Slide

segunda-feira, 4 de março de 2013

O Código da Vinci - Dan Brown


Paginas: 423 páginas
Editora: Sextante
Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.




Bom, o que dizer de O código da Vinci? Tenho muitas impressões sobre a obra. Comecemos então pelo que toca a sua parte mais superficial, a capa é linda, e o numero de 423 páginas me fez acreditar que demoraria um bocado a lê-lo, mas para minha surpresa a maneira como o livro foi escrito é muito favorável e nos permite uma leitura muito agradável e dinâmica, porque os capítulos são curtos e alternam entre os cenários da história, de uma forma que prende a atenção do leitor sem o empecilho de nenhum tipo de cansaço.
Já no tocante a história em si, eu tive duas impressões do livro:
Quanto às perseguições policiais e a luta de Langdon pra desvendar o crime e provar sua inocência, achei muito interessante até me lembrou um pouco as histórias de Sherlock Holmes, fez jus ao titulo de romance policial. Surpreendeu-me o fato de que Dan Brown em momento algum fez de Langdon um “super herói”, ele era exatamente o que era, um professor sem conhecimento nenhum a respeito de investigações e cercos policiais. Ele foi desde o principio, guiado pela agente Sophie Neveau que obviamente, por trabalhar na policia, sabia o que estava fazendo quando pegou pra si a responsabilidade de guiar sua fuga. O autor foi muito coerente nesses aspectos.
Já no que diz respeito ao código propriamente dito, que dá nome a obra. Eu achei extremamente fantasioso, sem lógica alguma, invenções saídas da mente do autor que não conseguiram atingir a minha. Para mim nada do que Leonardo da Vinci pintou pode ser pego como verdade para fundamentar teorias tão absurdas.
E quando os grandes segredos da obra são revelados, é que sua falta de importância fica mais evidente, descobrimos que o segredo protegido pela igreja não só é impossível de ser real, como também, ainda sendo não faria a menor diferença, é irrelevante e mesmo depois de revelado, a prova de sua legitimidade nunca aparece. Decepcionou-me profundamente! Apesar disso, o final da obra me emocionou bastante, tudo se desenrola de uma maneira muito inesperada.
Indico o livro pra aqueles apreciadores de um bom romance policial, porque nesse aspecto Dan Brown foi brilhante.



Trechos:
"-- Meu nome é Bezu Fache - apresentou-se quando passou pela porta giratória.- Capitão da Diretoria Central da Policia Judiciária. - Seu tom combinava com ele - um ribombar gutural parecendo prenuncio de tempestade. "
"Os pensamentos de Langdon voavam enquanto ele tentava avaliar as implicações do significado de tudo aquilo. Girando nos calcanhares, olhou decidido na direção de onde tinha vindo.
Será que ainda da tempo? 
Sabia que não importava . 
Sem hesitar, Langdon saiu correndo de volta para as escadas." 
Comentários sobre o autor e a obra:
“O Código da Vinci está muito acima do mero romance policial inteligente. É genial.”  Nelson DeMile
“ Impossível parar de ler. Extraordinariamente talentoso. Fascinante e divertido... uma proeza considerável.” Washington Post
"Um novo mestre do suspense inteligente. Uma aventura empolgante e intrigante."People Magazine
"Arrasador, uma perfeição. Uma história de suspense estimulante e inteligente. Desde Harry Potter, nenhum autor deliciou tanto seus leitores conduzindo-os através de uma sucessão de etapas com uma narrativa de tirar o fôlego."  The New York Times

Imagens:
Jacques Saunière foi encontrado morto, na posição do Homem Vitruviano pintado por Da Vinci

Vídeo:



Trailer do filme O Código Da Vinci

Nota:





7 comentários:

  1. Lembro que li Código da Vinci com uns 11/12 anos, em um dia só. Fiquei envolvida com a narrativa e não conseguia largar. O final realmente é surpreendente, mas depois de ler outros 3 livros do Dan Brown vi que é a mesma receita de bolo.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não tive uma boa experiencia com o livro sabe, tem um bom enredo, suspense, misterios, personagens cativantes, mas sei lá, achei meio enrolado e apenas na metade para o final me empolguei, mas mesmo assim, não curti muito final. Talvez o estilo do autor não seja o meu estilo de leitura, mas concordo que é bom livro, e tente a agradar bastantes pessoas.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, apesar de gostar de romances policiais, O Código da Vinci realmente não está entre os meus preferidos. Achei a história fantasiosa demais... Bjs...

      Excluir
  3. O filme é maravilhoso, mas o livro... PERFEITO!
    Eu amo essa história, e não a categorizei como romance policia, cara esse livro transcende o físico, haha.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabby!

    Poxa, é uma pena que o livro tenha sido uma decepção desse porte... Esperava mais genialidade vinda do Brown.

    Quem sabe eu dê uma chance, algum dia?

    Gostei bastante da sua resenha, foi bem sincera, clara e objetiva.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sei que esse livro é polemico, já ouvi falar sobre, mas fico curiosa pra ler
    Se como vc disse o romance policial é bacana já me empolgo.

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que torce o nariz pra Dan Brown , eu simplesmente a-do-ro.
    E gostei tanto do livro quanto do filme, apesar de concordar que ele tem saídas bem fantasiosas.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída