de tê-lo lido aos 14 anos entendo que é uma obra a qual é nescessário termos certa maturidade para ler. Devido a descrisção pesada que a autora faz das descobertas sexuais da garota. 

Os personagens secundários da obra são cativantes. É impossivel não rir das peripecias de Ricardina, uma menina pobre que foi amparada pela mãe de Geana, altamente espontanea e divertida. E do amor por festejos por parte de Leticia, madrasta de Geana e seu "aprendiz de fogueteiro".

Crônica de Uma Namorada foi escrito por Zélia Gattai, esposa do também escritor Jorge Amado, e é um livro que eu amei. Ele nos dá através da história de Geana um verdadeiro banho de cultura. A escritora descreve através da narrativa aspectos da cultura brasileira muito fortes, que reinavam nos anos 50 e predominam até hoje. Descreve desde as festas de carnaval, as fogueiras de São João até a música da época e a nossa literatura clássica.

Outro foco da brasileiridade do livro é a linguagem utilizada pela autora na narração de Geana, utilizando-se de palavras caracteristicas e populares(algumas até mesmo xulas) para construir o enrredo.

O livro me fez rir, chorar, e me encantar pela história de Geana. É uma história de uma garota desde muito nova presa a uma ilusão, mas que consegue ter sua felicidade consumada.
  
Indico esse livro para quem goste de romances com uma boa carga cultural.



Tem promoção no blog e comentar nesse post lhe dá uma chance extra. >> Promoção Férias Recheadas com Livros.

4 comentários:

  1. Oie!
    É primeira vez que vejo este livro e achei a temática dele bem interessante. Fiquei com vontade de ler.
    Gostei da sua resenha!

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu simplesmente amoooo Zélia Gattai!
    Acho a escrita dela primorosa e sou capaz de ler tudo do que ela escrever, mas os meu preferidos são os autobiográficos, como Anarquistas, Graças a Deus e Senhora Dona do Baile.

    B-jusss!

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Parabéns pela ótima resenha....

    Vim conhecer seu cantinho e já estou seguindo... Deixo o convite para conhecer o meu...

    Beijos
    Lylu - http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tô gostando. Apesar das partes "picantes" é um livro muuito interessante e com uma história dvertidíssima :D

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída