Slide

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Entrevista - Amanda Vieira


Boa noite meus "amadinhos"!! (momento novela das 7)
Hoje trouxe para vocês mais uma entrevista, na verdade uma entrevista que eu amei fazer. Porque o livro dela é muito bom, ela é de uma cidade bem próxima da minha e é uma pessoa super fofa! Sendo assim conheçam mais sobre a AMANDA VIEIRA:

L&V - Quem é Amanda Vieira?

Amanda Vieira - Eu sou uma garota comum, mais ou menos tímida, mais ou menos vegetariana, que saiu de uma cidade pequena para buscar os seus sonhos. Atualmente eu estou cursando o último período de enfermagem na Universidade Estadual de Montes Claros Sou uma pessoa emotiva, me alegro fácil, amo acordar tarde e choro de tanto rir de piadas que não têm graça, gosto de sorvete, chocolate branco, meu violão é rosa(risos) e não canto muito bem. Sou apaixonada por livros e música e escrever é o que faz minha alma sorrir. Já publiquei poemas e conto em antologias e sou a criadora de um lugar onde as borboletas nunca vão embora, o livro O Vale das Borboletas.

L&V - Como e quando começou a escrever?

AV - Eu sempre gostei muito de ler desde criança, sempre rabisquei alguma coisa em agendas, escrevia poemas, já brinquei de montar livros. Mas acredito que descobri essa paixão mesmo, foi quando enviei o meu primeiro poema para uma antologia e ele foi escolhido para ser publicado, a partir daí eu vi que não ficaria só nisso, publicava poemas e conto, mas sonhava mesmo em publicar um romance, então comecei a escrever, e essa paixão explodiu em mim e tomou conta da minha vida, eu não sabia que era tão bom, tão divertido, agora sinto falta quando fico muito tempo sem escrever.

L&V - O que te inspira?

AV - Acredito que seja o meu amor, tudo o que eu faço é de coração e por isso sai bom, mas às vezes uma única palavra me inspira, normalmente os títulos dos meus livros surgem antes da história, mesmo que eu possa vir a mudar, é a primeira coisa que entra em minha cabeça, também tenho muitos sonhos, vou dormir e acordo com uma história inteira em minha cabeça, ou sonho com partes do livro que estou escrevendo e que acabam entrando na história.

L&V - Como nasceu "O vale das borboletas"?

AV - À medida que eu lia diversos livros, eu percebi a enorme vontade de criar uma história que tivesse um pouco de tudo, romance, mistério, aventura, um livro que fosse para todos os gostos de leitura, que não precisasse ter nenhum ser do outro mundo para ser mágico. Eu sempre queria mexer nas histórias que eu lia, mudar o final, um capítulo, então percebi que na verdade eu queria mesmo era escrever uma história só minha, com os personagens que eu iria criar. A inspiração para o livro veio em seguida, de um lugar lindo que também tem o nome do livro, localizado em Minas Gerais.

L&V - "O vale das borboletas" é narrado em 1ª pessoa ora pela Isa, ora pelo Heitor. Foi dificil escrever o ponto de vista masculino da história?

AV - Acho que foi mais fácil, porque a história já estava concluída quando comecei a escrever o ponto de vista masculino. Na verdade escrevi todos os capítulos da Isa primeiro, e depois os revisei para encaixar a narrativa de Heitor, tanto que a história terá um sentido completo se o leitor ler apenas os capítulos que a Isa narra. Então, foi até mais leve, só precisei entrar na cabeça de Heitor e brincar um pouco.

L&V - A capa de "O vale das borboletas" é linda. Você ajudou a fazê-la, de alguma forma?

AV - A capa do livro foi um trabalho feito em conjunto, desenhada conforme alguns modelos e palpites que eu sugeri para a editora e concordo plenamente com você, o César Oliveira, que é o capista, fez um trabalho divino, totalmente de acordo com o que eu sonhava. Um trabalho incrível, de extremo bom gosto, ele conseguiu colocar na capa a essência do livro, tudo o que eu sonhava que ela fosse. Dá para sentir a brisa do vento ou o calor do sol ao olhar para a pintura, foi incrível como ele conseguiu captar o movimento, a vibração das cores, fiquei simplesmente apaixonada pela capa.

L&V - É de conhecimento geral a dificuldade que é publicar um livro. Você houviu muitos "nãos"? Se sim, pensou em desistir em algum deles?

AV - Bem, como eu sabia que essa era uma jornada bem difícil, pois eu já havia pesquisado bastante, enviei o original para a editora e ao mesmo tempo contratei um agente crítico para ler o meu trabalho e fazer um relatório com as falhas do meu livro, pois tinha certeza que seria rejeitado e como ninguém me explicaria o porquê, eu pelo menos teria como consertar as falhas e enviá-lo novamente sem perder o ânimo. Mas uma coisa surpreendente aconteceu: recebi a proposta de publicação antes mesmo do relatório chegar e isso me deixou mais do que feliz.

L&V - "O vale das borboletas" terá continuação?

AV - Por enquanto é um livro único, mas tudo depende da aceitação dos leitores, portanto essa é uma pergunta que será respondida por eles.

L&V - Tem outros projetos em mente?

AV - Muitos. No momento, estou escrevendo uma história linda, quem lê a sinopse até se emociona e diz que a obra parece ser melhor ainda que O Vale das Borboletas, o título a princípio é “A Cura”, é um livro único também, um tema diferente de tudo o que há, é uma história de amor, fé e esperança, nunca antes contada da forma que estou escrevendo, é para ter vontade de matar os protagonistas ou morrer com eles, é de partir o coração e reestruturá-lo outra vez. Aguardem porque o livro será uma grata surpresa para vocês.

L&V - O que poderia nos dizer da Editora Dracaena?

AV - É extremamente importante encontrar editoras assim, que apoiam os talentos nacionais, porque mesmo com toda a abertura que estamos vivenciando na literatura para novos autores, o mercado ainda é um pouco fechado para nós, por isso, começar em uma editora como a Dracaena fez toda a diferença para o meu trabalho, é muito notável todo o cuidado que ela tem com a nossa obra e o destaque e visibilidade que ganhamos perante os leitores.

L&V - O que você diria para aqueles que ainda vão ler o seu livro?

AV - Diria que eles vão se surpreender com a história cativante que terão em mãos. Com toda certeza vão gostar do livro, até agora todos que leram se apaixonaram e acredito que isso continuará acontecendo. Basta dar uma chance para o livro e sonhar um pouco o que sonhei. Obrigada pela entrevista. Um abraço a todos e não deixem de conhecer O Vale das Borboletas!!!!

 
Viram como ela é uma graça de pessoa?
Parabéns por seu livro ter sido publicado de primeira, ele é realmente muito bom. Vou aguardar seu próximo trabalho que pelo titulo e pelo que você falou vai ser ótimo.  
Um beijo a todos que lerem esta entrevista e a querida Amanda Vieira um MUITO OBRIGADA!
Para vocês que ainda não leram a resenha é só clicar aqui: O Vale Das Borboletas
Boa noite!!

2 comentários:

  1. Oi Anna, você que é um amor
    de pessoa!!! Adorei passar um tempinho com você através das sua entrevista.
    Obrigada pelo espaço aqui no seu blog.
    Muitos bjus *---*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista. Ficou muito boa!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída