Slide

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Paradoxo - Marcelo Porto


Editora: Baraúna
Páginas: 257
Sinopse: PARADOXO é um thriller de ficção científica ambientado em Salvador. O romance relata a história de João Ventura, um jovem soteropolitano, estudante de física quântica na UFBA, que se torna o principal assistente do Dr. Alberto Prattes, o mais notório físico do País e o único brasileiro a conquistar um Prêmio Nobel. A narrativa tem início em Genebra – Suíça, na sede do CERN, onde o ainda desconhecido, Alberto Prattes consegue comprovar a existência, do então batizado, Bóson de Prattes. Realização que deu ao cientista baiano o Prêmio Nobel de Física de 1969, tornando-o o mais jovem ganhador da comenda. Em 2011, no Campus de Estudos e Física Aplicada, construído pelo Dr. Prattes nos armazéns do antigo porto de Salvador, João Ventura e Beatriz Lopes tornam-se os principais colaboradores na construção da primeira máquina do tempo, baseada num intrigante efeito colateral causado pela descoberta do Bóson de Prattes e perseguido há mais de quarenta anos pelo famoso cientista. No primeiro teste tripulado da maior invenção da humanidade, João viaja trinta anos no tempo e depara-se com uma realidade assustadora. Extasiado com o futuro ele se vê envolvido numa trama diabólica, onde descobre que Beatriz e o Dr. Prattes foram assassinados durante a experiência que o levou ao ano de 2041. Agora, ele precisa desesperadamente lutar contra o tempo para voltar ao passado e salvar os seus amigos. E, para isso, terá que confrontar o responsável por tudo: ele mesmo!  

Palavras:

Alberto Prattes é um renomado físico brasileiro, durante uma experiência para chegar ao Nobel ele presencia algo que em 1969 não fazia muito sentido. Passada essa parte, estamos em 2011, vemos o Dr. Prattes que está mais velho e tentando reproduzir o efeito misterioso do seu experimento. Ele tem a ajuda de João Ventura e Beatriz Lopes, dois estudantes. Todos trabalham no projeto de uma máquina do tempo. E são “bancados” por um homem estranho que representa uma empresa ainda mais suspeita.
João se oferece para testar a máquina, já que com animais o experimento parecia não funcionar. Mesmo que Beatriz se oponha ele faz. E dá certo, mas o futuro é horrível aos olhos de João. Aparentemente ele causou a morte das duas pessoas mais importantes para ele, Dr. Pattes e Beatriz. E as histórias sobre o futuro ele assustam muito o mesmo (sei que ficou estranho, mas é isso mesmo rsrs). A ficção científica nos leva por caminhos inacreditáveis e nada mais inacreditável que o final. Há muita tecnologia que fica até difícil imaginar alguns equipamentos. Mas o que João descobre sobre si mesmo é o fato mais surpreendente.
Minha leitura foi extremamente veloz e prazerosa. É como um filme cenas rápidas, velozes, explicativas, envolventes e impactantes. Não há erros gráficos e não me lembro de ter visto erros ortográficos.
A forma que a Editora Baraúna fez a diagramação me agradou muito. Nas páginas pares há o nome do autor e nas impares o nome do livro. Cada capítulo começa com um número enorme cinza e abaixo dele, ou melhor, emendado a ele está o nome do capítulo em letras pretas simples e fortes.
Os personagens foram bem trabalhados, mas pouco é falado sobre Beatriz. A narrativa é em terceira pessoa e o foco da narrativa é João e suas descobertas, nós sabemos o que ele sabe.
O cenário escolhido é Salvador, que para a maioria é estranho se relacionado à física, mas eu gostei de imaginar uma Salvador mais tecnológica, não dizem que o Brasil é o país do futuro? rs
Indico esse livro para quem curte livros com ação, pitadas de romance e um mistério a ser descoberto.

Imagens:

Gosto do efeito usado na capa para retratar Salvador a foto escolhida fecha harmoniosamente a imagem.
A imagem ao lado mostra o CERN (Laboratório Europeu de Partículas Físicas) foi nesse laboratório que o Dr. Pattes fez o experimento que o levou ao Nobel e a buscar a máquina do tempo.


Trechos:

“─ Realmente, esse Sr. York é muito estranho... ─ interveio Beatriz. ─ O senhor não acha, doutor?
 ─ Ele é um homem de negócios e deve estar ocupado com outros investimentos. ─ afirmou Prattes.
 ─ Professor, há quanto tempo o senhor o conhecer? ─ perguntou João.
 ─ Vocês sabem que foi ele que salvou o projeto... ─ desconversou Prattes. ─ Há quatro anos quando assumiu a administração financeira e nos livrou do Ministério Público... que por pouco não me colocou na prisão por por improbidade administrativa...”
Paradoxo, pgs 47 - 48

O Marcelo Porto já escreveu seu próximo livro Déjà vu. Será a próxima aventura de João e Beatriz, espero que Beatriz participe mais da história dessa vez.
A quote que escolhi mostra que João e Beatriz não gostavam do Sr. York, o misterioso patrocinador do projeto.
Lembrando que tem um exemplar de Paradoxo no sorteio de 3 anos do L&V.
Esse livro vai ganhar:

6 comentários:

  1. ótima postagem!! Não conhecia o livro. Seguindo seu blog!!!!
    Se ainda não seguiu convido para comentar e seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro, nao conhecia este livro, mas gostei bastante, fiquei super curioso para ler o livro todo, araçoss

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Não faz meu gênero, mas parece interessante.
    Sua resenha me deixou curiosa.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Anna, valeu pela resenha. Quando escrevi PARADOXO não imaginava que iria publica-lo. Depois que publiquei tive a felicidade de conhecer pessoas como você e vários outros leitores que me deram a imensa satisfação em ler o que imaginei.
    A próxima aventura de João e Beatriz está pronta, e Beatriz está bem mais ativa nesse livro, digo mais, sem ela não existiria história. Em breve DÉJÀ VU será publicado e você com certeza será uma da minhas primeiras leitoras.
    Obrigado,
    Marcelo Porto.

    ResponderExcluir
  5. Olá Anna,
    Obrigado pela resenha.

    O maior prazer de um escritor é ver a sua obra sendo lida e principalmente comentada. Quando escrevi PARADOXO não imaginaria que um dia iria publica-lo, agora que publiquei fico muito feliz com a repercussão. Essa satisfação me estimulou a escrever DÉJA VU.

    Fique tranquila que nessa história Beatriz será muito mais explorada, dessa vez a trama se passa no presente e os leitores “beta” já me deram um feedback bastante positivo. Em breve você receberá o seu exemplar.

    Obrigado,

    Marcelo Porto

    ResponderExcluir
  6. Achei um livro interessante, espero ter oportunidade de ler.

    Feliz 2013!!!

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída