Slide

sábado, 3 de novembro de 2012

Post Especial #1 - Paradoxo

Oie meus amados leitores!!! Nova coluna... Sempre que eu tiver algo legal sobre livros, temas de livros, efeitos para suas fotos imitando as capas dos livros, ou qualquer coisa que valer a pena vou postar aqui com a imagem:



Eu espero que vocês gostem afinal esse é um dos meus objetivos.
Sempre dedicarei se alguém me motivar a fazer o post, seja leitor, parente, o carinha do onibus, enfim...
Hoje o post especial é para o Marcelo Porto, parceiro do blog, escritor do livro Paradoxo.
O livro dele que me motivou a escrever esse post.
Então vamos lá...

Tema: Paradoxo em viagens no tempo

O que é? Achei diversas definições, mas essas são as que mais gostei:
"Quando uma verdade absoluta é confrontada por outra verdade." 
"Duas definiçoes para um só fato"
Tipos de paradoxo em uma viagem no tempo:
(Retirei alguns que serão encontrados na fonte, por isso os números não tem uma sequência, fiz isso porque sem, já esta bem grande e esses são os mais interessantes.)

1) Paradoxo do Avô

Talvez o mais famoso paradoxo temporal. Às vezes chamado de Paradoxo da Avó. Acontece quando um viajante do tempo volta ao passado para matar o seu avô (ou avó) quando ele (ou ela) ainda é uma criança, evitando assim o seu próprio nascimento e, por conseguinte, sua própria viagem ao passado para matar o seu antepassado. De modo geral esse paradoxo ocorre em qualquer mudança da História causada por um viajante do tempo de modo a impedir o próprio viajante de voltar ao passado para causar a mudança. Pode ser considerado um caso especial do Paradoxo da Alteração da História.

3) Paradoxo do Deslocamento em Trânsito

Viajantes do tempo em trânsito levam consigo seu próprio tempo - o presente do modo exato que estava no momento de sua viagem -, e não podem ser afetados por alterações da História ocorridas depois de sua partida. Só sofrerão os efeitos dessas alterações quando voltarem à sua matriz temporal, agora modificada. Esse paradoxo é uma solução para o Paradoxo do Avô (ver item 1 do glossário).

5) Paradoxo da Duplicação

Acontece quando um viajante do tempo volta ao passado, encontra-se consigo mesmo, e faz alguma coisa que impede sua versão passada de viajar atrás no tempo tal como fez anteriormente, alterando assim sua própria História e criando uma duplicata permanente.

11) Paradoxo dos Loops de Objetos e Pessoas

Acontece quando um objeto ou pessoa são aprisionados em um loop temporal, como o relógio do filme ‘Em Algum Lugar do Passado’, ou quando a existência da pessoa no futuro depende de ações causadas por ela no passado, como no filme ‘O Exterminador do Futuro’.

12) Paradoxo dos Loops de Informação

Acontece quando uma informação é enviada do futuro para o passado de modo a se tornar a fonte inicial da mesma informação tal como existia no futuro.

17) Paradoxo Metabólico

Acontece quando um viajante do tempo perde sua integridade temporal quando transportado para o passado ou futuro devido ao seu metabolismo, que causa uma constante troca de seus átomos originais por átomos da nova matriz temporal.

19) Paradoxo da Fraude

Acontece quando alguma ação no passado, causada por um viajante do tempo vindo do futuro, afeta a linha do tempo, e depois a versão passada do mesmo viajante decide não realizar a citada ação quando alcança aquele mesmo momento do futuro.

21) Paradoxo do Continuum

Também chamado de Paradoxo do Universo em Bloco ou Paradoxo Fatalista, envolve o conceito de que tudo o que aconteceu ou acontecerá já está registrado no Continuum, até mesmo a própria viagem no tempo. Nesse caso, não só o passado não pode ser modificado como, por exemplo, um viajante do tempo que visitasse várias vezes um certo momento ao longo de sua vida, acharia lá todas as suas duplicatas desde a primeira visita. De acordo com esse paradoxo, o passado pode ser afetado, mas não modificado pelos viajantes do tempo  Este paradoxo afeta vários outros paradoxos e até mesmo o conceito de livre arbítrio.


 
(Uffa!!...)
 
Curiosidades:
 
Foi uma novela da Rede Globo que falava sobre viagens no tempo de uma forma meio estranha, mas falava...
 
Enredo (há spoiler): A história se passa nos anos 50, num país fictício com o nome da telenovela, supostamente localizado no Caribe e com economia fortemente baseada na exportação de produtos agrícolas como a banana. A língua oficial do país seria o Espanhol. O personagem principal, Esteban Maroto (interpretado por Marcos Pasquim, que tinha como característica o grande número de cenas feitas com o dorso nu, imagem que foi utilizada, por exemplo, na capa da trilha sonora da novela), é um homem que sofre de amnésia, e que se vê transformado em um herói contra a própria vontade, sendo envolvido inclusive na política do país. Ao longo da trama descobrimos que Esteban sofre de um distúrbio (mais tarde diagnosticado como esquizofrenia) que lhe provoca dupla personalidade. No final é revelado que quem dizia ser Esteban era na verdade Leon, filho dele com Rubi, vindo do futuro para impedir que a Fênix (uma arma de destruição em massa) matasse várias pessoas como na época dele. Suas "lembranças", na verdade, eram fruto da árdua pesquisa sobre seu pai Esteban, em conjunto com a desorientação severa causada pela viagem no tempo. Leon descobre que Esteban estava vivo, mas manco de uma perna devido a um acidente que sofreu ao cair de um avião.


Douglas Adams usa a vigem no tempo no livro dele o reutaurante no fim do Universo.

Sinopse (sem spoiler): O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível. O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.


Ainda não vi o filme, mas pela sinopse dá para imaginar quais paradoxos ocorreriam.

Sinopse: João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas? (RC)


São muitas coisas para falar, mas não quero cansá-los... Então encerro aqui o post... Reforçando o meu pedido... Leiam Paradoxo, uma ficção científica nacional que o fará se sentir em um filme!!!

Muitos beijos e um ótimo dia!



2 comentários:

  1. Ah eu quero conferir a sua resenha de Paradoxo pra saber sua opinião.
    Beijos

    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Não é necessário explicar o porquê do título de PARADOXO. Quando se fala de viagem no tempo, o primeiro conflito que surge é: qual o paradoxo que causaria? O mais interessante é que isso nos abre uma infinidade de possibilidades.

    Recentemente tivemos a descoberta do Bóson de Higgs, uma das premissas do livro (descrito como o Bóson de Prattes). Talvez essa seja a maior qualidade da ficção científica; A capacidade de imaginar um mundo onde a ciência cria oportunidades (ou ameaças) que obriga a humanidade a evoluir.

    Agradeço a Anna Gabby pela imensa força.

    P. S. Informação em primeira mão: a nova aventura de João e Beatriz está quase pronta e se chamará DÉJÀ VU. Em breve divulgarei a sinopse.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída