Slide

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sem Perdão (Segredos que Ferem) - Márcia Paiva

Editora: Baraúna
Páginas: 343
Sinopse: Mayara vive em uma comunidade onde a lei do tráfico impera. Em um assalto à banco seu irmão é morto por ser um policial e ela é acusada de acobertar sua profissão. Só havia uma única opção: Fugir! Ela foge do cativeiro levando consigo um PM que foi sequestrado por engano. Na fuga ele a faz prometer que procuraria o Capitão Lopes para que eles a ajudassem. Maia sabia que ninguém poderia ajudar. Ela concorda com o rapaz achando que nunca mais o veria. Sem ter para onde ir acaba vivendo nas ruas do centro velho de SP. Mas nem tudo é desgraça em sua vida. Nas ruas conhece Estela, Sapo e Andrezinho, eles dão proteção e segurança a ela. Com o passar das semanas Maia quase esquece que é procurada pelos traficantes até começar a aparecer corpos de jovens pelo centro velho.


     É muito difícil viver em uma favela, principalmente se seu irmão for um policial, e sua mãe for amante do maior traficante do morro e esse mesmo traficante quer você para ele. Quer piorar mais a situação? Tire um policial da ROTA do cativeiro que o traficante arrumou. Agora sim, a sua situação é Sem Perdão
    Essa é situação de Maia. Complicado né? Mas nem tudo é problema. Maia encontra pessoas maravilhosa como Estela, Sapo, o pequeno André, Dona Iara, etc. Além é claro do maravilhoso Tenente Guedes! (ai ai ai).
      O romance entre Maia e Guedes é super fofo! Eles são os narradores e em algumas partes você sabe que eles não vão morrer, mas tem medo que isso aconteça. A narrativa é intercalada, ora é o Guedes e ora é a Maia. Eu li o livro em 2 ou 3 dias (não lembro) e amei as situações que envolveram os protagonistas.
      A Márcia Paiva soube criar uma história gostosa de se ler. Foi a primeira vez que li um livro em que uma favela é cenário da trama e essa foi uma experiência muito diferente, porque vemos descrito ali o que muitos sabem que acontecem lá, mas evitam falar. Há um traficante líder e seus seguidores, pessoas com medo, crianças sendo corrompidas, perseguição, intolerância, vinganças, e por ai vai.
      Mas nem tudo são flores em um livro. Há muitos erros na grafia e alguns são grotescos, leTras maiUscuLas no meio das paLavRas (viu como não passam desapercebidos?) e outros como trocar f pelo v, deixando frases confusas.
      É um livro que me cativou, não só a mim, como a algumas amigas que estão doidas para juntar uma graninha e descobrir se o livro é tão bom assim. Então eu recomendo esse livro para todos que gostam de romance, lembrando que rola umas ceninhas hot entre o casal de protagonistas. Aguardo ansiosa o próximo volume, que contará a história do Ten. Campos, Caminhos Cruzados.

Imagens:

   A primeira imagem como de costume é a capa. Eu gostei da foto combina com os personagens, mas achei o efeito usado na flor bem fraco. 


Essa foto veio parar aqui porque o Ten. Guedes deu um apelido para a Maia por causa dos olhos verdes dela. Ele a chama de Diaba de olhos verdes! ^^

Qual a relação entre um computador e essa história? TUDO. É graças a um computador que a Maia conhece um personagem muito legal:  Smille. Ele é super fofo com ela e a ajuda em um momento super desesperador.



Trechos:

   "-Não tem água mineral... aquela de garrafa? Acho água da rua com gosto desagradável. Odeio.
       Aquela mulher estava me chamando de burra, sabia o que era água mineral. Senti o sangue subir na cabeça
        [...]
      Tirei uma garrafa de água da geladeira. Dei uma pequena inclina no copo e olhei em direção a sala, eles estavam discutindo. Rapidamente a abri, joguei toda a água na pia e coloquei água da torneira. Nunca soube que água tinha gosto. Água: H2O, incolor e insípida. E indolor! Não vai doer nada "Querida"! Vamos ver se ela sentiria a diferença. Quase dei uma cuspida dentro. Peguei um copo coloquei um pouco de água dentro, levei até a sala."
Sem Perdão, p. 150 - 151.


    "-Guedes, demônio de olhos negros, Campos, demônio de sorriso manso, Andrades demônio, loiro de olhos azuis e, por último e não menos demônio, Almeida, que tem olhos esverdeados. Ainda vai conhecer a todos, depois me fala se tenho ou não razão."
Sem Perdão, p. 137.

    É sobre esses 4, da última quote, que é a série Segredos que Ferem. O 1º está aqui porque eu detestei a Camila a primeira referência e quando a Maia deu a água da torneira a "Querida" Camila que bebeu e gostou, eu ri muito!
    No dia que eu li sobre o primeiro beijo da Maia e do Guedes foi o dia que o Théo e a Morena (um militar e uma garota de favela, soa familiar?) se beijaram! ^^
     Tem uma coisa que eu amei no livro, as várias músicas. Peguei a minha favorita e pus um vídeo, espero que gostem. ^^


E o que acharam do das borboletinhas que vou usar para classificar os livros agora, ficou legal?

6 comentários:

  1. Deu vontade de ler Sem Perdão, tbm acho que vou juntar uns troquinhos e comprar um exemplar. Acho legal vc apontarem os erros e o que não ficou legal pois só assim o próximo fica sempre melhor. Amei as borboletas, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabby!

    Já tinha visto por alto a sinopse desse livro, mas não tinha me despertado interesse algum.

    Depois de ter lido sua resenha, o adicionei à minha lista de desejados. Apesar dos erros de revisão que você mencionou, não custa nada dar uma chance à uma boa leitura, não é mesmo?

    Adorei a resenha!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da proposta do livro, espero ler em breve.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha. Fico feliz por você ter gostado da história. Os erros citados infelizmente há mesmo. Obrigada pelo carinho. Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Gaby, adorei a resenha do livro, ficou muito interessante e desperta + curiosidade. Mas o livro, sem explicações, é simplesmente sensacional!!!! Qro muito adquirir, e concerteza vai ser logo!!! S/ contar q tmbm tô doidinha para ler toda a coleção, msm q ainda está em andamento, mas pelo q andei pesquisando vai ser muito legal assim como o primeiro.
    Tem tbm um detalhe, essa musica é perfeita, se tem uma coisa q me lembra muito o livro é essa musica. Não tem como ouvir ela e ñ lembrar da Maia e Guedes s2, um romance q rola entre os dois inesplicavel, muito legal. A autora tava muito inspirada, assim como descrito no post, só precisava de uma valorização maior do trabalho no caso da edição do livro.
    Parabéns Gaby pela resenha!!!!
    Parabéns tmbm pelo modo da disposição dos detalhes do livro, ficou muito interessante.
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, morro de vontade de ler este livro!
    Gostaria mesmo de conhecer uma história onde o cenário é conhecido, já que faz parte da realidade brasileira, ainda mais com esta tensão toda.
    Sim, Maia não poderia estar mais encrencada, eu imagino.

    Beijo!
    estejali.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída