Slide

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Diva - José de Alencar - Clássico da Literatura Brasileira


Editora: Martin Claret
Páginas: 143
Sinopse: Romance lançado em 1864, pertence aos chamados romances urbanos de Alencar. Nele é narrada a história de paixão de Augusto pela bela e fatal Emília e tem-se o panorama da sociedade fluminense do século XIX, a qual está repleta de convenções e relações humanas baseadas no interesse.


A história é narrada em primeira pessoa, e é uma carta escrita por Augusto para seu amigo Paulo, contando sua história que enquanto médico recém formado, cujo primeiro caso de sua carreira foi tratar da pneumonia de Emília  uma menina de 14 anos cheia de recatos e valores que faziam-na até mesmo  negar-se a ser examinada por ele.

Augusto cuidou de seu caso com o maior desvelo e dedicou a ela seu suor e suas lágrimas. Vencida a enfermidade, o recém formado médico, recusou a generosa gratificação oferecida pelo pai de Emília, prometendo recebê-la somente quando precisasse

Os anos se passaram e agora aos 18 anos aquela garota é a estrela dos salões da corte Fluminense, cuja beleza acompanhada do valoroso dote vindo de sua família abastada, faz com que todos os homens se curvem diante de si. 


Augusto apaixona-se então por essa garota, que lhe deve a vida. No entanto, Mila não se apega a essa divida de gratidão, e pelo contrario, humilha despreza o rapaz sempre que pode.


Ao longo da história os laços entre Augusto e Mila se estreitam de modo que eles acabam se tornando parte indispensável da vida um do outro, esse ódio torna-se esconderijo de uma devotada amizade e de uma fulminante paixão.


Esse é mais um dos romances de José de Alencar cujo centro é uma mulher de personalidade forte, e autora de seu destino apesar das convenções da época. E mostra ainda o poder do dinheiro sobre a vida das pessoas, embora esse não fosse o principal interesse de Augusto,por vezes ele afirmou que fosse a fim de rebater as humilhações de Emília.

Indico essa obra para aqueles que apreciam romances e Clássicos da Literatura Brasileira.

Trechos:

"Fora assim, Paulo, que se formara essa natureza tímida ao mesmo tempo que audaz. Havia nela a transfusão de duas almas, uma alma de criança e outra alma de heroína. Só em face da natureza, a agreste poesia daqueles ermos comunicava com seu espírito e o enchia de arrojos admiráveis. Em presença de alguém a vida soldava-se no íntimo como num invólucro impenetrável; restava apenas na superfície uma sensibilidade irritável."

"Se o mundo soubesse um dia a história que eu te conto, Paulo, ele exclamaria sem duvida: "É impossível! Essa mulher não existiu!" E o mundo teria razão."


                      

8 comentários:

  1. O único livro que tentei ler do autor foi Iracema e que infelizmente não me agradou, no entanto, depois de ler sua resenha, fiquei curiosa sobre esse livro e acho que talvez seja uma ótima opção para ler um clássico, quem sabe eu não venha a gostar :D

    Beijos!

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É realmente uma ótima opção, seguido por Senhora que para mim é o melhor do autor, ainda não li Iracema... Leia Diva, você vai gostar...
      Bjs...

      Excluir
  2. Clássicos nunca chamaram minha atenção. :/
    Sei que é o que todos falam, e pode parecer clichê a este ponto, mas prefiro algo mais... moderno. E não tive uma boa experiência com Senhora do mesmo autor.
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fã dos Clássicos e eles sempre trazem algo que podemos aplicar a nossa realidade atual. Trazem uma carga de valores, e implicitos desvalores tipicos, não da época mas da humanidade. Uma leitura atenta, é a chave para buscar esses detalhes que se escondem nas entrelinhas de um clássico e que são o seu ponto forte.
      Bjs....

      Excluir
  3. Sou apaixonada por clássicos da nossa literatura, mas nunca li "Diva", acredita?
    Fiquei interessada a ler esse livro depois da sua resenha!
    Estou te seguindo! Gostei bastante do blog!
    beijoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique! Leia Diva, se você gosta dos Clássicos, com certeza vai gostar deste.
      Bjs...

      Excluir
  4. Oi Anna.
    Confesso que depois que terminei o ensino médio nunca mais peguei num clássico da nossa literatura, tipo saturei e não consigo.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também já tive problemas com livros no ensino médio, o fato de ser leitura OBRIGÁTORIA acaba com encanto, e da uma preguiça enorme. Definitivamente não da pra ler sob pressão.
      Mas os clássicos tem o seu valor, é ele não é pequeno! Ler Diva pode ser uma boa oportunidade de você se reconciliar com esse tipo de leitura.
      Beijos...

      Excluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída