Slide

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Destino - Ally Condie


Editora : Suma de Letras
Páginas: 240
Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Palavras:


Ally Condie nos leva por um mundo totalmente estranho onde tudo, TUDO MESMO é controlado por Funcionários da Sociedade, os governantes. O foco do livro “é você pode escolher quem quer amar”, a sociedade distópica é só para impor o oposto e mostrar que a força de vontade é a principal arma humana. A narrativa é um pouco cansativa porque a personagem principal, que é quem narra, tem muitas dúvidas se aquilo que ela acredita é ou não real, se é ou não certo, se era ou não culpa dela (consciência pesada. Rsrs).
Infelizmente muitas coisas não são explicadas ao longo da história. Por exemplo, o que são Anomalias e Abrerrações? Afinal a Cássia também não sabe muito sobre isso e o que sabe, é bem vago. Acredito que no próximo livro, Travessia, haverá muitas explicações, porque pelo final de Destino, Travessia será o momento das descobertas. Ficar sem saber desses detalhes me irrita um pouco, é como se estivesse perdida na história.
Os poemas que aparecem na história são muito bonitos, não sei se eles inspiraram a autora, ou se depois que ela os conheceu, o que sei é que eles se encaixam muito bem à história.
Uma última observação que não posso deixar de fazer é que não vejo Cássia, Ky e Xander como um triângulo amoroso. (A justificativa contém um Spoiler leve) Isso porque Cássia sabe o que quer e mesmo temendo magoar um amigo amado ela não desiste de salvar o rapaz amado.
Eu gostei da história apesar dos probleminhas citados e a diagramação é impecável, pontos para a editora.
Eu indicaria esse livro para quem gosta de romance e distopias, mas atenção se você não gosta de narrações em primeira pessoa poderá não curtir muito.

Imagens: 

Gosto muito da imagem da capa estou tentando repetir o efeito, mas é meio difícil. rsrs Essa capa segue o estilo da americana.


Esses são os comprimidos que todos as pessoas devem portar. O verde acalma, o azul pode te nutrir e o vermelho... é um mistério.


Trechos:

“Claro. Minha bisavó. Os Cem Poemas. Eu sei, sem precisar verificar nos terminais escolares, que este poema não é um deles. Ela se arriscou muito escondendo este papel, e meu avô e avó se arriscaram ao guardá-lo. Que poemas valeriam o risco de se perder tudo?
O primeiro verso me deixa paralisada e traz lágrimas aos meus olhos, e não sei a razão, a não ser o fato de que mexe comigo de uma forma que nunca aconteceu antes.
Não entre docemente naquela boa noite
Destino, p. 80

“Mais uma vez obedecemos. Deixo cair o pequeno cilindro de metal junto aos outros, mas não olho nos olhos da minha Funcionária.
— Vamos precisar que vocês tomem os comprimidos vermelhos. A Funcionária Standler e eu vamos garantir que vocês façam isso. Não há motivo para preocupação.”

Destino, p. 266

Eu acho que autora poderia ter falado mais da sociedade que envolve nossa personagem, mas ela focou nos conflitos internos dela. Alguns termos mereciam mais explicação.
Assim que possível vou ler Travessia.
Leva:

7 comentários:

  1. Eu gosto de texto em primeira pessoa, eu me sinto mais apegada ao personagem, mas livro cheio de por quês sem respostas isso me deixa fula da vida.

    Obrigada pela dica mais um para minha listinha que nunca diminui.
    Ah e obrigada pela visita adorei conhecer seu blog, fique fã do banner amo anime e manga.

    Parabéns pelos 3 anos, muito sucesso flor.
    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Anotado hihi estará na lista de livros de 2013..

    Parabéns pelo blog

    Luciano Barbosa
    do blog
    http://luciano-aod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Legal, parece ser mais uma ótima série distópica que mostra oque um grupo de pessoas pode fazer com uma sociedade e oque acontece quando alguns rebeldes resolvem reivindicar direitos neste grupo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diegordss o livro não fala muito sobre os rebeldes porque como eu disse ele é focado na vida da Cássia e ela não busca saber mais sobre a fronteira o que é meio frustrante.

      Excluir
  4. Ooooi!
    Sabe o que mais me motiva a ler Destino? Esse maldito comprimido vermelho! Claro, eu podia descobrir com um spoiler em algum lugar, com certeza tem, mas ele me deixa curiosa por toda a história, como se encaixa, se ele mata, se te deixa em coma. Sei lá! KKKKK Estranho demais né? É que o resto da história me parece meio óbvia, sei lá, e de tantas resenhas que já li dele, parece que eu já conheço o livro, rs. Só não sei o que é o maldito comprimido vermelho :(

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comprimido é um problema! Fiquei morrendo de curiosidade! A história é meio previsível, mas é um leitura agradável

      Excluir
  5. Lembro que no ano em que saiu o livro, fiquei super afim de comprar, mas acabou ficando no esquecimento. Pelos alguns pontos que citou, fiquei um pouco na dúvida se um dia leria, só que como não leio distopia, seria uma boa chance para entrar nesse universo =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída