Slide

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Desafio literário + Metas 2013


Bom dia gente! Hoje vou mostrar para vocês o meu mais novo projeto para 2013 e ainda algumas das minhas metas, são poucas porque sou muito enrolada rsrs Vamos primeiro ao desafio literário:


Ele foi proposto por: Na Parede do Quarto

Proposta: O desafio no Na Parede do Quarto será bem simples e democrático, com apenas 12 livros por parte de cada participante, o que, venhamos e convenhamos, é uma quantidade razoável para quem quer propor a si mesmo uma rotina literária. Conforme as sugestões e algumas ideias que andei tendo, tentei selecionar gêneros bem distintos e categorias, dentro deles, específicas, o que torna a tarefa mais desafiadora, como pede o seu nome.

Não haverá obrigatoriedade, aos participantes que não tiverem blogs, de escrever resenhas. O desafio, para alguns, é pessoal, uma meta para cumprir num ano novo, o que compreendemos. Mas peço a todos os amigos blogueiros que participarem, se possível, que redijam seus textos críticos para cada livro e me enviem os links, conforme falarei mais adiante.

Espero de todo o coração que todos que participarem possam ir até o fim conosco. Todavia, se por um acaso você sentir que não conseguirá ler tal livro em tal mês ou quiser desistir, garanto que ninguém aqui vai julgá-lo ou apedrejá-lo no Twitter (ah, as hipérboles!).

Desafio: Ler um livro por mês seguindo as seguintes regras

Janeiro: Comecemos o ano com leveza! Neste mês é tempo de relaxar, então escolha aquela história bem gostosa em que o protagonista esteja fazendo uma grande viagem. Pode ser internacional ou por aqui mesmo, desde que você se sinta confortável e, merecidamente, de férias.
Fevereiro: Mudando um pouco de ares, tenho certeza de que você já ouviu falar de um tal deSteampunk por aí, não é mesmo? Então, neste mês, sua missão é encontrar um livro do gênero e nos contar sobre as aventuras que teve em tempos antigos, sombrios e, paralelamente, tecnológicos.
Março: Em março, no Brasil, o outono está chegando. As folhas amadurecem e também as suas leituras o farão. Deixe o estranhamento de lado e escolha um clássico da Literatura Mundial. Se precisar de umas dicas, esta lista publicada no site da Revista Bravo pode ajudar bastante.
Abril: Não sei bem explicar o motivo, mas acho abril um mês apaixonante. Então escolha um romance água com açúcar e acompanhe-me no desafio.
Maio: Pensando um pouco nas capas dos livros, sugiro que escolham um de capa vermelha, de qualquer gênero, para combinar com a cor do amor de mãe.
Junho: Você só gosta de romances ou novelas? Mas dessa vez vou sugerir um tipo de texto mais curto e serei democrática. Escolha uma coletânea de contos ou de crônicas ou de poesia.
Julho: Neste outro período de férias, sugiro que viajemos mais além. Além das fronteiras reais, para onde apenas a imaginação é capaz de ir. Em julho, o desafio é ler algo do gênero de fantasia.
Agosto: Estamos em tempos de liberdade de expressão, então fica a seu cargo selecionar um livro que já  tenha sido proibido ou censurado, no passado, para entender um pouco mais de sua história. Mais uma vez, uma listinha amiga pode te ajudar.
Setembro: Em setembro, como é meu aniversário (risos), sugiro a vocês que leiam literatura brasileira e, mais uma exigência, contemporânea!
Outubro: 2012 foi o ano das distopias. Ainda assim, não creio que em 2013 elas possam ser ofuscadas pelas invasões zumbis. Mantendo a tradição viva, em outubro, escolha um livro do gênero distópico.
Novembro: Às vezes tenho a impressão de que todos os livros publicados no Brasil já foram best-sellers do The New York Times. Na dúvida, quero que você escolha um de seu gosto, que tenha na capa aqueles dizeres bem bregas: "best-seller do The New York Times por 541541654 semanas".
Dezembro: Em 2013, você vai terminar o ano encucado com algum enigma policial. Mas serei específica; escolha um romance policial ou suspense que contenha a palavra "morte" em seu título. Fácil, né?

Sempre que eu ler um dos livros da meta deverei postar uma resenha, nela falarei qual será o próximo do desafio. Nós blogueiros não sofreremos humilhações públicas se por um acaso não cumprimos a meta de um dos meses rsrs

Aqueles que gostaram do desafio, podem começar a participar em qualquer momento.


Mimos e brindes serão sorteados entre os participantes resenhistas e mais informações aqui.

Todas as resenhas que estiverem no desafio receberam a imagem abaixo (invenção minha rs)



Já tenho umas ideias para quais livros lerei, mas até lá as coisas podem mudar rsrs. Quando eu definir qual será o primeiro da meta aviso ^^. 


______________________(=^.^=)______________________

Agora vamos as metas, só algumas porque as coisas mudam durante o ano rsrs

  1. Escrever ao menos 50 páginas de uma história. Sou muito preguiçosa, tenho as ideias, mas cadê a coragem para colocá-las no papel
  2. Comprar mais livros. Essa não parece muito difícil, mas também quero comprar livros para a faculdade também e esses são bem caros.
  3. Ser mais organizada. Acho que já mencionei que sou preguiçosa, pois é também sou um pouco desorganizada com meus horários. rs
  4. Ler todos os livros da minha meta e os que vier a ganhar esse ano. Para ver minha meta para esse ano vá no skoob.
  5. Ser 100% na universidade nos dois bimestres.
É isso gente.
Até loguinho...



Um comentário:

  1. só nao participo do desafio pq vou ler mais que isso ashusahuashu e tbm pq talvez eu nao consigo cumprir do jeito que é pra fazer e tals.

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída