Slide

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry


Editora: Agir
Páginas: 80
Sinopse: Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.


O Pequeno Príncipe! Acho que todos já ouviram falar dele, seja pelo livro ou pelo desenho. É uma obra encantadora, infantil? Sim! Adulto? Também! Saint-Exupéry escreveu esta obra para seu melhor amigo (já adulto) Léon Werth, mas fez o principezinho carregado de inocência e pureza própria da infância.
A história fala de um homem que quando criança não tinha seus pensamentos compreendidos pelos adultos, que na correria do dia a dia valorizavam coisas que não tem valor para uma criança.
Este homem cresceu, tornou-se piloto, teve seu avião quebrado e caiu em um deserto, foi ai que ele encontrou o pequeno príncipe, que havia caído ali a aproximadamente um ano. O pequeno príncipe vinha de um planeta muito pequeno onde só havia espaço para ele, seus três vulcões e uma rosa.
O livro apesar de ser escrito em prosa, posso dizer que é muito poético, e escrito de forma muito romântica. Ele nós mostra valores já esquecidos nos dias de hoje, que são essenciais mas no entanto ficam esquecidos em meio a rotina. É fácil reconhecer através das metáforas presentes na obra as situação da vida que estão tão próximas da nossa realidade.
Eu tive a oportunidade de fazer da obra as duas interpretação possíveis, li-a quando criança e voltei a ler na vida adulta(ou quase), tenho uma visão diante e para além de baobás e roseiras, visão literal e metafórica.
Como uma obra pra crianças, o Pequeno Príncipe é um livro perfeito, as histórias de animais falantes, planetas distantes, reis e príncipes avivam a magia presente na história, enquanto às singelas ilustrações tratam de aproximar ainda mais a obra de seu público infantil.
Já para o público adulto, o livro nos faz voltar a ser criança ensinando-nos lições que nossas famílias esqueceram-se de nos ensinar. Como esquecer da famosa frase da raposa ao principezinho? “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

A inocência e simplicidade é que torna a obra universal, por isso eu a indico para todos, é um livro que todos deveriam ler.

Trechos:

 “Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar. Então ela espreguiça, e lança timidamente para o sol um inofensivo galinho.  Se é de roseira ou rabanete, podemos deixar que cresça a vontade. Mas quando se trata de uma planta ruim, é preciso arrancar logo, mal a tenhamos conhecido.”

“Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla.”

“É preciso exigir de cada um, o que cada um pode dar, replicou o rei. A autoridade repousa sobre a razão.”

“Não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.”

 “As estrelas são todas iluminadas... Não será pra que cada um possa encontrar a sua?”
Vídeo:

Trecho do filme O Pequeno Príncipe.
Imagem:
Desenho feito pelo narrador da história, de uma jiboia engolindo um elefante.


Nota:



7 comentários:

  1. Acredita que nunca li os livros do Pequeno Príncipe? *9
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,Karol!
    Com certeza, O Pequeno Príncipe é um livro recomendado para todas as idades. Li o livro na min ha infância, mas o tenho gravado na minha lembrança com muito carinho. Sua mensagem é linda!
    Adorei a resenha!

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena ler! É um livro encantador... Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha! :D

    Eu li um pequeno princ. versão pequena.
    :D

    bjs
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente esse é um livro recomendado para qualquer idade.
    Adorei a resenha!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li ele somente quando era criança, mas é um livro que eu desejo ler novamente, porque nossa visão das coisas muda demais, como você disse.
    Acho que sendo adulto, criança, adolescente ou idoso, O pequeno príncipe te conquista.
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  7. É um livro com lições do coração, ganhei meu exemplar da minha melhor amiga e quero guarda-lo pra sempre.

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída