Slide

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Entrevistando Samanta Holtz

Hello people!!! O que acham de conhecermos mais sobre uma escritora nacional?
     Eu acho um ótima ideia e por isso trago agora para vocês uma entrevista que fiz a escritora Samanta Holtz.


Samanta Holtz é a autora de "O Pássaro" (resenha), seu primeiro livro  a ser publicado. Ele foi destaque literário de 2012.
Atualmente, ela está na luta pela publicação de mais uma de suas histórias, dessa vez "Quero ser Beth Levitt" (skoob) que foi aprovado pela editora Novo Século. 


1- Quem é Samanta Holtz?
Samanta Holtz: Em primeiro lugar, obrigada pelo convite para a entrevista J Sou uma pessoa otimista, que ama a natureza, os animais, confia plenamente em Deus e acredita que há uma razão para tudo o que acontece em nossa vida, seja bom ou ruim. Acredito na força que cada um de nós possui para realizar os sonhos, porém nem sempre sabemos o que é melhor para nós. O que não dá certo hoje, talvez seja porque algo melhor nos espera lá na frente. Então, penso que, em vez de reclamar ou lamentar, devemos sempre agradecer pelo que temos, absorver os aprendizados que cada situação nos traz e seguir em frente!

2- Quais são suas maiores paixões?
Samanta Holtz: Amo muito, muito, muito a minha família! Minha Cocker Spaniel, meus livros, meu violão. Amo a vida e sou imensamente grata por tudo de bom que me rodeia! Além, claro, de ser apaixonada por escrever.

3- O que te motiva a escrever?
Samanta Holtz: Nunca escrevi pensando em conquistar fama, status, riqueza – até porque, sabemos, é muito difícil um escritor viver financeiramente dos seus livros. Escrevo porque é o que eu amo fazer e, mesmo que nunca publicasse uma só página, não pararia. Enquanto escrevo, sinto-me preenchida, completa. Claro que publicar sempre foi um grande sonho, porém não focado nessas questões, e sim no desejo de ver minhas palavras se espalhando pelos leitores como folhas ao vento, tocando corações, provocando mudanças positivas, levando bons aprendizados e inspirações. É isso o que me motiva!

4- Qual é o seu livro de cabeceira, aquele que você não abandona nunca? (não vale os seus)
Samanta Holtz: (adorei o “não vale os seus”! Hahaha!) – Bem! Há vários livros que amo, entre eles, TODOS da Sophie Kinsella. Ela é ótima! Porém, se for para mencionar apenas um livro, existe um que me tocou em especial: “A Lição Final”, de Randy Pausch. Fique encantada tanto pelo livro e pelas palavras dele quanto pela história do autor, um grande exemplo de superação e de, literalmente, “saber viver”.

5- Um sonho para realizar esse ano.
Samanta Holtz: Conquistar maior reconhecimento como escritora. Um passo de cada vez, claro... mas dar esse passo a mais em relação ao ano passado!

6- O que inspirou você a escrever a "O Pássaro" e "Quero ser Beth Levitt"?
Samanta Holtz: Em “O Pássaro”, tudo começou com minha paixão pela Idade Média, nas aulas de História do colegial. Caroline, a personagem principal, foi nascendo em minha imaginação aos pouquinhos... eu imaginava como seria a vida de uma garota, naquela época, que fosse contra as regras da sociedade, tivesse sonhos ousados, vivesse um amor proibido... tudo isso foi se fundindo e formando a trama do livro!
Já “Quero ser Beth Levitt”, para ser muito sincera, eu não me lembro exatamente de como a ideia surgiu (risos!)... apenas sei que eu tinha a ideia de um momento mais ou menos na metade da história, que seria o clímax. Aí, outras ideias foram se fundindo a ela. Normalmente, é o que acontece (neste momento, mesmo, tenho alguns fragmentos de ideias “engavetados” na memória que, quando eu menos esperar, irão se fundir... e vão formando novas histórias!).

7- Como estão as expectativas do lançamento do novo livro?
Samanta Holtz: Estou muito ansiosa e feliz! Mal posso esperar para saber a opinião e reação do público com “Quero ser Beth Levitt”, pois é uma história bastante diferente do meu primeiro livro publicado – “O Pássaro”. Estou preparando alguns “agradinhos” aos leitores e parceiros, e espero que gostem muito tanto deles quanto, claro, em especial, do livro J

8- Fale um pouco sobre como foi à criação e publicação de "O Pássaro".
Samanta Holtz: Escrevê-lo exigiu constante pesquisa, pois tudo o que eu iria mencionar (cenários, hábitos, vestimentas), eu precisava me perguntar: “Isso está correto para o século XIII?”. Quando o concluí pela primeira vez, eu o revisei e registrei na Biblioteca Nacional e, assim que o registro chegou, comecei a enviar às editoras. Recebi diversos “nãos”. O tempo foi passando e eu o revisei mais vezes (no total, foram cinco revisões) e me lembro bem de que, na última delas, senti uma certeza lá dentro, o momento do “agora, sim”. Continuei tentando aprovação em editoras, porém, em um ritmo bem menor, e com bem menos entusiasmo. Já havia me acostumado com a ideia de que, provavelmente, eu nunca publicaria um livro. Porém, após um período de cerca de um ano sem tentar nada, voltei a contatar algumas editoras – umas novas, outras que, na época, não deram resposta. E, para minha surpresa, tive duas aprovações, entre elas, a “Novo Século” (pelo selo Novos Talentos da Literatura). Foi uma grande festa, em casa! Todos torciam demais por mim. Fechei o contrato e, daí em diante, tudo era motivo para celebrar. Ver a diagramação, a arte da capa, ver o livro pronto pela primeira vez, dar o primeiro autógrafo, fazer a primeira noite de autógrafos. Eu vivi um verdadeiro sonho realizado! Claro que isso também trouxe muuuito trabalho e me ensinou a conviver com críticas, opiniões, contatos com o público... mas estou amando essa trabalheira toda! J

9- Você tem outras histórias prontas, ou no papel, ou ainda, na mente?
Samanta Holtz: Sim. Além de “O Pássaro” e “Quero ser Beth Levitt” (que deve ser publicado no início de julho), tenho mais dois romances escritos – “Renascer de um Outono” e “Corpo & Alma” – e um em andamento. Também tenho ideias a serem desenvolvidas que estão lá dentro, amadurecendo e esperando a hora de saírem para o papel!

10- O que poderia dizer àqueles que ainda lerão seus livros?
Samanta Holtz: Digo que será uma honra fazer parte não somente das suas estantes, mas também dos seus corações! E espero que, uma vez que se abram para as minhas palavras, que elas possam levar boas inspirações e transformações às suas vidas.

11- E aos futuros escritores brasileiros?
Samanta Holtz: Muita perseverança e paciência! Os resultados nessa carreira podem não ser imediatos nem encorajadores, especialmente no início – e isso se refere a todas as etapas: a aprovação, as primeiras vendas, o reconhecimento... No entanto, mantenham o foco naquilo que realmente importa, que é o amor de vocês pela escrita, pela arte. O resto é consequência de um trabalho bem feito – e um trabalho só é realmente bem feito quando é feito com amor!

Querida... obrigada, mais uma vez, pela entrevista!
Um beijo, Samanta Holtz 


Um muito obrigada a você Samanta por além de ser uma escritora incrível é também uma pessoa maravilhosa! O Letras & Versos lhe deseja muito sucesso na sua carreira de escritora e em sua vida como um todo.


Links para contato com a autora:

12 comentários:

  1. Oi Anna!
    Adorei a entrevista!
    Não sabia muito sobre a autora ou o livro. Mas fiquei com vontade de ler "O pássaro". Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna! Adorei ver esta entrevista, conheci a Samanta na bienal e ela é uma fofa, além de excelente escritora.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei a entrevista! A Samanta é um amor, super simpática *-*
    Ainda não li O Pássaro, mas pretendo, em breve!

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna!
    Adorei a entrevista, tenho muita vontade de ler O Pássaro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Querida Anna!

    Obrigada por reservar este cantinho do seu blog para mim :)
    Fiquei muito feliz em ser entrevistada por você!!!

    Beijossss no coração :)

    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Um beijo e muito obrigada por ser parceira do blog e tudo mais! :)

      Excluir
  6. Ai, como escritora adorei a última reposta!! É bem assim,mesmo! Eu sigo , pois tenho muita paixão pelo que faço, o reconhecimento um dia surgirá. hehehe
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter muita paixão e força de vontada mesmo! ^^

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída