Slide

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Na Margem Do Rio Piedra Sentei e Chorei - Paulo Coelho



Editora: Gold Editora Ltda
Paginas: 174
SinopseNuma história de amor estão os mistérios da vida. Pilar e seu companheiro conheceram-se na infância, afastaram-se na adolescência, e onze anos depois tornam a se encontrar. Ela, uma mulher que a vida ensinou a ser forte e a não demonstrar seus sentimentos. Ele, um homem capaz de fazer milagres, que busca na religião uma solução para os seus conflitos.


Pilar é convidada por um amigo de infância para ir a uma de suas palestras. Chegando lá ela descobre que seu amigo é um seminarista, mas ainda assim ele confessa seu amor por ela e a convida para ir acompanhá-lo em suas palestras durante o feriado, ela o acompanha deixando toda a sua vida em Zaragoza para segui-lo levando apenas a roupa do corpo. Apesar da atitude de entrega ela não sabe ao certo o que este homem representa para sua vida, nem até que ponto ela é capaz de resistir a ele. Agora ela deverá aproveitar essa chance para resolver seu conflito interior e buscar as respostas sobre si mesma e o destino de ambos, enquanto ele deverá descobrir o que ele realmente sente, e fazer uma escolha entre sua vocação e seu amor.

O companheiro de Pilar(cujo nome não é mencionado ao longo de toda obra) carregou junto consigo a  sua lembrança por toda a sua vida até vir a confessá-lo. Ele vive um conflito interior consigo mesmo, com suas crenças, precisava escolher entre sua vocação e o seu amor por Pilar. Amar Pilar significava fazer uma série de renuncias, e seguir sua vocação significava renunciar ao seu amor por Pilar. Ela por sua vez, fugiu desde a infância do que sentia. Queria apenas viver uma vida comum, passar no concurso e continuar seus estudos. O encontro com seu companheiro mudou a sua vida de uma maneira incrível. Momentos não planejados, e ao mesmo tempo esperados por toda uma vida.

Para mim Paulo Coelho é um gênio da Literatura, e gosto da forma como ele descreve a vida, a presente obra é um romance que como todas as obras do autor é penetrado pelo misticismo, a religiosidade e pelo sobrenatural. As palestras do companheiro de Pilar, pregam algo novo, baseado na crença na face feminina de Deus. 

Na margem do rio Piedra sentei e chorei é um dos meus livros preferidos, e me fez de fato chorar. Eu diria que ele tem um toque de auto-ajuda, porque ao longo da história os discursos do companheiro de Pilar tomam esse rumo, culminando em reflexões lindas. Entre elas se destaca a passagem onde ele fala sobre os "instantes mágicos" do nosso dia, um momento em que é possível transformar nossos destinos através de uma atitude simples e que na maioria das vezes nós não enxergamos ou simplesmente deixamos passar. 

Indico a obra para aqueles que gostem de histórias com um toque de misticismo e religiosidade, e principalmente para aqueles que como eu apreciam a escrita de Paulo Coelho, para mim esta foi a sua melhor criação.

Trechos: 
"Por isso escrevia, para transformar a tristeza em saudade, a solidão em lembranças. Para que, quando acabasse de contar a mim mesma esta história, eu a pudesse jogar no piedra - assim me dissera a mulher que me acolheu. Então - lembrando as palavras de uma santa - as águas poderiam apagar o que o fogo escreveu."
"É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça. Todos os dias Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que ele não existe, que hoje é igual à ontem – e será igual à amanhã..."


5 comentários:

  1. Não sou muito fã do Paulo Coelho. Como você disse, ele mescla muita religião e misticismo e sou meio "contra" esses aspectos em um livro (independente da religião), mas gostei muito da resenha e do modo como você escreve.
    Só uma dica: Coloca um fundo no seu texto, branco ou... lilás, sei lá. Tive que sublinhá-lo para ler =/

    Beijos
    Isa
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu gosto da escrita do Paulo Coelho, e acho o essa característica dele muito positiva. Obrigada pelo elogio e pela dica... ;)

      Bjs...

      Excluir
  2. Oi Anna e Karol
    Sabe, eu já li muito Paulo Coelho, adorava, mas depois percebi que
    era sempre a mesma coisa, e dei um tempo.
    Preciso retornar, eu gosto do autor, apesar de muitos torcerem o nariz para ele.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também gosto muito do autor, e tenho minha opinião bem formada sobre ele. Os livros dele são sempre marcados pelo misticismo, e por isso parece repetitivo, mas em cada obra ele aborda temas diferentes na trama principal.

      Bjs...

      Excluir
  3. Já li bastante livros do autor, este é o que mais gosto, faz tempo que não leio nada, mas nunca esqueço suas belas histórias.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída