Slide

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Editora: Martin Claret
Páginas: 304
Sinopse: Orgulho e preconceito (1813) é a envolvente história de Fitzwillian Darcy e Elizabeth Bennet (Lizzy), os quais, à primeira vista (aliás, First Impressions, “Primeiras Impressões”, foi o titulo originalmente dado por Jane Austen a esta obra), não têm uma boa opinião um do outro, mas, no desenvolvimento do enredo, acabam descobrindo que estavam totalmente enganados...


Palavras:
As primeiras impressões nem sempre devem ser fixas.

   Esta é a primeira obra que leio da Jane Austen, comecei a leitura com muita expectativa, pois conheço a fama da autora, fiquei muito contente por ela não me decepcionar. Esse é um romance adorável.
   Senhorita Bennet e senhor Darcy se odiavam. Eram irônicos um com o outro e extremamente rudes, mas com a máxima educação (me lembrou Brasília rsrs.). Foi engraçado vê-los trocando indiretas sarcásticas. Ponto que em minha opinião fez o Sr. Darcy se apaixonar cada vez mais pela Srta. Bennet. Ela por sua vez percebeu que ele podia mudar, para melhor.
   Se eu falar mais alguma coisa vai ser muito spam, então vamos a minha opinião sobre o livro. A narrativa em terceira pessoa é bem detalhista e mostra principalmente a visão de Elizabeth sobre os acontecimentos.
   Algumas partes deste livro me fizeram rir muito. A mãe de Lizzy, Sra. Bennet, e suas outras filhas, com exceção de Jane (a mais velha das 5 irmãs), são muito indiscretas, exageradas e com uma compostura pouco adequada a época, sendo elas assim protagonizavam a maioria das partes hilárias do livro.
   O único ponto que me desagradou foi a substituição do nome de algumas cidades e/ou localidades por asteriscos. Não sei se na primeira versão publicada pela autora se os nomes foram ou não mencionados. Indicado para aqueles que gostem de um romance.

Imagens:


   A capa é o quadro Mulher com pessegueiro (Ives Ganne), ele dá um ar clássico à diagramação e ilustra parte da beleza da Srta. Elizabeth Bennet.

   Os bosques são palco de várias cenas importantes durante a história. É em um deles que a doce Lizzy lê uma carta feita pelo Sr. Darcy onde o rapaz narra a verdade sobre ele próprio.

  


   A propriedade ao lado mostra um pouco da beleza da casa de Pemberley, da forma como a imaginei, faltando nela apenas o rio que a corta. Pemberley é onde mora o Sr. Darcy e sua irmã mais moça, Georgiana Darcy.






Trechos:

   “Depois de um silencio de vários minutos, ele veio até ela, nervoso, e disse:
   — Tentei lutar, mas em vão. Não consigo mais. Não posso reprimir meus sentimentos. Você tem de me permitir dizer com quanto ardor eu admiro e amo você.”
Orgulho e Preconceito, p.155


Este livro é:


Um comentário:

  1. Hum;Orgulho e Preconceito começando pela capa linda! pouco descrito ja desperta a imagimação.
    Vim agradecer sua visita e carinho,beijos
    Se tiver um tempinho e desejar conhecer um pouco mais...estou em:
    recantodasletras.com.br/autores/annaribeiro

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída